A CEMIG e o meu podcast
Por Christian Gurtner - 17.12.2008
Senhoras e senhores, elaboro mais um fator que unindo-se às minhas idéias expostas no Fator Quebra-Mola e no Lei Seca, começam a se tornar provas concretas da minha Teoria Máxima da Estupidez Brasileira.
Antes de mais nada, explico o título desse artigo: O podcast No58 não foi publicado ontem – e pelo visto não será publicado hoje - por causa da CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), assim como já aconteceu várias outras vezes.
Moro numa região montanhosa onde existem muitas árvores, e quando começa a chover (na maioria das vezes nem precisa ser uma tempestade) falta energia elétrica.
Qual é a dedução mais lógica para isso? Fácil: A culpa não é da CEMIG, e sim da chuva, do vento e das árvores.
Mas engana-se quem pensa assim. A culpa é exclusivamente da CEMIG. Desde que me dou por gente isso acontece e, o mais engraçado, é que morei por dois anos na Alemanha, um país onde tudo congela por meses debaixo de neve, tudo assa por meses debaixo de 30/40 graus e, acreditem: também chove, venta e tem árvores. E nesses dois anos que morei lá eu NUNCA, em nenhuma cidade, em nenhum minuto e por nenhum motivo eu vi a luz “cair”.
A CEMIG possui um bando de incompetentes (apesar dos muito competentes) no planejamento e nunca ouviram falar em manutenção preventiva e/ou são impedidos pela incompetência institucional. A única coisa que a empresa – controlada pelo governo, claro – sabe fazer é propaganda, cobrança e conserto (demorado).
Já os alemães, sabem que o custo de prevenção é infinitamente menor que o custo de reposição/conserto. Eles também sabem que quando um bairro fica 1h sem energia elétrica, a própria companhia deixa de ganhar um valor igual a alguns salários de seus funcionários e ainda tem que gastar mais em conserto.
Lá, no país onde as coisas funcionam, quase não vemos postes, a fiação, em boa parte, é subterrânea, e a manutenção e inspeção são constantes e EFICIENTES.
Já aqui, no país onde nada funciona, empresas do governo só servem para empregar idiotas, e promover a imagem do governo (não se preocupe, brasileiro não se importa de ficar um dia ou dois sem energia, já está acostumado e acha normal). E o que acontece com a CEMIG, também é o reflexo da forma como o Brasil é governado e habitado.
Derretam calotas polares, derretam.
-
Frederico Lohmann Jr
-
Bruno Gonçalves
-
http://webjoel.blogspot.com Joel
-
http://www.novebytes.com Julix
-
andsu
-
ailton
-
JB Paranhos
-
Gogliardo72
-
Gogliardo72
-
http://www.lendo.org André
-
http://patux.com.br Paulo Patux
-
Delmanto
-
http://uaigeek.blogspot.com Angelo Marcondes
-
soraya
-
Roberto
-
Samuel Varela
-
Vitor L.
-
http://blogdoolnei.zip.net Olnei
-
VAGNER
-
Leticia Tamara
-
Daniel
-
Deloris












