Assine o FEED do Escriba
www.escribacafe.com

Lei Seca - A prova da estupidez brasileira

Por Christian Gurtner em 19/08/08

Não aguento mais ouvir todos dizerem o quanto a lei seca é boa e o quanto ela já salvou de vidas. Todos elogiam, todos reverenciam (a não ser os donos de bares e casas noturnas), mas me parece que ninguém enxerga o quanto ela é absurdamente estúpida e como ela retrata nitidamente a fraca e irresponsável cultura governista brasileira.

Primeiro deixemos claro o quanto eu realmente aplaudo os resultados imediatos dessa lei (se é que as estatísticas são verdadeiras). Sou totalmente a favor de não deixar os bebuns dirigirem. Mas o meu protesto começa com uma simples pergunta: Foi a mudança na lei que diminuiu os acidentes ou foi simplesmente o enorme aumento da rigidez de fiscalização?

Brasileiro tem a cabeça muito comprimida. É somente um operário, uma força braçal do governo. E isso é, talvez, a herança da ditadura onde todos aceitam as decisões burras do governo sem nem sequer tentar entender. Essa herança é passada de geração para geração e muda muito lentamente - e assim o governo agradece.

Leis nós já temos, o que não temos é o cumprimento das mesmas. Podem criar uma lei apra condenar à morte um motorista bêbado, mas ninguém vai ter medo de morrer se souber que não existe fiscalização.

Se não existisse impunidade, criminoso seria raridade.

Mas eu gostaria agora de expor o maior problema que encontrei nessa lei seca: A falta de alternativas. Pois bem, no Brasil funciona assim: se um cachorro é atropelado na estrada, vai ficar ali apodrecento com seu cheiro insuportável até que desapareça. O máximo que o governo faz é jogar algumas pás de cal por cima para ajudar na decomposição; Se aparece um buraco na estrada, só vai ser consertado - e porcamente - quando chegar a época de eleição - ou pior e mais comum, quando alguém morrer por causa do buraco; Se um separador de vias rodoviárias (aquele murinho de concreto no meio das estradas) quebra depois de um acidente, a chance dele ser ser reerguido é quase nula, mas eu já vi pintarem os restos de um - eles pintam as ruínas. Ridículo.

A Lei Seca também é assim: uma porca cura de sintomas e não de causas. A causa não é o motorista dirigir bêbado, e sim o motorista ter que dirigir bêbado porque não tem nenhuma outra opção para sair e se divertir. Aliás, tem sim: ele pode pegar um ônibus (que, dependendo da hora, demora horas para passar) ser assaltado ou até queimado dentro desse ônibus, descer num ponto que fica a 10 quarteirões do local para onde quer ir, ser novamente assaltado no meio do caminho, sair do local de madrugada e fazer todo o processo novamente para voltar para casa (E só de pensar que já existe uma enorme massa de brasileiros que vive assim há décadas, é de dar enjôo).

Essa lei, esse cuidado do governo para economizar dinheiro com ambulâncias e pronto-socorros (acredite, o governo não está nem aí pra você, ele simplesmente calcula onde pode economizar, e se isso cruza com uma falsa impressão de heroísmo, vira lei na certa) isso nada mais é do que mais uma comprovação da minha teoria do Fator Quebra-Mola.

Onde está a malha ferroviária desse país gigante para tirar os mortais caminhões das estradas, os passageiros dos perigosíssimos ônibus e das absurdamente comuns estradas precárias? E assim continuamos caminhando (e tropeçando nos buracos)…



Esse post foi publicado na categoria "Leituras Diversas", em 19/08/08 às 18:08.
[Postar esse artigo no seu twitter] Postar no seu Twitter
Enviar por email Enviar por email
Escreva um comentário
26
comentários
  1. Douglas Almeida Silva disse:

    A lei seca é o “princípio ativo” das coisas.
    Se nada fosse feito, continuaria tudo a mesma coisa.
    E se melhorou, “Glória a Deus” , que venham mais melhoras.
    O Brasil não cresce apenas por falta de iniciativa.
    Um exemplo disso, foi quando fizeram o referendo sobre o desarmamento no Brasil, eu não consigo acreditar que as pessoas não queriam que isso acontecesse, resultado : o Brasil continuou a mesma “bosta”.
    O povo tem que parar com esse “medinho” conservadorista, e sair da empatia.
    Para que o Brasil mude, é necessario que o povo “meta a boca no trombone” e brigue pela mudanças de leis do pais, pois a mesmas, são absurdas e gritantes.
    Brasileiro é tão medilcre, que se quer sabe a função de um deputado-estadual, vota em quaquer um, e depois reclama : ” Esse país é uma bosta “… mas é claro, você fez a “bosta”.
    São necessárias mais campanhas de concientização do voto, esse foi o primeiro ano que vi o Governo Federal fazer campanhas disso, mesmo assim é necessário mais.
    Sem falar na lista negra…
    O que será de nosso país?

    Escrito em 19/08/2008 às 18:08
  2. Felipe Santos disse:

    conseqüências:

    ganham: o governo, os taxistas, os motorista sobrios e os traficantes.
    perdem: os bares, restaurante e casas noturnas, os bêbados, as oficinas mecânicas, a indústria de auto-peças, seguradoras e outros.

    se esqueci de algo completem.

    Escrito em 20/08/2008 às 00:08
  3. Dyego Tinoco disse:

    Eu adoro discursos “pixatórios”.

    Mas eles me aborrecem profundamente. Sempre que eu leio uma queixa referente à má administração da máquina administrativa, ou à desídia do Legislativo no descumprimento de suas atribuições com a presteza que as deveria realizar, enfim, sempre me bate um rancor, porque para mim sempre classificarei como especulação de leigo.

    O seu raciocínio faz sentido, é coerente, mas, ao meu ver, carece de dados palpáveis, apesar de soar por demais realista.

    Pixar governo e políticos, destacar descasos e casos isolados, regados de toda falta de informações pontuais, sempre foi tendência entre brasileiros, como você bem desenhou, braços fortes acéfalos.

    Eu só queria destacar essa impressão antes de expressar minha opinião acerca da lei, o que provavelmente já deve conhecer, já que ouve CcS e adoramos-ter-um-ouvinte-ilustre-como-você-babo-ovo-mesmo-ok!

    Assim como a polêmica cota para afrodescentendes nas vagas para o ensino superior e concursos publicos, numa primeira análise, a idéia de promulgação da Lei Seca gerou espanto na sociedade.

    Indagações muitas surgiram como “não poderei tomar minha pinga diária?”, “quer dizer que serei um criminoso se voltar para casa dirigindo depois de um happy hour?”.

    Todos conhecem o país onde vivem. Todos somos conscientes das condições éticas que pairam sobre os orgãos públicos. Ninguém tem dúvidas que a política brasileira é extremamente assistencialista, inclusive muitos³ são diretamente beneficiados por programas desta estirpe e cantam para os sete ventos que são abandonados pelo Poder Público.
    Enfim, sabemos que a postura do país é uma postura tapa-buracos, entrega-peixe e um-real.

    É claro que investimentos a médio e longo prazo devem ser feitos, e os são. Mas essas medidas emergenciais, embora muitas vezes excessivas, não têm como objetivo apenas a apuração de números e resultados favoráveis para garantir reeleição ou manutenção no poder. Devemos assumir a calamidade social que vive o país, e apoiar esse tipo de medida que, ainda que seja de efeito imediatista ou aparente, reconfigura a sociedade, dando condições de progresso hoje àqueles, que sem tais medidas, nunca as teriam.

    Assim, essa Lei Seca não passa de um grande susto. Uma medida útil que testa o duvidável respeito do povo perante a ordem jurídica. E esse “susto legal”, já que é humanamente inviável a detenção de cada motorista bêbado a dirigir neste exato minuto, está trazendo resultados favoráveis.

    Tais resultados perdurarão? Eu tenho dúvidas, considerando o caráter coercitivo extremo da medida, realçando a emergência.

    Por fim, por isto tudo, acho super válida a lei, no que peço sua licença para discordar que seja uma medida estúpida, embora concorde quando se refere à fraqueza da cultura governista do país.

    Escrito em 20/08/2008 às 02:08
  4. Kaio Augusto disse:

    Eu acho que o Christian Gurtner disse tudo na mais perfeita ordem, um dos pontos mais legais sobre o Brasil ele citou “Se não existisse impunidade, criminoso seria raridade.” e a respeito disso eu estou completamente de acordo, hoje criminoso fica na rua graças aos direitos humanos (órgão criado pelo governo para proteger os “messe citados”). A lei seca já existia a muito tempo, o pior que antigamente, antes dessa nova lei entrar podia tomar apenas uma latinha de cerveja, mais do que isso, ultrapassaria o “teor Alcoólico” permitido, mais como mais uma vez isso não se agravou.

    Em minha opinião acho que a “nova lei seca” esta pegando no pé, pois é inicio depois tudo vai se acalmar como sempre se acalma, e vai terminar tudo em pizza.

    Escrito em 20/08/2008 às 08:08
  5. du disse:

    Quanta bobagem. Voçês acham realmente que o interresse dos governantes é com a nossa segurança ? Se assim fosse airbag seria item obrigatório nos carros novos a muitos anos. Para quem ainda não sabe o valor das multas esta para aumentar em cerca de 64%. Então claro os defensores acham que como diz o governo trata-se de uma medida socio-educativa ?
    Acordem, atualmente é praticamente impossível dirigir um ano sem levar pelo menos uma multa, por mais cuidado que se tenha. Independente dos resulatados obtidos a verdadeira motivação foi sim eleitoreira e arrecadatoria e visou sim abastecer ainda mais o mercado de multas e propinas.

    Escrito em 20/08/2008 às 17:08
  6. Christian,
    Concordo plenamente com seu ponto de vista… essa nova lei em si não acrescenta ou muda coisa. Com a lei antiga, se ouvesse qualquer fiscalização como há agora teria a mesma validez e funcionaria tanto quanto ou melhor que essa.

    Há sim uma pobreza de pensamento dos legisladores por aí para achar que somente com uma proibição total como essa se resolve um problema. Nunca estudaram a História ou realmente se acham criativos demais para achar que inventaram isso? Proibições como essa existem para gerar um submundo… tanto na corrupção dos fiscalizadore quanto em diversas outras formas de burlar o bafômetro que surgem a cada hora e surgirão sempre.

    Sou seu fã cara, tenho acompanhado todos os podcasts e em breve postarei seu link em meu blog tbm. Se tiver um tempinho, passa por lá…. grande abraço!!!

    Portfolio: http://www.focadesign.com.br
    Blog: http://focadesign.blogspot.com

    Escrito em 20/08/2008 às 18:08
  7. Temos que ouvir mais essa.Não haveria necessidade de leis para os bebuns que dirigem, e sim uma fiscalização rigorosa,não somente fins de semana,onde o povão sai para baladas,mas todos os dias,noites,madrugadas.Tudo isso é passageiro,digo no sentido que apenas nesta época de eleição e que aparecem leis,fiscais,imprensa e muito estardalhaço.Creio que isso faz parte da corrupção que anda por aqui, e que sempre dá um jeitinho(monetário) pro bebum não ir preso.

    Escrito em 20/08/2008 às 20:08
  8. Felipe Maricato Moura disse:

    Essa é uma das primeiras vezes que eu não concordo com o que está escrito no escriba. Na real o problema do governo não está em fazer essa lei rigida e sim em deixar as coisas chegar ao ponto de necessitar de uma lei rigida que puni com o maior rigor possível.

    Só que no brasil não tem outro jeito é uma pais muito grandes com pessoas muito diferentes uns fazem sua parte e a grande maioria não está nem preocupada em fazer a sua. Sendo assim apenas um lei pé na porta pode resolver.

    A partir de hoje ninguém mais pode dirigir bêbado e ponto final. Por que isso é absurdo? Ninguem deve dirigir bêbado mesmo. Se isso vai economizar dinheiro para o governo que bom pois um dos maiores problemas do brasil é o inchaço dos gastos público.

    Eu sei que vão dizer então por que não economizam em outras coisas. Ai é outra questão se formos notar nenhum candidado que realmente pode ganhar a eleição fala sobre desinchar a maquina publica na eleição passada só o candidado BIVAR (acho que era esse o nome do cara tratava desta questão). Pois não é interessante para quem ganhar mexer nesta mina de ouro e por ai vai.

    Se fosse algo do tipo ninguém mais usa branco. Ai tudo bem vamos nos revoltar e achar absurdo caso contrario não.

    Escrito em 21/08/2008 às 10:08
  9. Aldo disse:

    Mais uma lei reacionária (putz achei que nunca mais usaria esta palavra) que nivela tudo e todos por baixo. Dentro em pouco muito dos politicamente corretos que aprovam a lei vão estar agindo na ilegalidade e dirigindo “bebados”. A violência tem causas muito mais profundas. O que a lei por mais rigida que seja faz na verdade é redireciona-la. Não precisavamos de mais repressão e sim de JUSTIÇA na aplicação daquela e de todas as leis já existentes.

    Escrito em 21/08/2008 às 15:08
  10. Samuel Varela - 30 anos - Crato-CE disse:

    Não consumo bebida alcoólica de nenhuma maneira.
    Não tenho um opinião boa o bastante para ser colocada aqui sobre esse assunto.
    Apenas dizer que aqui na minha cidade, onde quase não tem fiscalização, continua tudo do mesmo jeito, as pessoas bebem e saem com seus carros normalmente, principalmente a noite. Dificilmente um é pego.

    Escrito em 21/08/2008 às 17:08
  11. Clovis disse:

    Depois de Ler o texto e os comentários anteriores, vejo que existe muita preocupação em reclamar e pouca em tomar uma atitude.
    Como dito, assim como essa lei “pegou” por um rigor policial, outras deveriam já funcionar e a muito tempo, caso não fosse do descaso das próprias pessoas. O pensamento individualista é o que torna essa convivência no coletivo tão complicada. Se os brasileiros, a cada pronunciamento político, fossem as ruas bater panela e reivindicar por seus direitos, muita coisa seria diferente… O dia em que existirem movimentos sérios, me chamem pois vou querer fazer parte dele. Até lá, por mais que haja alguem gritando pelos seus direitos, este será abafado pela população alienada e indiferente ao bem comum.

    Escrito em 22/08/2008 às 13:08
  12. José Brasil Paranhos disse:

    “acredite, o governo não está nem aí pra você, ele simplesmente calcula onde pode economizar, e se isso cruza com uma falsa impressão de heroísmo, vira lei na certa”

    discordo dessa parte…

    o governo é incapaz de fazer um cálculo destes…

    se o governo fizesse estes cálculos, fechava todos os hospitais, postos de saúde, etc… e pagava plano de saúde privados para todos brasileiros…

    é só pegar o orçamento anual da saúde e dividir por todos os brasileiros, e você vai ver que ainda sobra dinheiro…

    outro exemplo: fechava todas as faculdades públicas e pagava PROUNI para os alunos…

    custo mensal de um aluno numa faculdade pública: R$1780,00 por mês, isso dá para pagar quase a mensalidade de 2 alunos numa faculdade classe A privada…

    Escrito em 22/08/2008 às 19:08
  13. Kaio Augusto disse:

    Outro comentário inteligente feito por José Brasil Paranhos, se o Brasil pegasse tudo que fosse publico e transformasse em privado, acho que viraríamos pais de 1° Mundo, pq o gasto anual de hospital e posto de saúde, é relativamente alto, muitas empresas que tem planos de saúde ganham descontos consideráveis para um “x” de pessoas, agora imagine você um plano de saúde de 100 milhões de pessoas em média, isso sim sairia muito mais barato, alem da qualidade de atendimento que seria bem melhor. Se tirassem as faculdades publicas economizaríamos nos gastos…. isso tem um nome “Má Administração”, é por isso que eles inventam leis “ridículas”….

    Escrito em 23/08/2008 às 13:08
  14. Mirian disse:

    Oi Christian, legal seu texto, concordo com o que vc disse sobre a impunidade. No entanto acho a lei muito legal sim! Contanto que menos inocentes e criancas morram atropelados por motoristas irresponsaveis, ta valendo!!! Sobre a maioria dos comentarios: Que povo que reclamaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Brasileiro reclama de tudo mesmo, se o governo faz lei, reclama; se nao faz, reclama tambem, tem jeito pra esse povo nao.
    Agora se eu pudesse fazer uma nova lei emergencial com “resultados imediatos”, eu criaria a Lei Pitbul e proibiria a criacao desses bichinhos em todo o Pais, obrigando os donos dos que ainda estivessem vivos a esterilizarem seus animais e acabando com os ataques diarios ou semanais que acompanhamos por todo o Brasil.

    Escrito em 25/08/2008 às 16:08
  15. TT disse:

    É necessário sim ja q os loucos por alcóol christian ,q talvez seja o seu caso,possam ser travados.

    Escrito em 26/08/2008 às 01:08
  16. Bruno disse:

    Não posso tomar uma taça de vinho no almoço e dirigir ? Tudo bem. Entretanto a imensa maioria das pessoas continuam se drogando diariamente e dirigindo. O código de trânsito proibibe não só o alcool como a utilização de qualquer outra droga psicoativa. Surgiro aplicar a lei em condições de igualdade para todos, vejam no link: http://www.destak.pt/artigos.php?art=13544. Portugal e França já o fazem pois ficou provado que as outras drogas tem igual impacto no número de acidentes. Os remédios para emagrecimento contem anfetaminas, os antidepressivos, os analgésicos, os calmantes, soníferos, todos podem e devem ser testados, alem é claro das drogas ilegais como maconha, extase, cocaina, heroina, crack e o que mais vier. Ai sim eu seria favorável. Espero realmente que isto ocorra, juntamente com a apreenção de veículos sem condição de uso já previstos a muito tempo pelo nosso código de trânsito. Os aparelhos já existem e são mais baratos que os bafômetros superfaturados que o governo comprou, além é claro de testarem também a presença de alcool. Será que os politicamente corretos que consideram todos que bebem em um mesmo balaio teriam a mesma postura ? Tomar um chopp com uma pizza não é ser um bêbado irresposável.

    Escrito em 26/08/2008 às 10:08
  17. OiYes disse:

    Na verdade antes também não podia beber e depois dirigir, claro… =D Mas com a rigidez na lei e na fiscalização a coisa melhorou, vale salientar também que com a diminuição nos acidentes isto levou a outra coisa boa, queda em torno de 20% no seguro de automóveis.

    Escrito em 03/09/2008 às 22:09
  18. anonimo disse:

    Quem pode dirigir ?
    Epiletico, esquizofrenico, viciados em drogas pesadas, ou seja todo tipo de remedio e droga pode mas se voçê tomar um chopp e for pego vai para cadeia. Impressionante.

    Escrito em 04/09/2008 às 16:09
  19. anonimo disse:

    http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2008/08/30/ult4469u30232.jhtm
    Agora sim quem tomar remedios como antidepressivos, ansioloticos, para alergia, anticonvulsionantes, para emagrecer(anfetaminas), e drogas pesadas e ilegais vão também ser testados. Já existe aparelho para medir isto. Agora a lei passara a ser aplicada justamente como exige o codigo de transito e não de forma sectaria perseguindo quem tomou um único chopp. Apos 60 dias a redução do numero de vitimas fatais foi de apenas 11,5%. Ao governo cabe a responsabilidade de ir atras dos outros 88,5% que certamente tem vinculo com estas drogas alem de pessimas condições de veiculos em circulação e estradas.

    Escrito em 04/09/2008 às 16:09
  20. Gallo disse:

    DIRIGIR EMBRIAGADO SEMPRE FOI PROIBIDO, FALTAVA FISCALIZAÇÃO MAIS RIGOROSA, SE FOSSE A LEI ANTERIOR E O MESMO RIGOR DE HOJE, TERIA O MESMO IMPACTO, E NÃO AGINDO COM A MAIOR COVARDIA, POIS FOI SÓ O GOVERNO DEIXAR DE ARRECADAR IMPOSTOS COMO A CPMF, QUE SE PENSOU EM INSTALAR NO BRASIL ESTE REGIME IDIOTA, QUE PARECE O COMUNISMO, AINDA VAI APARECER A IDÉIA DE TOMAREM SEU CARRO, MAS AFINAL DA ONDE IRIA APARECER DINHEIRO PARA PAGAR O AUMENTO DO MILITARISMO E PARA PAGAR SALARIO DOS NOVOS CARGOS INVENTADOS PELO GOVERNO. COLOCAR NA FICHA DE CIDADÃO COMUM, QUE NUNCA COMETEU UM DELITO, QUE ELE É CRIMINOSO É FACIL, DIFICIL É FISCALIZAR, CONTINUEM NOS COMPARAMDO A UM MARGINAL, CONTINUEM ARREGADANDO FUNDOS, PARA TAPAR ROMBO DEIXADO PELA CPMF E OBRIGADO PELO RESPEITO.

    ESTE É NOSSO brasil.

    Escrito em 05/09/2008 às 13:09
  21. She disse:

    pd até ter a questão do governo, mas isso tem dado resultado e temos q ser responsáveis com as outras pessoas sim,pq nao beber em casa ou pegar um taxi pra ir pra casa?

    Escrito em 05/09/2008 às 17:09
  22. Nildo Lima Santos disse:

    Lúcidas e necessárias as palavras do autor. Neste país é assim, vive-se de remendos. Remendos na Constituição da República Federativa do Brasil - e, a cada dia o Estado efetivo fica cada vez mais distante - remendos nas normas infra-constitucionais. Somente esquecem de remendar os seus próprios cérebros. Parece-nos que cérebro de autoridades políticas é dessprovido de neurônios. Sobe este mesmo tema já escreví um artigo em meu blog http://wwwnildoestadolivre.blogspot.com; com o título: “A BURRICE QUE REVOLTA”. Parabenizo o autor pelo artigo. Já não está só. Eu sou mais um descontente.

    Escrito em 24/09/2008 às 21:09
  23. Kaio Augusto disse:

    Cara a “burrice” é tanta que essa super lei já ta totalmente fora do controle novamente… Dados a ultima pesquisa revela que já houve um aumento significativo por bebidas alcoólicas… No fundo no fundo vai acabar tudo como eu já havia dito num dos comentários acima… Tudo acabará em pizza!!!

    Escrito em 25/09/2008 às 11:09
  24. Jair disse:

    Aqui ninguem ta saindo mais. Não tem como voltar, o transporte público não existe de madrugada e taxi é muito caro, bandeira 2. No entanto apos todo esse tempo de vigor da lei os acidentes fatais diminuirão em apenas 8% sendo que o número de acidentes no total aumentou. Ou seja só quem parou de beber foi quem já agia com responsabilidade antes dessa lei, os que faziam besteira não tão nem ai. Como sempre nos pagamos o pato por conta da incompetência do governo que sempre tira sem dar nada em troca.

    Escrito em 26/09/2008 às 16:09
  25. Carlos Alberto Ramalho disse:

    É óbvio que o aumento da fiscalização gera muita polêmica mesmo.
    Fico pensando nas pessoas que não respeitam o próximo, se é que existe próximo longe de centros urbanos.

    Escrito em 03/10/2008 às 23:10

RSS feed para os comentários desse post. | TrackBack URL

Escreva um comentário