Nova ortografia da língua portuguesa

Por Christian Gurtner

O novo acordo ortográfico vem a calhar para analfabetos como eu, que nunca usei o trema na vida para o português. Mas por outro lado gera confusão para nós, iletrados, que não sabendo usar direito as regras atuais, mudando então, confunde tudo.

Por isso, quem quiser saber o que vai mudar na ortografia, no Brasil e em Portugal, acesse: www.novaortografia.com

Sobre Christian Gurtner

Escritor, pesquisador, estuda sobre história e mistérios e é piloto comercial de aviões. Fundador e editor do Escriba Cafe.
  • Robson Rosa

    Em minha modesta opinião, umas das maiores características da lingua portuguesa, a riqueza, é também seu maior problema. O absurdo número de regras e principalmente de exceções faz com que o estudo do nosso idioma seja extremamente complexo, enfadonho e trabalhoso, o que com certeza desestimula qualquer um, a não ser aqueles que nada tem para fazer.
    Émuito comum ver os alunos de primeiro e segundo graus decorarem tais regras apenas para passar nos exames, mas depois de um ou dois meses ninguém se lembra mais de nada. Regras como acentuar ou não uma palavra dependendo de com qual letra termina, ou se é uma oxítona, paroxítona ou proparoxítona, ou se uma letra vem ou não antes de outra; coisas como análise sintática, etc, só servem na verdade para emburrecer as pessoas, uma vez que apenas aqueles que dispõem de muito tempo e boa vontade conseguem aprender definitivamente tudo. Eu gostaria de perguntar para que serve saber se uma oração é subordinada substantiva direta, ou se uma palavra é um objeto direto ou indireto, se não para complicar.
    Éóbvio que não se pode “esculachar” a gramática (não estou defendendo isso), como a grande maioria faz por aí, mas também não é correto tornar uma idioma tão complexo que desestimule a maioria absoluta das pessoas de aprendê-lo. De que adianta uma lingua “rica” se ninguém consegue escrever direito por falta de conhecimento??? Éclaro também que dói (será que tem acento??) na alma ler os absurdos como o “internetês”, onde geralmente se escreve como se fala, mas também se exigir que todos sejam um Pasquale Cipro Neto, quando não se dá condições para tanto, é um absurdo.
    Aliás, a função básica da lingua nada mais é que transmitir informação, seja pela via falada ou pela escrita, tenho certeza que se se abolisse 90% das regras (e consequentemente das exceções) gramaticais, os únicos que iriam sentir falta seriam os estudiosos e gramáticos, que provavelmente não têm nada melhor pra fazer que tentar complicar a vida dos outros.
    E tenho dito !!!

    • felipe maricato moura

      Concordo totalmente.

    • http://www.adomj.com Elson R. de Lima

      Em relação as complicações da gramatica, esta absolutamente certo!!!

      Pr.Elson

  • felipe maricato moura

    Parece que isso só vai servir aos interesses das grades editoras que teram mais tranquilidade em publicar seus titúlos entres os dois paises.

  • http://Mongagua/SP Maria Lucia B Silva

    Que falta do que fazer!!!Não que seja fanática por acentos…Mas eu já me atrapalhava muito com eles, mas se eles, foi ficar bem pior….abraços!!!

  • http://Mongagua/SP Maria Lucia B Silva

    Que falta do que fazer!!!Não que seja fanática por acentos…Mas eu já me atrapalhava muito com eles, agora então, vai ficar pior.Abraços

  • Samuel Varela – 30 anos – Crato-CE

    Quando penso que já sei muita coisa de português vem essas novas regras para eu ter que aprender mais coisa. E o pior é para quem usa o Microsoft Word, que, ou eles lançam uma arquivo de correção ou vamos ter que mudar todo o dicionário ao digitar.

  • http://www.oiyes.com.br/ OiYes

    Boooa indicação, não conhecia este site… sem dúvida será útil por aqui.

  • Gisele

    e nós .. professores de Ensino Fundamental… como ficamos ?
    O que posso ensinar e corrigir dos meus alunos de 1¬∫ á 4¬∫ série?
    teremos um cursinho sobre a NOVA LINGUA?

    é F. … com a licença da palavra .. PRA QUE ? ALGUEM ME DIZ … QUAL O OBJETIVO DESTAS IMPORTANTISSIMAS MUDANÇAS?

  • http://www.uol.com.br kaio

    que texto sem graca e esse mano

    • http://www.escribacafe.com stefaninhaaaaaa

      foi maior sem graça a gente ta aprendendo uma coisa depois tem que aprender outra coisa

  • http://www.escribacafe.com Jean Calbrant

    Outra Vez no Português ?

    Quando ouvi Maria Bethânia cantar o fado de Moraes Moreira, parcialmente transcrito abaixo, viajei na canção. Fiquei anestesiado e encantado com tantas palavras bonitas, mistificadas na voz da diva com sons prenhos de sal, terra, água, fogo, metal, ternura, amargura, paixão, saudade. Está no disco “Ciclo”, ano de 1983.

    “Sonhei que estava, um dia,
    em Portugal
    À toa
    num carnaval de Lisboa.

    Meu sonho voa além da poesia
    e encontra o Poeta em pessoa.
    A lua míngua
    E a língua lusitana
    acende a chama
    e a palavra luzia…”

    Tantas mudanças na ortografia da língua portuguesa e ainda deixando um monte de exceções, dúvidas. Acho isso uma estupidez. Expressão como a seguinte do conceituado lingüista brasileiro, Prof. Dr. Evanildo Bechara, deixa-nos à deriva, em grande perigo de naufrágio lingüístico: “Dizer que o acordo é perfeito, não é. Mas futuramente podem vir mais mudanças para corrigir um ou outro problema que a prática e o uso da língua identificarem “. Coitados dos professores de Português! Coitados dos alunos, de todos nós brasileiros e brasileiras!
    Com todo respeito, há muita gente que não tem o que fazer, tentando facilitar a escrita da língua, sonhando que a ONU decretará nosso idioma como um idioma internacional. Agora vem uma nova parafernália de regras ortográficas, muitas de caráter altamente subjetivo como, por exemplo, a do emprego do hífen, ridícula para inúmeras palavras. Por exemplo, microonda atualmente escrita como correta passa a ser escrita micro-onda, só porque o prefixo micro termina com “o” e onda começa com “o”…e outras perplexidades. Ou quem sabe sugerirão fundirem-se as duas vogais para a palavra tornar-se micronda? Não se pode escrever microorganismo e microrganismo? Tudo isso está sendo proposto ou decretado em prol da chamada Unificação Ortográfica da Língua Portuguesa.
    Por que os outros países lusófonos vêm adotando, há décadas, a ortografia de Portugal e nós, não? E é engraçado que o Brasil sempre age espertamente e adora contar vantagem em tudo. Ah, mas só pouco mais de 0,5% de nossos vocábulos sofrerá mudança ortográfica e, em Portugal, cerca de 1,6% ! Égente muito longe de nossa realidade cultural criando facilidades ortográficas aparentes e esquecendo-se de que o brasileiro precisa de mais leitura, muita leitura de livros de bons escritores, e que sejam mais acessíveis ao nosso bolso. Mais incentivo à leitura, Brasil! Mais livros para nossa gente sofrida, pois aqui o livro é elitizado, é ainda muito pouco divulgado, está muito aquém de nosso glorioso futebol.
    Énecessária já uma aprendizagem melhor e mais dinâmica de nosso idioma nas escolas, com mais parcerias da imprensa e da mídia. Está tão esquecido, menosprezado. Não importa o nome que lhe queiram dar: Português Brasileiro, Português Afro-Brasileiro, Português Afro-Tupiniquim, Portinglês Brazileiro, Português Luso-Brasileiro, Português Europeu, Português Globalizado ou simplesmente Português, valendo para todos os lusófonos vivendo neste planeta.
    Vamos relembrar um dos desastrosos crimes ortográficos cometido por uma plêiade de senhores e senhoras responsáveis pela normalização ortográfica de nosso idioma, na última ortografia de 1943, vigente até 1971. Eram leilões e leilões de palavras com acento circunflexo diferencial, com as justificativas mais estúpidas envolvendo verbetes no singular e/ ou no plural como, por exemplo, tôda, tôdas (pronome indefinido; toda, todas (nome de uma ave); podêres, para diferenciar de poderes ( plural de podere, uma túnica sacerdotal). Dá para a gente engolir tudo isso, sem engasgar , fazer careta? E é interessante que Portugal não entrou totalmente nessa síndrome de acentos diferenciais vigente até 1971. Só o Brasil a adotou indiscriminadamente.
    Agora, além de um montão de chulices na ortografia das palavras, vem um novo malabarismo do uso do hífen. Parcimônia no uso do hífen, minha gente! Como traço de união, muito cuidado no seu uso. Antes de excluírem os hífens de milhares de palavras, vou comer, às pressas, meu pé-de-moleque na ante-sala e beber tranqüilamente minha coca-cola. Esta já pode ser aportuguesada, e duvido que lhe tirem o hífen.
    Não entendo, por exemplo, porque marketing, palavra usada a todo instante no dia-a-dia, já inserida até em nome de disciplinas escolares oficiais, não foi ainda aportuguesada para márquetim. Deve ser porque perde o encanto da propaganda, o segredo de suas malícias e manipulações mercadológicas , o charme visual da escrita mantida em inglês ou talvez a falta de uma tradução coerente para ela. As pizzarias agora anunciam em letreiros luminosos: “Fazemos delivery”. Não sou nenhum xenófobo para contestar, mas isso demonstra, de certa forma, o descaso pelo nosso idioma riquíssimo de palavras próprias que traduzem bem nossa linguagem cotidiana.
    Ai Portugal de meus sonhos, quanta imbecilidade imiscuída na tua Língua, na nossa Língua! Com essa brincadeira lingüística, somam-se hoje milhões de livros, revistas, etc. que já passaram à condição de obsoletos ortograficamente. Não bastando isso, ao longo dessas últimas quase quatro décadas, novamente mais milhões e milhões de livros, documentos, matérias de imprensa e mídia, etc. terão o mesmo destino de seus antecessores com a nova ortografia supostamente mais fácil e até futurista. Será mais um lixão ortográfico nas bibliotecas, livrarias-sebo, noutros locais por esse mundão afora. Imaginemos uma reedição da Bíblia nas suas múltiplas versões em Português! Imaginemos o mesmo para grandes enciclopédias, todo o acervo literário de interesse às novas gerações! Agora estou questionando apenas o aspecto econômico dessa trama lingüística. Quanto custará tudo isso em reais, euros ou dólares? Já se tem pensado nisso? Quem pagará a conta? Eta vaivém de ortografias portuguesas! Será que vamos ficar mais cultos com essa reforma?
    Como brasileiro, sinto-me afrontado com essas mudanças ortográficas cheias de exceções e justificativas altamente subjetivas, embaladas em sonhos utópicos de um Português todo uniformizado, canonizado pela ONU como Língua Universal. Será um prejuízo intelectual e material incalculável.
    De 1911 até o presente, já estamos indo para a quinta ortografia do Português, e, pasmem, o acordo para esta última ainda não foi totalmente ratificado por Portugal e todos os demais países da Comunidade Lusófona depois de dezoito anos de ensaio. Continua polêmico, com inúmeras exceções não-convincentes, como se nas nossas escolas o ensino do Português estivesse incentivando a leitura de nossos irmãos lusófonos de além-mar, com suas ortografias originais (Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé, Príncipe, Timor- Leste, Portugal) que seguem a de Portugal.
    Há poucos dias, comprei numa livraria-sebo um livro do escritor Irving Wallace, O Prémio, uma primorosa tradução do Inglês (The Prize) para o Português por gente portuguesa, com certeza. Dias depois, numa livraria do centro de São Paulo, encontrei uma outra tradução do mesmo livro tendo na capa o título: O Prêmio. Folheei-a rapidamente e percebi logo que se tratava de uma nova tradução feita por brasileiros. Não era a dos tradutores portugueses que possuo ajustada à nossa ortografia atual. Acredito que a segunda tradução deve ser muito boa, pois temos também tradutores excelentes em nosso país. Não a comprei, pois não vejo nenhum impasse na ortografia genuinamente portuguesa confrontada com a nossa. E a acentuação diferente de ambos os títulos? Sem importância, penso eu.
    Nosso Brasil tem de tomar mais vergonha na cara, parar com tanta demagogia pseudo-intelectual de ficar reinventando ortografias e fazendo vista grossa para um ensino e uma aprendizagem decadentes do Português. Vamos ver a reacção de portugueses a ler o tal acordo numa bicha à espera do ónibus, loucos por chegarem a suas casas e assistirem à estreia de nossa nova futura novela da Globo, O Mandachuva.
    No início dos anos 60, o Latim foi abolido das nossas escolas de ensino fundamental e médio, o Francês começou a ser descartado , Música e Canto Orfeônico… adeus . Para que serviam tais disciplinas? Para quê? Que pena! Foi uma perda cultural inestimável. Ficou tudo bem, e cadê os protestos?
    Quero deixar bem claro que não sou contra inovações na Língua ou a favor de um conservadorismo petrificado. Estou ciente de que ela não deve ser uma comunicação presa a um monte de regras rígidas gramaticais e ortográficas, tampouco algo estagnado. Aliás, a Língua não é propriedade de uma minoria ou casta privilegiada; a Língua é do povo, que merece muito respeito. Temos de viver ajustados ao mundo contemporâneo, globalizado, robotizado, informatizado, porém preservar mais o maior patrimônio cultural de uma nação: a Língua. Esta não deve ceder a interesses escusos e famigerados pelo consumismo de tudo, pela sede do poder de tecnocracias.
    Será que a tal nova ortografia do Português lhe será benéfica, em nível de torná-lo um idioma internacional como o Espanhol já o é? Quais os verdadeiros interesses atrás dessas mudanças? Imagine os Estados Unidos e a Inglaterra tomando atitudes similares em sua Língua anglo-saxônica. Como seria a reação de seus cidadãos? Passiva como a nossa?
    Acho que a edição de um grande dicionário e um vocabulário ortográfico da Língua Portuguesa confiáveis, com os verbetes do Português escritos no Brasil em paralelo com os equivalentes escritos em Portugal – caso haja divergências ortográficas entre si -, a coragem de consultar boas gramáticas, muita leitura no vernáculo, tudo isso já poderá trazer mais benefícios culturais ao nosso povo do que toda essa reinvenção ortográfica que estão querendo impor aos povos lusófonos. Daqui a pouco, vão propor mais facilidades/dificuldades da ortografia do Português, abolindo-lhe, por exemplo, o ç e substituindo-o por s ou ss; s ou x entre vogais soando como z nas palavras passará simplesmente a z; acentos diacríticos e outros serão eliminados totalmente; abolir-se-á o h iniciando qualquer palavra; j com som de g, para quê? Ch não chia como x? Substituamo-lo então por x numa escrita globalizada… e outras mais . Se entrarem tais novas regras em vigor, que bom será algum poeta desabafar seu inconformismo, sem medo da etimologia , da tradição, da métrica, das rimas perfeitas nuns versos assim amargos e irônicos :

    “Hão de rolar cabessas de assassinos
    deste idioma que Camões cantou
    em versos épicos , la no seu ezilio…
    Oge ele e escrito sem qualquer pudor.

    Por que mudar desmezuradamente
    a ortografia de incolumes vocabulos
    que mal não fazem aqui nem la na Xina,
    tampouco em Mossambique e Portugal?

    Quem sabe essas mudansas vão levar
    a nossa Lingua ao sonho idealizado
    de ser como o Ingles ou o Espanhol:
    um idioma internacionalizadol”.

    Desculpem-me algum erro histórico, relacionado a reformas ortográficas, que, porventura, tenha cometido. Para relaxar um pouco, já se pode até repetir literalmente o que a personagem revivida de D. Gislaine diria no Zorra Total , um dos programas humorísticos da TV Globo apresentado nas noites de sábado: “Etimologia e tradição em ortografia de palavras, meu filho, para quê?… Mas isso não te pertence mais”.

    Jean Calbrant (um amante da língua portuguesa)

    São Paulo, 28-9-2008.

    • suely

      Concordo com voce em numero e grau. Deveriamos ter uma nomenclatura propria pois nossa linda Lingua Brasileira é mistura de tres idomas. Nós não somos brasileiros de portugal, entao por que nossa lingua tem que ser portugues de portugal? Quem está amando essa mudança na ortografia são os editores. Livro no Brasil é caro!!!!!

  • Marina-10 anos

    EU SEI Q Ñ SOU A ÚNICA Q PENSA ISSO MAIS Q ÉFALTA DE IDÉIA E DE Ñ TER OQ FAZER É! PRA Q MUDAR NOSSA ORTOGRAFIA? ISSO ÉUM ABSURDO! E O PIOR Q TUDO FICOU RIDÍCULO! E OS ACENTOS Q SÃO PARA DIFERENCIAR AS PALAVRAS? POR EX.:PARA-PÁRA/PELO-PÊLO
    E O ÍFEN? tisssss…NADA A VER! JÁ EXISTIAM PALAVRAS COMPLICADAS E AGORA EU PRA ESCOLA E VOU ESTAR ACHANDO Q O PROFESSOR ESTÁ TENTANDO BAGUNÇAR A MINHA CABEÇA!

  • MARINA-10 ANOS

    É….FHKDFGKDJHFGCCFBDSGYBVGBKDGVDIFGU
    ÉMUITA CONFUSÃO PRA MINHA CABEÇA! E EU AINDA VOU PARA A 5¬™ SÉRIE! Q SACO MEU!…HGFVJDX

  • http://hotmail.com terezinha

    Acho um absurdo estas mudanças.Écomo o caso do 5¬∫ ano primário: tiraram e depois viram que ele fazia falta e voltaram atrás.
    Se os alunos já não sabem nada com a ortografia, agora, antiga, vão saber muito menos com esta.
    Eu sou, completamente, contrária à mudança.
    Enfim, temos que engolir: eles mandam…..

  • maria fernanda

    Não gostei dessas mudanças
    eu estou na quinta serie
    e terei que aprender essas
    palavras de novo.

  • http://nãotenho Jeová

    Acho que essa mudança na ortografia tem muito dinheiro envolvido, vejamos quem pensou que ia ser fácil enganou-se, quantos livros, programas de computadores milhões, terão que ser mudados, além de outras e etc….

  • http://nãotenho Jeová

    De quem foi essa idéia ou melhor ideia, de fazer mudança na ortografia, em prol de que? talvez seja a vontade de alguns prevalecendo, pois não tinham o que fazer então resolveram se comparar com Santos Dumont, invencionismo da Lingua Portuguesa, ou melhor Capitalismo seria a palavra,sabemos que vai gerar um lucro incalculavel…que maravilha, tem gente rindo atoa…com tanto dinheiro em jogo..nem precisa jogar na Mega-sena ou seria Megasena…Vamos abrir o olho meu povo…

  • Bruna Koch

    BOM DIA!!
    meus amigos leitores!!
    eu achei bom!como na globo foi dito:
    para nós dessa gereção não tiraremos nenhum proveito ,más para nossos filhos, netos, ou até nossos irmãzinhos pequenininho. será ótimo.
    Pois eles vão se adapitar bem mais rápido, fácil á linguá portuguesa
    devemos aceitar essa mudança por nós e principalmente por eles!!!

    FICO POR AQUI: BRUNA DE CARVALHO KOCH
    bruna_morena18@yahoo.com.br

  • Marcia celeste

    Mudanças sempre são necessárias para o enriquecimento cultural, mas precisamos nos adequar para não tumultuar a cabeça daqueles que já não conseguem entender nem o básico.Acredito que se tivessem extinguirdo totamento a acentuação, ou se pelo menos não existisse mais o hifen não teríamos tantas dúvidas e erros, puxa, já errei, escrevi hífen sem acento, confundi.

  • Bertolucio Rissato Teixeira

    Achei muito bom as mudanças ortográficas na lingua portuguesa, afinal a nossa lingua não é morta. Porém seria muito melhor se outras coisas mudassem também como por exemplo: as atitutudes de alguns políticos, o povo na hora de votar tivesse mais conciência, as diferenças sociais, quem sabe isso acontece.

  • Priscila Fasterra

    Bom, sou totalmente contra.

    Ainda mais por tirarem acentuações essenciais à pronunciação correta da nossa lingüagem.
    Agora, que deve acha ótimo, dá pra entender bem o por quê, pois nem aqui consegue escrever corretamente… rs

    Sinto muito. Mas somos a maior população que ainda fala protuguês e mudá-lo por interesse de países menores, não me agrada nada e ainda prejudica a fala.

  • JANAYNA B. B. SILVEIRA

    EU ACHO QUE ÉPOR ESTA FALTA DE INTERESSE EM APRENDER QUE O BRASIL NAO VAI PRA FRENTE,TEMOS QUE EXPERIMENTAR O NOVO E BUSCAR O QUE FOR MELHOR PARA FACILITAR AS NOSSAS VIDAS.SÓ QUE PRA ISSO ÉPRECISO UM POUCO DE ESFORÇO E DETERMINAÇAO.

  • Jack

    OK, THE BOOK ON DE TABLE,acho que seria mais facíl mudar para o inglês….

  • waldemir f. de souza

    falta do que fazer sendo que: existe coisas muito mais interessante pra fazer do isto. esse é o país de que tanto falam bem apesar que,o país nada tem à ver,porém proponho portanto que os governantes,são eles os principais causadores de tudo isso.

  • http://www.website.com isis

    essa google é uma porcaria ñ acho nd q quero!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Daniela

    Bom não gostei muito dessa nova mudança ,foi bem radical,como estou no ensino médio estudo muito a gramática , e já sei bastante das antigas regras e por isso vou ter um pouco de dificuldade para reaprender as novas regras.

  • CARLOS MATOS

    Na verdade a nova ortogáfia visa a unificação da língua portugêsa nos poucos paises que falam a msma. Mas, no caso especifico do Brasil só vai fazer nova confusão, já que não sabemos falar nem escrver corretamente do jeito que está, daqui para a frente só vai piorar, mil anos luz não será o suficinte para uma mudança de postura, pois: A ESCOLA PÚBLICA E ALGUMAS PARTICULAR SÃO UMA PORCARIA – A MÍDIA VEZ POR OUTRA DÁ ÁS SUAS PEDRADAS – ÁS NOVELAS E ALGUNS PROGRAMAS DE TELEVISÃO TEM HORAS QUE CHEGA AO LIMIAR DO ABSURDO E ASSIM SUCESSIVAMENTE, ALÉM DAS MIL E UMAS REGRAS GRAMATICAIS QUE ATÉHOJE NEM O DIABO MAIS VELHO DO INFERNO APRENDEU EM SUA TOTALIDADE.
    MAS, ÉO BRASIL NOSSO DE CADA DIA!!.

    Carlos Matos

  • http://www.sherowood.com thayane

    e os alunos vao ter muitas dificuldades mesmo
    nas escola principalmente os alunos q vao fazer prova para vestibula vao corta um dobrado com a nova regra da ortografia
    bjs:

  • http://nãopossui João Rochael

    Não havia necessidade de nova ortografia da língua portuguesa.Isto, além de confundir e embaraçar os que já iniciaram os estudos nessa matéria, elevará os custos na aprendizagem com aquisição de novos livros atualizados. Também acarretará prejuízos às editoras e livrarias, nos estoques atuais.

  • Jana

    não é nada de desesperadoR !!

  • denise

    ridiculo, só vai bagunçar a nossa kbeça, q coisa!!!

  • http://bfjuj hfiu3r

    cu não tem mais acento porque
    agora não da pra pronunciar mais certo

  • http://rufyoichf jfryvthvuyr

    eu queria saber pq a palavra
    ceu nao tem mais acentooooo

  • Liziane Pereira da Silva

    Olá, boa tarde!!!
    A nova ortografia atualmente está sendo um sucesso,muitas pessoas ainda não aceitam esta mudança,eu também compreendo esta situação, sei que não é fácil, mas acreditem que em nossas vidas sempre tem que haver mudanças para que possamos
    acreditar em nossa capacidade.
    Com um pouco mais de estudo e dedicação chegaremos lá, basta confiar em nós mesmos.As dificuldades estão na falta de compromisso nosso com os nossos estudos,e com a melhoria do nosso ensino aprendizagem.

  • Helenilson Pereira da Silva

    Se Portugal ainda não adotou por que o Brasil teve tanta presa? Bom, já que a ABL vai lançar o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa que resolva os problemas pendentes em relação às palavras grafadas com hifen porque os dicionaristas não entraram em acordo. O próprio Dicionário Escolar da Academia Brasileira de Letras aumentou mais a dúvida em relação a algumas construções de palavras que antes levavam hifen.
    Se já foi sancionado o Acordo Ortográfico que haja clareza.

  • http://digfyhegho57 rayana

    achei a nova ortografia muito chato por que estava bom aquela mesma

  • Lidia Gisele

    Bom, na minha opnião, eles nao deviam ter mudado nada na ortografia. Eu estou no 9¬∫ ano e isso ja se tornou uma confusão, agora eles querem mudar ou melhor eu acho que eles ja mudaram né? A ortografia. Como eu posso mudar uma coisa que eu ja aprendi, eu vou entrar ano que vem no colegial e não tem como eu decorar tudo pq eu ja decorei o que eu aprendi anos atrás, e vou me sentir uma burra não colocando os acentos certos.

    Pow meu cai na real!

  • http://janayna jana gata

    foi pessimo porque eles nao fou pra deixar pra outra hora

  • sergio

    Tenho 12 anos e a confusão já está feita. Para entrar neste saite tive que fazer uma pergunta, e aí veio o ignorante que falar céu sem acento dói: Por isso agente pergunta.Seja um pouco mais educado nas suas colocações.

  • Mauro Estênio Matos

    Tenho 56 anos e noto que até hoje pessoas com mais idade ainda não se adptaraam à reforma de 1971. Ainda escrevem certas palavras com acento, po exemplo: Éle, estrêla, sómente, etc.Imaginem só. Quando será que haverá uma adaptação a essas reformas, uma vez que, além de atrapalhar, o brasileiro detesta a língua que fala, detesta escrever, pior ainda, detesta ler? Somos país de analfabetos passando por reformas periódicas.

  • Bruno Cesar

    caraca,eu nao sabia que o português ta ficadando mais complicado, e muito mais regras

  • Gabriella Freire

    Eu já odiava a matéria de portugês, tava começando a gostar por causa do meu professor, mas agora com a nova ortografia vou odiar novamente, principalmente por que meu professor vai sair da escola na 2¬™ Unidade do 1¬∫ Semestre…

    Beijuxxx…

  • Helenilson Pereira da Silva

    Pelo visto o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP)irá facilitar a compreensão dos professores e estudantes. Venho acompanhando as notícias e, com o lançamento do VOLP ontem na Academia Brasileira de Letras teremos finalmente livros atualizados e os professors deverão passar por um preparo.
    Como temos duas grafias atém 31 de dezembro de 2012 não precisamos nos preocupar tanto. Logo teremos conhecimento o bastante para deixar a antiga ortografia.

  • geovana

    Antes já era dificil,agora então.na minha opinião o portugues é a lingua mais dificil,há muitas regras ,acabamos nos confundindo de mais.Há,desculpas se errei alguma coisa neste comentário!

  • Eunice Grando

    Li os comentários e detectei vários erros.Penso que as pessoas devem levar mais a sério a mudança da ortografia,benéfica para alguns e inaceitável para outros.
    Concordo que está gerando dificuldades e confusão, mas o que fazer? Reclamar vai surtir efeito? Acredito que o melhor, no momento, é tentarmos nos adaptar, rever conceitos e reestudá-los.Estou pesquisando e, aos poucos,incorporando as novas regras. É difícil e complicado, mas não impossível.
    Sou contra essa mudança que vai gerar grande ônus ao país e também um exaustivo trabalho para professores, escritores, publicitários,etc.Há um grande número de pessoas que detestam a disciplina de Língua Portuguesa por achá-la complicada e agora?

  • Raquel

    Não gostei dessa mudança não o portugues ficou mais confuso depois dessa !!!

  • Hingrid

    eu nao gostei por que difigultou a materia portuguesas para os alunos ou aluna por que ja tinha apredido de um jeito agora de ficou muito difisio eu seu por que sou aluna

  • schellen

    acho q não precisava mudar a ortografia pois nós estudantes do ensino médio estamos tendo q mudar toda a nossa aprendizagem , tudo que aprendemos durante 8 anos ou mais temos que estar reaprendendo…
    Parecemos crianças de pré entrando para a escola…
    Isto é o cumulo!!!!!!!!!!

  • Emannuella

    eu achei d+ a nova ortografia eu ja estou estudando é uma beleza

  • daniel

    concordo também

  • Bertolucio Rissato Teixeira

    Ólha só se até o Presidente da ABL,está reclamando, que não vai lembrar quando escrever a palavra vagalume sem ífen, imagine os mortais como nós. Esse pessoal está de brincadeira, quero ver aquéla editora que fez os livros de geografia com dois Paraguais, quantos erros cometerão com a nóva reforma ortográfica.

  • debora

    concordo

  • Sharon

    Na minha opinião só fazem isso para complicar nossas vidas,e concordo com o que “SCHELLEN” disse pois o que nos ensinaram 50% ñ serviu, serviu sim so até o ano passado ,mas so que esse ano teremos que aprender tudo de novo.

  • Sharon

    Quem mais vai sofrer com essa nova ortografia é portugal, pois lá é o berço da língua portuguesa.

  • brian

    Bem vamos dizer que a nova ortografia vem querendo mudar há 19 anos e pelo o que os professores dizem,para um aluno(a) se adaptar com essa nova ortografia demoria entre 2 anos
    entao para os encomodados que se mudem para outro lugar que nao tenha a nova ortografia…
    Pergunta
    O que será que vai acontecer com os alunos que estavam aprendendo o portugues atual ??
    (a)vão parar e aprender a nova ortografia
    (b)vão ter que aprender os dois modos
    (c)não vão aprender a nova ortografia
    ATENÇÃO- responda e veja o que seu filho ou sua filha irá responder , qual e o melhor para eles.
    ass: Brian
    idade:12 anos

  • alameda slim

    porra se mudar a ortografia já eh uma perda de tempo escrever comentarios nesse cite eh ainda mais

  • AMANDA

    QUE NADA AJENTE NEM SABE DIREITO O NOSSO
    PROPIO PORTUGUES AGORA JA VAI MUDAR
    ISTO E UMA MERDA PORISSO QUE A LINGUA POORTUGUESA
    E A MAISS DIFICIL DO QUE AS DEMAIS LINGUAS
    COISA DE MALUCO

  • http://dalcilenenogueira@yahoo.com.br dalcilene nogueira clemente bezerra

    eu achei da ortografia boa pela parte e pela outra eu nao gostei porque compridos muita coisa … bjsssssssss

  • PATRICIA

    EU ACHEI ESSA REGRA MUITO BOBA,POIS TEREMOS QUE ESQUECER TUDO AQUILO QUE APREDEMOS SEI QUE SÓ BOA PARTE DELA, MAS CONFUNDE BASTANTE UM JOVEM, POIS ESSA REGRA SÓ FAZ CONFUDIR E POR PIOR QUE SEJA EM 2012 APARTIR DAI, SERÁ OBRIGATORIALMENTE PRECISA, SEI QUE PODEREMOS APRENDE-LAS RAPIDAMENTE MAIS E AS QUESTOES DOS LIVROS DIDÁTICOS?! COMO FICARAM, SOU ABISOLUTAMENTE CONTRA..! MAIS O QUE TEMOS QUE FAZER ÉAPRENDER E SEGUIR EM FRENTE, JÁ QUE NAO AH OUTRO MEIO DE SOLUÇÃO! BJUS E ABRAÇOS!

  • tonynho

    Nossa!! Essa mudança acabou comigo. Tanto que já estudei ortografía e no final de tudo isso, parece que nao estudei nada!
    Tenho que começar quase tudo do zero!!!

  • Débora

    as letras:K,W e Y tinham saido do alfabeto mais agora voltou para o alfabeto

  • Myllena

    Com o acordo, o alfabeto passa a ter 26 letras, com a inclusão de “k”, “y” e “w”. A utilização dessas letras permanece restrita a palavras de origem estrangeira e seus derivados, como “kafka” e “kafkiano”.
    Hífen
    As regras de utilização do hífen também ganharam nova sistematização. O objetivo das mudanças é simplificar a utilização do sinal gráfico, cujas regras estão entre as mais complexas da norma ortográfica.
    O sinal será abolido em palavras compostas em que o prefixo termina em vogal e o segundo elemento também começa com outra vogal, como em aeroespacial (aero + espacial) e extraescolar (extra + escolar).
    Já quando o primeiro elemento finalizar com uma vogal igual à do segundo elemento, o hífen deverá ser utilizado, como nas palavras “micro-ondas” e “anti-inflamatório”.
    Essa regra acaba modificando a grafia dessas palavras no Brasil, onde essas palavras eram escritas unidas, pois a regra de utilização do hífen era determinada pelo prefixo.
    A partir da reforma, nos casos em que a primeira palavra terminar em vogal e a segunda começar por “r” ou “s”, essas letras deverão ser duplicadas, como na conjunção “anti” + “semita”: “antissemita”.
    A exceção é quando o primeiro elemento terminar em “r” e o segundo elemento começar com a mesma letra. Nesse caso, a palavra deverá ser grafada com hífen, como em “hiper-requintado” e “inter-racial”.
    O fim do trema está decretado desde dezembro do ano passado. Os dois pontos que ficam em cima da letra u sobrevivem no corredor da morte à espera de seus algozes. Enquanto isso, continuam fazendo dos desatentos suas vítimas, que se esquecem de colocá-los em palavras como freqüente e lingüiça e, assim, perdem pontos em provas e concursos.

  • Mário Lúcio Caldeira de Faria

    Sinceramente eu nunca usei hífem na vida e esse ponto para mim não muda em nada. Agora quanto aos acentos eu vou me assentar e pensar no que vou fazer. O que muda afinal? Palavras paroxitonas é que perdem o acento? Estou meio perdido nessa tolice que rotineiramente se faz com a flor do lácio ingênua e bela.

  • Ana Nery

    Preciso da nova regra ortografica para colocar em meu computador, seria possivel enviar para mim.

  • laryssa

    “achei que isso pode ajudar os jovens nas atividades e redações por que como professora de lingua portuguesa meus alunos devem obedecer as ordens para que saibam o que usar na frente.”

  • João Rochael

    Não havia necessidade de tantas alterações na ortografia poirtuguesa, por exemplo: por que tirar o trema? Jamais teria de ser abolido, por uma simples razão: servia para afirmar que o “u” depois de “g” e “q” teria que ser pronunciado. E agora as palavras como “frequência”, “aguentar”, “saguí” e muitas outras vão gerar dúvidas ao estudante, quanto à pronúncia.

  • http://cidaescritora.blogspot.com Maria Aparecida de Oliveira

    Postado por Professora Cida Oliveira às 10:28 0 comentários
    2¬™ PARTE DO TEXTO>’MINHA LÍNGUA …resolveu mudar… de Maria Aparecida de Oliveira-Curitiba Pr.

    2¬™ PARTE DO TEXTO->”Minha Língua Resolveu Mudar” vou ter que me
    adaptar”…

    Batatinha quando nasce…
    se esparrama pelo chão…
    na palavra “anti-inflamatório,
    o “hífen” separa os dois”i”, então…
    “i” que finaliza a palavra “anti”
    e, o outro “i”, que inicia, ‘inflamatório”
    “se vogal” termina prefíxo, e inicia a 2¬™…
    o hífen, no meio das duas se alinha…
    Em “contra-atacar”e “contra-almirante”
    olhe só a vogal “a” no final do prefíxo…
    ela, tá iniciando, a 2¬∫ elemento, da palavra…
    e, na Mudança Ortográfica leva o “hífen “!
    Você tem um micro-ondas?
    ( o tracinho, está lá…)
    bem no meinho do micro-ondas,
    porque os dois “o”s, estão lá…
    outros exemplos a estes seguem…
    “micro-ônibus” , “semi-interno”
    “etc”…”etc”…”etc”…”etc”…
    vogais iguais nelas o hífen, há…
    vogais diferentes, o hífen tá ausente!
    PREFÍXO,que termina com consoante,
    e que inicia o segundo elemento…
    (o hífen, leva, nesse caso, observemos…
    “super-racista” e “super-romântico”…
    ATENÇÃO! ATENÇÃOZINHA
    para o que vou agora dizer:
    “nos demais casos o hífen, não se usa”
    é importante e muito bom conhecer!
    Veja só que interessante…
    na palavra “supermercado”,
    “r” de super, e “m” de mercado diferem…
    é por isso, fica muito mais fácil
    pra não se usar o tal do hífen,
    onde há desigualdade…
    o hífen, foge e não existe,
    e a palavra é escrita “inteirinha”…
    sem tracinho ó minha gente!
    ATENÇÃO! ATENÇÃO! E ATENÇÃO!
    se o prefíxo é “SUB”
    O HÍFEN VAMOS USAR,
    se o “r” o segundo elemento, iniciar!
    acontece em :”sub-raça”
    e, também “sub-região
    e em todas do mesmo caso…
    “etc”…”etc”…”etc”…então…
    ATENÇÃO Ó MEUS AMIGOS !
    ( se o prefíxo for:”PAN” OU “CIRCUM
    e,o 2¬∫ elemento, começar por:”n” ou “vogal”
    como:pan-americano e circum-navegação.
    parabéns, o tal de “hífen”, usamos…)
    Ciranda, cirandinha…
    consoante no final…
    do prefíxo, ATENÇÃO,
    se o 2¬∫elemento, começar com vogal!
    nesse caso meu amigo,
    foge o hífen, sim senhor,
    não se usa o tracinho,
    olhe e veja com seus olhos:
    “hiper” com “r” termina…
    e, “ativo”, com vogal começa…
    é por isso, que em “hiperativo”
    o tracinho, foge ás pressas…
    O cravo brigou com a rosa…
    debaixo de uma sacada…
    a consoante,findou o prefíxo,
    e a “outra”, por vogal começada
    o cravo disse pra rosa:
    nesse caso, não usamos “hífen”…
    “superexigente” e”superamigo”
    “superotimismo”, “superaquecimento”
    “”supereconômico” vai ser pra todos
    que, “superrespeitarem”,as mudanças, eu digo…
    Ã ATIREI O PAU NO GATO-TO-TO…
    (com os prefíxos:”ex”, “sem”, “além” “aquém”
    “recém”, “pós”, “¬¥pré “, “pró”
    vamos usar sempre o hífen,
    ó meu amigo, veja só!
    “além-mar” e “ex-aluno”
    “além-túmulo”, vou dizer…
    “aquém-mar” e “ex-diretor”
    tá gostoso de aprender!
    “ex-prefeito” e “ex-presidente”
    “pré-histórico”, “pré-vestibular”
    “os sem-terra” e “sem-teto”…
    sofrem muito vou falar…
    “recém-casados”…estão felizes…
    é só festa e alegrar!
    “TEREZINHA DE JESUS…
    de uma queda, foi ao chão…
    e os sufixos de origem:Tupi-Guaraní…
    usamos o “hífen” é bom sentir…
    “capim-açu, “inajá-mirim”,
    testificam o que eu digo…
    HÍFEN !HÍFEN ! HÍFEN ! HÍFEN !
    vamos usar para “ligar”…
    duas ou mais “palavrinhas”
    que por acaso se “combinarem”
    nesse caso, dão-se as mãos
    sem perder o original…
    “Rio-Niterói”, “Eixo-Rio-São-Paulo”
    aprender é bom demais!
    MARCHA SOLDADO…
    CABEÇA DE PAPÉL…
    regra básica, ó meus amigos…
    pra se usar sempre o hífen,
    é diante da letra “h”
    “super-homem” é um bom exemplo !
    e, com “hífen”, diante da mesma vogal:
    “contra-ataque” e “micro-ondas”
    prefíxo terminado em “consoante”
    usa o hífen, diante da mesma “consoante”:
    “inter-regional”, “sub-bibliotecário”
    -”sem hífen, diante da consoante diferente…
    como percebemos em “supersônico”
    -sem “hífen”, diante de vogal…(ínterestadual)
    Batatinha…quando nasce
    esparrama pelo chão…
    com o prefíxo “sub”e, diante da palavra iniciada por “r”
    o “tal” de hífen, então se usa.( sub-raça e sub-região, etc…)
    NOTA!!!!!!!!!!!!!JÁ PALAVRAS INICIADAS POR “H”
    perdem essa letra e ajuntam-se, sem “hífen”( subumano )etc…
    OBSERVAÇÃO IMPORTANTE !(Implantação das regras desse acordo
    são previstas para acontecer no Brasil,
    a partir de janeiro de 2009.
    países que tenham o português como
    língua oficial:Portugal, Brasil, Angola,
    São Tomé e Príncipe, Cabo Verde
    Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste )
    bibliografia :”á partir da ávida leitura, que eu Maria Aparecida de Oliveira, fiz, a partir do recebimento de um “email”, sobre a Reforma Ortográfica,por
    um amigo…,que intitula-se:Guia Prático da Nova Ortografia(acordo
    Ortográfico da Língua Portuguesa 1990.) Implantação das regras desse acordo
    são previstas para acontecer no Brasil, a partir de 2009.-Editora Melhoramentos-2008.

    9
    Postado por Professora Cida Oliveira às 10:14 0 comentários
    “MINHA LÍNGUA RESOLVEU MUDAR …vou ter de me adaptar ( por Maria Aparecida de Oliveira em otubro de 2008 Curitiba Pr.)

    “MINHA LÍNGUA RESOLVEU MUDAR…vou ter de me adaptar!!!

    O tracinho é usado …
    antes da letrinha “h”
    muitos exemplos, nesta aula…
    com carinho, eu vou lhe dar!
    Vou cantar um “RAP-HÍFEN”
    pra você melhor “gravar”…
    me acompanhe, pois a Reforma
    Ortográfica, vai se apresentar…
    “anti-higiênico” ó minha gente,
    “anti-histórico” é bom saber…
    “co-herdeiro” e “macro-história”,
    vai do “hífen”…depender…
    “mini-hotel” e “proto-histórico”
    “sobre-humano”e super-homem”
    Exceção! Exceção! Exceção!
    é a palavra:”subumano” que,
    sem o “hífen”, escrevemos!
    Não se usa o “tracinho”,
    ou o hífen, a saber…
    em palavras como “estas”…
    que, com carinho, eu vou dizer:
    “aeroespacial”, “antiaéreo”
    “anteontem”, eu vi você…
    “autoescola” e “autoestrada”
    “coautor”,vamos dizer!
    “autoaprendizagem”, “coedição”
    são palavras escritas “juntas”…
    e, sem o hífen, vamos nessa,
    ó galerinha…nessa luta!
    “antieducativo” e “semianalfabeto”
    parecem “desengonçados”…
    mas é assim que é o correto
    nesta reforma admirável !
    “semiaberto” e “semiesférico”,
    seguem o mesmo rumo, é claro…
    Exceção ! Exceção ! Exceção !
    preste bem muita atenção…
    NO PREFÍXO “CO”, como fica
    nas palavras que se seguem ???
    ficam sem o “tracinho” , ou hífen,
    vejam o exemplo, que eu dou disto:
    “coobrigar”, e, “coordenar”
    “cooperar” e seus “derivados”
    sem o tal de hífen fica…
    praticando vou gravar!
    Tá aprendido, tá aprendido!
    se a “vogal” vem no final…
    da 1¬™palavrinha…e o “r” ou “s”
    a segunda principia …
    vai levar uma “barrinha”…
    vai levar uma “barrinha”…
    apelidos carinhosos…
    para o tal de hífen, eu dei…
    “.de tracinho” ou de “barrinha”
    o importante é aprender!
    “ciranda…cirandinha..”antipedagógico”
    e “anteprojeto”…
    são palavras, que eu agora…
    vou usar, para ilustrar…
    não levaram o “hífen”, nelas…
    isso eu posso afirmar!
    pois, o “r” ou “s”, não estavam
    na segunda palavra a niciar…
    essa aula é um “barato”…
    aprender com brincadeiras…
    bem por isso eu sugiro…
    praticar dessa maneira…
    “microcomputador” e “ultramoderno”
    sem o hífem, são escritos…
    “semideus”, e “seminovo”
    “semicírculo, mesmo jeito!
    “autopeça” e “geopolítica”
    e o “psedoprofessor”…
    deram adeus ao tal de “hífem”
    na Reforma Ortográfica!
    Já, o PREFÍXO “VICE”, deve,
    usar sempre com o HÍFEN
    “vice-rei”, ó minha gente…
    “vice-presidente”…etc…
    É…verdade…que a Reforma
    Ortográfica, é coisa séria…
    pois envolve outros países,
    que a nossa língua, segue.
    Muita, muita, atenção…
    na hora de escrever,
    pois daqui pra frente a gente “deve”
    até mesmo “desaprender”…
    aquilo que era considerado certo,
    “errado”…alguns são…a saber!
    “PREFÍXO”, que em Vogal, termina,
    e a 2¬™palavra, que com “r” ou “s” se inicia…
    “DOBRA”, o “s” ou “r”, ó meus amigos,
    sem o “hífem”, é evidente…
    “antirrábico” e “antirrúgas”,
    “antissocial” e “biorrítmo”
    “antirreligioso” e “contrarregra”
    “contrassenso” e ultrassom
    “ultrarresistente” é o que,
    se aprende pra todo o sempre!
    “batatinha quando nasce”…
    se esparrama pelo chão…
    eu entro nessa Reforma Ortográfica,
    com garra e com o coração!
    (nota:Esta é a primeira parte desse texto
    criado em 24-10-08, por Maria Aparecida de Oliveira,
    residente em Curitiba Pr.Brasil

  • http://cidaescritora.blogspot.com Maria Aparecida de Oliveira

    Deus falou tá falado…a fé vem pelo “ouvir’ da palavra de Deus…Então devemos ler em voz audível…

    Hoje eu dediquei algumas horas do meu dia para tentar fazer uma reflexão de algumas passagens da bíblia, que eu já conhecia e que achei importante, num momento como este, onde a humanidade
    está aflita…pela pandemia dessa gripe suina, que tanto tem assustado
    pessoas de todos os países…
    Espero que pelo menos;…possa ajudara fortalecer a fé…
    para clamarem ao Senhor, ao Senhor nosso Deus
    a ajuda que venha dos céus!

    Deus falou tá falado…a fé vem pelo “ouvir’ da palavra de Deus .Então devemos ler em voz audível…para que ouçamos…aprendamos…pratiquemos e …

    A fé vem pelo “ouvir” da palavra do nosso Deus.
    Então precisamos estar atentos ao que ele nos diz.
    E, para isso, acredito que devemos nos deixar ensinar por ela.
    Só para se ter uma ideia, convido todos que lerem esse texto…
    Quero e faço questão de partilhar dessa bênção…
    Éverdade que todos passamos por tribulações…
    Mas também é verdade que a palavra de Deus diz:
    “Conhecereis a Verdade e ela vos libertará…Então…
    comecemos por:”Marcos :16-17″Estes sinais hão de acompanhar
    aqueles que creem:em meu nome expelirão demônios, falarão
    novas línguas;
    “Marcos :16-18:pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera
    beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos
    eles ficarão curados. Lá em Romanos:1-16 diz:”O evangelho é o Poder
    de Deus, para a salvação de todo aquele que crê”.
    Nós devemos estar atentos á palavra de Deus, para não sermos enganados.
    Outro dia eu li sobre “Jeremias:31-19, que diz:”Na verdade, depois que me
    converti, arrependí-me; depois que fui instruido, bati no peito,
    fiquei envergonhado, confuso, porque tive o opróbio da minha mocidade.
    Eu fiquei sabendo , porque tive a oportunidade de ler lá em “Jeremias
    31-33″Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois
    daqueles dias, diz o Senhor:”Na mente lhes imprimirei as minhas leis,
    também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus e eles serão o
    meu povo.
    (34), Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao
    seu irmão, dizendo:Conhece ao Senhor, porque todos me conhecerão,
    desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor.
    Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.
    Sugiro que leiam as seguintes passagens bíblicas, se assim o quiserem:
    “Isaias cap:53-4e5″( aqui, se prestarmos atenção, vamos encontrar a Verdade,
    que pode curar…porque se Jesus, já levou todas as nossas enfermidades…
    com ele, então temos que nos fortalecer da palavra, para que a nossa fé,
    nos leve á cura, e ao alcance de soluções para outras necessidades…Ver
    também:”Filipenses:4-19, e Filipenses :4-13. Nesse estudo achei muito
    importante as passagens:Isaias:41-10, onde está escrito:”Não temas,
    porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu
    te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. Para
    uma melhor compreensão, sugiro ainda a leitura das passagens
    “João :10-10;( onde Jesus diz que veio para nos dar vida e em abundância…”
    João :14-12:”Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim
    fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para
    junto do Pai. Ébom conhecer ainda lá em “Atos 16-31″, que diz: “Crê no Senhor
    Jesus e será salvo tu e tua casa”. Ler lá em Salmo:103-3, que diz: “Ele é quem
    perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades.” Por
    fim eu aprendi…lá em “Efésios capítulo :6…quem são os responsáveis pelo
    nosso sofrimento aqui nesta terra de meu Deus…Em Mateus capítulo:5-19
    está escrito:”Aquele, que violar um destes mandamentos, posto que dos
    menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino
    dos céus; aquele, porém, que os observar, será considerado grande no reino
    dos céus. A bíblia tem tudo o que precisamos para vivermos saudáveis e felizes Davi,
    lá no salmo :40, deu-nos uma verdadeira aula de humildade, ao clamar a Deus
    para tirá-lo de um tremedal de lama, e de um poço de perdição (que acredito
    serem as dificuldades extremas pelas quais devia estar passando….e, por que
    o mundo não se une numa grande corrente de fé, de arrependimento, e de
    clamor para o senhor nosso Deus, e pede a ele, que tenha misericórdia segundo
    a sua infinita graça e favor, e faça cessar , emudecer essa maldita gripe suina…
    entre outros males?…, como fez cessar aquela tempestade em alto mar que a
    bíblia narra? O nosso Deus foi quem fez tudo aqui na terra:o homem, os
    animais, vegetais e tudo o que vemos…Portanto não podemos “subestimar” a
    grandeza do seu imenso poder, até mesmo porque é só observarmos lá em
    Ezequiel :37, sobre “A visão de um vale de ossos secos”, que ele deu vida a eles
    novamente…Em resumo: Deus já deixou tudo escrito o que ele quer de nós.
    Basta que tomemos ciência do que nos mandou fazer, e isto é praticar a
    palavra dele. Se Deus , deixou escrito lá em Isaias 53 ( 4e5), que já fomos
    sarados nas feridas de Jesus, temos mais é que crer, agradecer, e em o nome de
    Jesus Cristo, o Nazareno, “mandar o mal embora”!!!( reflexão de estudo da
    palavra de Deus, por Maria Aparecida de Oliveira-Curitiba Paraná Brasil em:
    12-08-09
    Nota: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem
    abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em
    Cristo-Efésios:1-3 ” E, em Hebreus :4-12″Porque a palavra de Deus é viva, e
    eficaz, é mais cortante do que espada de dois gumes, e penetra até ao ponto
    de dividir: alma e espírito, juntas e medulas e é apta para discernir os
    pensamentos e propósitos do coração. Vamos encerrar com esta passagem:2¬∫
    Crônicas:20-20″ Crede no Senhor, vosso Deus e estareis seguros, crede nos seus
    profetas e prosperareis”.

  • amanda da silva ferreira

    esse novo acordo é muito dificil

  • José Aparício

    Todos já escreviam errado mesmo. Tanto faz!

  • Geslainy carneiro de almeida

    Por um lado é bom porque vai fasilitar a vida de varias pessouas tanto para Portugal quanto para o Brasil e por outro lado é ruim porque agente se esforsa para aprender a nova lingua sendo que no prosimo ano vai muda tudo.
    bj……………….

  • matheus

    Eu axo isso a MAOR bestera
    quem concorda comigo?

  • Mariana

    e msm muito gay isso

  • matheus

    aff q merda
    teho trabalho de portugues eu so pessimo nisso
    quem me ajuda?

  • fillipe

    se quiser aprende acessar o google e outros sites de ensinamento

  • Maria Edna Rodrigues Pereira Cardoso

    Tudo no nosso querido Brasil as coisas são impostas para nos brasileiros, ainda dizem que existe Democracia,o povo
    não é convidado a participa ou opinar das decisões que nossos governante, decidem por nós, é o caso da lingua portuguesa , que os portugueses vieram de portugal para mudar nosso cultura. Agora uma nova mudança da lingua portuguesa, as dificuldade de aprendizagem , vão ser maiores bem maiores. descule se houver algum erro.

  • eliphas levi

    essa prtpgrafia é a maior merda nen que eu mim lasque eu ñ quero apernder essa porra .que lastima . quem invento essa ortografia que si lasque com ela

  • Mercedes

    Pouca mudança e ainda com as chatas regras pra justificar as regras das mudaças. Lingua bonita, mas, chatérimaaaaa. Não temos uma linguagem puramente em portugues, por isso não serve como lingua universal tipo o ingles. Muito floreamento, um salseiro para entender, justificam o tempo todo, sobre outra justificativa pra poder clarear o sentido. No final da justificativas, voce tem mais que aprender a justificativa que o sentido da palavra.
    Não temos identidade própria, falta simplificar mais, toda a estrutura linguistica. Muito empréstimo de palavras de fora sem marca própria. Precisamos de nomes em ingles, em frances para dar status a empresas, com um vocabulário qeu não acaba nunca, ainda vivemos de empréstimos, como pessoas que não se sustentam sem a ajuda do vizinho.
    O brasil faz de conta que muda, faz de conta que inventa, faz de conta que sabe, faz de conta que tem politicos, faz de conta que da conta.
    Muita complicação, muita neurose….
    Não gostei da mudança e concordo com a pessoa que falou, o que sobra disso são pilha de livros inutilizados, por pouca mudança, levaram tanto tempo com tantos intelectuias e anos para pouca reforma.
    É triste, pois todos sofrem, e é triste ver que somente um grupo pequenos de gente, ditos intelectuais, resolve a vida de todos.
    O que falta mesmo é profissionais competentes, mentes abertas para não se fechar num mundinho só deles, que não leva ninguém a lugar nehum. Estagnação é o que se vê nisto tudo, muito drama pra professores, muitos alunos jovens tendo qeu rever o que aprendeu, qeum vai sair ganhando, ninguém!
    Afirmo pouca mudnaça para os que vem depois também!!!

  • mercedes

    Um texto escrito as pressas…mas não podia deixar passar a minha indignação… tanto alarde pra tão pouco. Fiquei esperando as mudanças, lia tudo sobre e sobrou isso!!!
    O que podemos fazer como brasileiros para mudar isso?
    Beijos a todos!!

  • Maria Aparecida de Oliveira
  • quequel

    a lingua potuguesa é reaumente muito complicada tem coisas que ate e facio mais tem umas que e o oroveu

  • CLAUDIO RIBEIRO DE AQUINO

    Seria inteligentíssimo se, em vez de criar regras para o uso do HÍFEM, o deletassem para todo o sempre. vejam que beleza : micro ondas , auto retrato , pós graduado, super resistente, ex presidente, ex esposa, micro ônibus , extra oficial, super homem, semi árido . ÉSÓ CONVENCIONAR

Voltar para o topo