22/03/11 Christian Gurtner

O mapa de Piri Reis

Mapa de Piri ReisEm 1929, foi encontrado em Istambul, um pedaço do que, um dia, foi um mapa mundi. A precisão (para a época) e beleza desse antigo pedaço de mapa, era impressionante. Contudo, o que mais chamou a atenção foi os mistérios que começaram a surgir em volta dele.

Muhiddin Piri (Piri Reis)O mapa foi criado no século XVI por Muhiddin Piri, um almirante otomano conhecido por Piri Reis.

O almirante navegou pelos mares efrentando batalhas e explorando terras. Durante suas viagens, colecionou vários mapas que encontrou. Foi através desses mapas que ele criou o seu famoso mapa do mundo.

Além da inacreditável precisão para a época, o mapa também contava com os cálculos de longitude – algo que só foi possível fazer quase 300 anos depois de Piri Reis com equipamentos mais modernos.

Como o mapa de Piri Reis foi uma compilação de outros mapas mais antigos, podemos perguntar quem conseguira fazer cálculos de longitude e por que esse conhecimento não foi passado adiante?

Mas essa pergunta e esse mistério não chegam nem perto do mais impressionante mistério do mapa: a Antártica

No mapa de Piri Reis, a Antártica foi mapeada, principalmente a costa, e o mais inacreditável: sem gelo.

Nisso temos três mistérios assustadores:

  1. A Antártica só foi descoberta três séculos depois de Piri Reis
  2. O mapeamento da Antártica sob o gelo, só pôde ser feito nos tempos atuais, com equipamentos de alta tecnologia.
  3. A mapa foi desenhado como se a terra fosse vista do espaço.

A última vez que a Antártica ficou sem gelo, foi aproximadamente há 6000 anos. Portanto, quem mapeou o local, o fez aproximadamente 4000 a.C.

Mas quem?

Mapa de Piri Reis

Clique para ver os mínimos detalhes

Comparado com os mapas modernos, o de Piri Reis apresenta vários erros de precisão e ainda cita ilhas que não existem (ou será que desapareceram?). Mas, para a época, o mapa possui informações que contradizem o que a história nos conta hoje, como o Peru, que não havia sido descoberto ainda.

Em meio a vários artigos mencionando somente os mistérios de forma quase esotérica, Steven Dutch, da universidade de Winsconsin, escreveu um artigo tentando desmistificar o mapa (leia aqui – em inglês), mas muitas perguntas ainda ficam no ar.

Aliens? Civilização técnológia milênios antes de nós? Ou só uma busca desenfreada por mistérios “insolúveis”?

Encontrou um erro? | Tagged: , , , ,

Sobre o autor

Christian Gurtner Escritor, pesquisador, estuda sobre história e mistérios e é piloto comercial de aviões. Fundador e editor do Escriba Cafe.

Use o formulário abaixo para reportar um erro

Selecione o tipo de erro/problema:

Descreva com detalhes o problema:

ANTI-SPAM: Responda utilizando um numeral:

Quanto é cinco menos três? 

  • http://twitter.com/FelipeBonifacts Felipe Bonifácio

    Eram os Deuses atronautas!

  • carlos caldas

    artigo muito interessante ,piri provavelmente descobriu muita coisas além dos mapas, mas preferiu ocultar da sociedade..

  • Henrique

    Não entendi porquê se acredita que nesse mapa mostra a Antártica sem gelo…
    Éporque não teve anotações dizendo que era tudo gelo ou porque a costa não condiz com a atual Antártica de gelo?
    Sei lá, tô com a impressão de que tão vendo coisas…

    • http://www.facebook.com/people/Gileno-Rodrigues/1020930225 Gileno Rodrigues

      Cara, leia o livro “As Digitais dos Deuses” de Graham Hancock e você entenderá melhor este mistério. Lá ele explica isto em detalhes e que são assustadores.

    • Ade155

      Amigo, este livro está totalmente ultrapassado, quando foi escrito não se tinha fotos cartográficas de satélite e o conhecimento da Antartida era muito incipiente, alem de seus autores não serem especialistas.
      O mapa de Piri Reis não tem nada de especial, não tem precisão alguma, não foi baseado em nenhuma foto de satélite, contem erros grosseiros, a parte sul da américa não representa a Antartida, muito menos sem gelo.
      Existem inumeros sites na internet que o desmistificam, como por exemplo:
      http://www.uwgb.edu/dutchs/pseudosc/piriries.htm

  • Ade155

    O mapa foi feito com o conhecimento disponivel no inicio de 1500, ele contem erros grosseiros, como a representação de Cuba fazendo parte do continente (uma peninsula), o que indica que foi baseado em um mapa feito por Colombo.
    Ao sul, o mapa mostra até a terra do fogo, limite da área conhecida à epoca, e NÃO mostra as ilhas malvinas, descobertas depois. Nada excepcional.

  • Pingback: Na Porteira Cast – NPC 20 – Eram os Deuses astronautas?

  • Pingback: NPC 20 - Eram os Deuses astronautas? | Na Porteira Cast

Informações e Contato