21/05/11 Christian Gurtner

Podcast LXXVI – Jack, o Estripador


Por

Conheça o assassino que aterrorizou as ruas de Londres.

Assine nossos feeds e receba o conteúdo automaticamente.

Roteiro: Christian Gurtner
Produção e narração: Christian Gurtner

Publicado em 21/05/2011, na categoria PodCast

Trilha Sonora

Bibliografia

  • BARDSLEY, M. Jack The Ripper. Disponível em: < http://www.trutv.com/library/crime/serial_killers/notorious/ripper/index_1.html >. Acesso em: 10/05/2011
  • JONES, R. Jack The Ripper. Disponível em: < http://www.jack-the-ripper.org/ >. Acesso em: 05/05/2011
  • Ryder, S. Casebook. Disponível em: < http://www.casebook.org >. Acesso em: 01/05/2011

Primeiro assassinato

Whitechapel, Londres, 31 de agosto de 1888, 3:40 da madrugada

O distrito de Whitechapel era, por muitos, considerado como o antro da escória de Londres. Refúgio de vários imigrantes, era um cenário miserável dentro da maior capital do mundo.

Durante a madrugada, as ruas mal iluminadas, muitas vezes beirando a completa escuridão em seus becos, não se ouvia quase nada, senão uma risada ao longe, vinda talvez de uma taberna e, vez ou outra, o som dos cascos de cavalos e carruagens que poderiam passar por ali.

Foi numa dessas carruagens que estavam o cocheiro Charles Cross e um colega, dirigindo-se para Pickfords para iniciar mais um dia de trabalho.

No caminho eles viram, caído na rua, o corpo de uma mulher. Não sabiam dizer se ela estava viva ou morta, pois suas mão estavam geladas, porém tiveram a impressão de que ela respirava. Charles continuou seu caminho e relatou o caso para o primeiro policial que encontrou.

Menos de 10 minutos depois já estavam ao lado do corpo alguns policiais e um médico, que informou que a mulher realmente tinha morrido, mas há poucos minutos.

O corpo era de Mary Ann Nichols, também conhecida como Polly, uma prostituta alcoólatra , que carregava uma triste história de vida, cujo fim, eternizou seu nome.

Os habitantes de Whitechapel ainda não sabiam, mas essa foi a primeira vítima do primeiro Serial-Killer dos tempos modernos, o qual deixaria Londres aterrorizada só de ouvir seu nome: Jack, o Estripador.

Caso 1 – Mary Ann Nichols

Devido a escuridão, os cocheiros que encontraram o corpo, não perceberam que havia vários cortes no corpo da vítima. Seu pescoço havia sido cortado duas vezes de forma profunda, quase decapitando a mulher. Contudo, não havia muito sangue no chão.

Os investigadores concluíram que o corpo não fora movido e o assassinato ocorreu no mesmo lugar em que o corpo fora encontrado.

O crime ocorreu logo abaixo de uma janela onde morava uma senhora de sono leve que disse não ter escutado nada. Os policiais acordaram outros moradores da região, que também disseram não ter visto ou ouvido nada de incomum.

No necrotério, os legistas descobriram mais feridas no abdomen de Polly, que fora mutilado.

Mas, devido ao pouco sangue espalhado, os ferimentos não pareciam ter sido a causa da morte, o que levou os médicos a pensar que Polly fora, antes, estrangulada, pois havia várias marcas no pescoço que apoiavam essa teoria.

Nenhuma pista, nenhuma testemunha, nenhuma arma do crime ou sequer suspeitos foram encontrados. O caso estava estagnado. Mas ainda a história se complicaria ainda mais.

Segundo assassinato

8 de setembro de 1888, 5:30 da manhã

A prostituta Annie Chapman é vista conversando com um homem. Tudo o que a testemunha pode ouvir foi o homem perguntar “Você vem?” e Annie responder “Sim”.

Alguns minutos depois, em um lugar perto dali, um homem atravessava seu quintal para usar o banheiro quando ouviu vozes ali perto. Mas ele só pode entender uma palavra, que foi dita mais alto pela mulher: “não”. Logo em seguida ele ouviu algo caindo na cerca.

Annie Chapman foi encontrada morta pouco antes das 6 horas da manhã, num beco escuro.

Caso 2 – Annie Chapman

De acordo com as palavras do Dr. George Bagster e do Dr. Philips, que analisaram o corpo no local do crime as 6:30h da manhã:

“O braço esquerdo foi posicionado sobre o seio esquerdo, as pernas estavam abertas e o rosto virado para o lado direito. O corpo estava terrivelmente mutilado. Havia um profundo corte em volta do pescoço, o que pareceu uma tentativa frustrada de decapitar a vítima. O abdomen estava completamente aberto. O intestino da vítima fora retirado e posicionado ao lado do ombro direito. O útero, a porção superior da vagina e os ovários também foram retirados, mas não foram encontrados. Os cortes foram precisos e indicavam que quem os fez possuía grande conhecimento em anatomia humana, e que todos os cortes pareciam ter sido feitos com o único objetivo de retirar os orgãos desaparecidos”

Os investigadores concluíram que a vítima fora estrangulada até ficar inconsciente e então teve sua garganta cortada.

Os assassinatos de Whitechapel

A polícia começava a concluir que esses dois assassinatos foram cometidos pela mesma pessoa e que já não podiam ser inclusos na onda de crimes contra prostitutas que ocorreram em Whitechapel, que ficaram conhecidos como os Assassinatos de Whitechapel.

A população ainda tinha suas dúvidas e pregava que era o mesmo homem que havia assassinado outras mulheres quase um ano antes. Mas a forma como os crimes ocorreram eram bem diferentes em relação ao mais recentes.

Houve uma grande pressão popular para que a polícia resolvesse o caso, porém, sem nenhuma pista, tudo o que podiam fazer era prender suspeitos que possuíam um perfil criminoso. Vários foram interrogados e soltos, pois não se encaixavam na cena do crime, no obscuro motivo ou na habilidade para cometer aqueles crimes.

A polícia estava de volta à estava zero.

Vários dias se passaram e a vida em Whitechapel voltou ao normal. Mas não por muito tempo.

Duplo assassinato

30 de setembro de 1888, 1h da madrugada

Louis Diemschutz, um joalheiro, entrava com sua carroça num beco quando seu cavalo simplesmente se recusou a continuar. Louis suspeitou que houvesse algo no caminho que ele não podia ver por causa da escuridão. Desceu da carroça e pôde ver que havia o corpo de uma mulher no chão, que ele pensou estar bêbada, porém, mesmo sem ordenar que tentasse avançar, o cavalo de Louis continuava inquieto.

O joalheiro foi pedir ajuda a outras pessoas e, ao mexerem no corpo, perceberam que, apesar de ainda quente, a mulher estava morta e sua garganta cortada.

Em poucos minutos a região ficou em alerta. Vários policiais estavam em volta do corpo e um médico analisava a vítima, que fora identifica como Elizabeth Stride, também prostituta.

Apesar de o corte na garganta ser idêntico ao dos outros assassinatos, a vítima não fora completamente mutilada. Enquanto os policiais e médicos ainda investigavam a cena do crime, algo inacreditável acontece: apenas 45 minutos após o assassinato, chega a notícia que encontraram outra mulher morta a 1,5 Km dali.

Às 2:16 da madrugada um médico examinou o corpo da segunda vítima, identificada como Catherine Eddowes, outra prostituta.

Ao contrário da primeira vítima, essa estava mutilada.

Todos ficaram atônitos com esse duplo assassinato.

Casos 3 e 4 – Elizabeth Stride e Catherine Eddowes

A polícia se via agora diante de algo inusitado. Duas vítimas na mesma noite. No entanto, a primeira, Elizabeth Stride, não fora mutilada, apesar de sua roupa estar levantada – igual as outras vítimas – como se o assassino fosse fazê-lo.

Já segunda vítima, Catherine Eddowes, possuía o comum corte no pescoço, e seu abdomen estava aberto. Seu estômago e intestino estavam no chão, ao lado do ombro direito da vítima e parte do ventre fora retirado e levado pelo assassino.

Contudo, dessa vez, o assassino trabalhou um pouco mais. A orelha direita da vítima fora cortada e o rosto também mutilado.

A ousadia do assassino assustou a polícia. Cometer um segundo assassinato quando toda a região estava em alerta fora um risco muito grande. Mas por que correr esse risco?

A resposta veio pouco depois através das investigações. Era muito provável que o assassino não tinha a intenção de cometer dois assassinatos naquele dia. E o relato do joalheiro deixou claro que o assassino fora interrompido no primeiro assassinato pela chegada da carroça, não podendo, assim, completar seu ritual. Outra conclusão foi a de que o assassino ainda estivesse no beco, se escondendo, enquanto o joalheiro descia da carroça, e isso explicaria o porquê de o cavalo continuar inquieto. Mas o assassino conseguiu fugir quando o joalheiro foi buscar ajuda.

Nunca estiveram tão próximos de identificar o assassino como nessa noite, mas ele teve muita sorte.

Seja por perseverança doentia ou qualquer outro motivo obscuro, o assassino nào podia passar aquela noite sem atingir seu objetivo, e rapidamente saiu à caça de outra vítima.

Seria a mutilação no rosto da segunda vítima um ato de raiva do assassino por ter sido interrompido da primeira vez?

No entanto, nessa noite a polícia conseguiu alguns relatos de testemunhas que poderiam ser cruciais para o caso, mas algumas se contradiziam, e os investigadores não sabiam qual linha seguir.

Mas a maior evidência encontrada tornou-se num grande dilema. Enquanto os policiais faziam buscas pela região, um deles encontrou um pedaço de tecido ensanguentado fixado na parede de um prédio. Ao lado desse tecido, havia uma pixação em giz que dizia:

“Os judeus são os homens que não serão responsabilizados por nada”

O pedaço de tecido ensanguentado era de Catherine, a segunda vítima, e provavelmente os escritos foram feitos pelo assassino.

Um policial ficou de guarda para vigiar o local enquanto os policiais preparavam uma equipe para analisar e fotografar aquela importante evidência. Mas antes disso acontecer, os escritos foram destruído por uma controversa ordem de Sir Charles Warren, comissário da polícia metropolitana.

Sua justificativa para essa decisão foi a de que se essa mensagem fosse vista pela população, uma caça às bruxas contra os judeus seria iminente naquela área já mergulhada em anti-semitismo e com inúmeros judeus morando ali.

Sir Charles Warren foi criticado por mais de um século por essa decisão. Ele havia destruído uma das poucas evidências importantes.

 

Dear Boss

Durante os meses em que os assassinatos ocorreram, várias cartas anônimas eram enviadas à polícia fingindo ser de autoria do assassino. Contudo, algumas delas foram levadas um pouco mais a sério.

Logo após o duplo assassinato, a Agência Central de Notícias entregou uma carta à polícia, a qual haviam recebido três dias antes do crime, mas que não haviam entregado às autoridades antes pois acharam se tratar de mais uma das dezenas de fraudes que recebiam.

Essa carta ficou conhecida como a carta “Dear Boss” (querido chefe, em inglês).

A carta dizia:

“Querido Chefe,

Eu continuo ouvindo que a polícia me pegou, mas eles não vão eliminar-me ainda. Eu dei gargalhadas quando eles pareciam tão espertos e falando sobre estarem no caminho certo. A piada com o tecido ensanguentado me divertiu bastante. Sou bastante severo com prostitutas e não vou parar de estripá-las até ser preso. Meu último trabalho foi uma grande obra. Não dei nem chance de a dama gritar. Como eles podem me pegar agora? Eu adoro meu trabalho e quero começar de novo. Você em breve vai ouvir falar de mim e meus joguinhos divertidos. Eu guardei um adequado líquido vermelho do meu último trabalho em uma garrafa para usar na minha caneta para escrever, mas ele tornou-se grudento como cola e não pude usá-lo. Mas tinta vermelha serve o suficiente, eu acho ha.ha. Em meu próximo trabalho eu arrancarei as orelhas da vítima e enviarei para a polícia só por diversão. Guarde essa carta até eu realizar um pouco mais e então pode descartá-la. Minha faca é tão boa e afiada que eu quero voltar a trabalhar imediatamente se eu tiver a chance.

Boa sorte,

Sinceramente,

Jack, o Estripador

Não se importe em me dar o nome.”

Era a primeira vez que o nome “Jack, o Estripador” era usado. Assim que o editor da agência viu que a orelha de uma das vítimas fora cortada, deu mais crédito a carta e enviou à polícia. Éclaro que isso deixou várias dúvidas sobre a veracidade da carta e muito se discute até hoje sobre isso. Muitos dizem que a carta era uma fraude criada por um repórter.

De um forma ou de outra, o assassino agora tinha um nome, um nome terrível.

Saucy Jackie

Mas as cartas mais suspeitas não parariam por aí. Na manhã seguinte ao duplo assassinato, a Agência Central de Notícias recebeu outra carta, que ficou conhecida como a carta Saucy Jackie, ou Insolente Jackie.

A carta dizia:

“Eu não estava brincando, velho chefe, quando lhe dei a dica. Você vai ouvir sobre o trabalho do insolente Jackie amanhã. Dessa vez foi um evento duplo. A número 1 gritou um pouco e não pude terminar. Não tive tempo de pegar as orelhas para a polícia. Obrigado por manter a última carta até eu poder trabalhar novamente.

Jack, o Estripador”

Essa carta possuía a mesma caligrafia da primeira. A polícia distribuiu cópias em todas as estações na esperança de alguém reconhecer a caligrafia. Essa ação não deu em nada além de trotes.

From Hell

No dia 16 de outubro uma terceira carta que supostamente era de Jack, foi enviada para George Lusk, líder do comitê de vigilância. Junto com a carta havia um pedaço de rim humano. Um dos membros do comitê disse se tratar de rim de outro animal, mas o tecido foi enviado ao Dr. Thomas Openshaw do hospital de Londres, que afirmou se tratar de um rim de um humano adulto.

A carta não aparentava ter sido escrita pelo mesmo autor das outras duas e não usava o nome Jack. Mas pelo seu teor e o pedaço de rim, tornou-se uma das cartas mais famosas e importantes, que ficou conhecida como carta “From Hell” ou, “Do Inferno”.

Dizia a carta:

“Do inferno.

Senhor Lusk

Te envio metade do rim que eu peguei de uma das mulheres e preservei para você. As outras partes eu fritei e comi. Foi muito bom. Eu posso lhe enviar a faca ensanguentada que usei para retirar os órgãos se você esperar mais um pouco.

Assinado.

Pegue-me quando você puder, senhor Lusk.

Entreato

As ruas de Whitechapel ficavam vazias durante a noite. Prostitutas evitavam trabalhar e o medo tomava conta dos habitantes da região e até mesmo de outros londrinos que evitavam passar pelo distrito.

A polícia continuava sem pistas. Interrogava inúmeras pessoas, mas sem sucesso. Chegaram ao ponto de vestir um policial como prostituta para servir de isca para Jack, mas tudo o que aquilo rendeu foi piadas dos colegas do pobre policial disfarçado.

Contudo, depois de um mês sem nenhuma outra ocorrência, as coisas começaram a se normalizar e a vida tomou conta das ruas novamente.

O último assassinato

9 de novembro de 1888

O dia estava amanhecendo e John McCarthy, dono de uma pensão, pediu para seu assistente ir ao quarto de Mary Kelly, uma bela e jovem prostituta irlandesa, cobrar o aluguel.

O assistente bateu na porta e não houve resposta. Ele então abriu a janela e moveu a cortina. O que ele viu ali, fez ele correr como louco de volta para seu patrão.

Em pouco tempo já estavam ali a polícia e médicos. Um dos oficiais que viram a cena disse “Quando meus olhos se acostumaram com a pouca luz, eu vi algo que nunca mais esquecerei”.

O corpo de Mary Kelly estava terrivelmente mutilado. A violência e horror desse assassinato deixou até mesmo policiais e médicos veteranos aterrorizados. Era difícil até mesmo reconhecer um ser humano ali naquele monte de carne sobre a cama.

Caso 5 – Mary Kelly

A violência e monstruosidade desse último assassinato, mostrou que, dessa vez, Jack teve todo o tempo do mundo para realizar seu monstruoso trabalho.

De acordo com as anotações do Dr. Thomas Bond:

“O corpo estava deitado nu na cama. Todo o abdômen fora retirado. Os seios foram cortados fora, os braços mutilados quase sendo arrancados do corpo e a face desfigurada. O pescoço fora cortado com tanta violência que danificou a espinha. O útero, um rim e um seio foram colocados embaixo da cabeça da vítima; o outro seio debaixo do pé direito; o fígado entre os dois pés; os intestinos ao lado direito do corpo e o baço do lado esquerdo. Os retalhos do abdômen e das coxas foram colocados sobre uma mesa. O coração fora retirado e levado embora.

Dessa vez houve uma importante testemunha: George Hutchinson, um conhecido de Mary Kelly. Se seu testemunho for verídico, ele ficou cara a cara com Jack e olhou nos olhos enquanto ele contratava os serviços de Mary, apesar do misterioso homem usar um chapéu com a aba na altura dos olhos..

George Hutchinson seguiu os dois até o quintal onde ficava a entrada para o quarto de Kelly na noite anterior ao assassinato. Ele não soube explicar o porquê de seguir Mary Kelly, o que o tornou, rapidamente, um suspeito.

Ele afirmou conseguir reconhecer o homem se o visse de novo e ainda disse que tinha a impressão de já o ter visto pelas redondezas.

Contudo, Jack nunca mais foi visto.

Fim da linha

Jack, o Estripador, parecia ter se aposentado, ou talvez concluído sua doentia meta. Nunca mais matou. Nunca foi encontrado.

Como um homem conseguiu, em um só ano, matar 5 mulheres sem ser percebido? Mesmo em ocasiões com as ruas em alerta e cheias de guardas, ele foi capaz de atos tão ousados que criam muitas outras perguntas.

Médicos afirmaram que ele precisaria de meia a uma hora para realizar seus rituais macabros, e mesmo assim ninguém ouviu nada, ninguém viu nada.

E o que aconteceu a Jack para parar de matar repentinamente? Ele morreu? Foi embora do país? Foi preso por outros motivos? Ou simplesmente havia completado sua missão? Talvez esse será um mistério que ficará guardado com a identidade de Jack.

A polícia arquivou o caso. Não havia mais pistas ou testemunhas que pudessem dar sequer uma luz para os investigadores.

Tudo o que as investigações nos deixaram foram fortes suspeitos que cada um escolhe de acordo sua preferência.

Suspeitos

Suspeito 1 – Montague John Druitt

Druitt era um doutor vindo de boa família e desapareceu logo depois do último assassinato de Jack. Seu corpo foi encontrado num rio algumas semanas depois. Ele era um insano sexual e seus próprios familiares tinham suspeitas de que ele era o assassino de Whitechapel. Ele se encaixa em todas as mortes, mas em alguns pontos deixa dúvidas, como no dia em que Mary Kelly fora morta. A hora da morte foi estipulada em 5.30 da manhã. Às 11:30, Druit estava jogando cricket com amigos num distrito longe dali. Seria quase impossível que ele tivesse tempo para se limpar, pegar um trem e chegar no local do jogo.

Suspeito 2 – Kosminski

Insano, Kosminski odiava mulheres, principalmente prostitutas e tinha fortes tendências assassinas. Ele foi internado num hospício em 1889, o que justificaria o sumiço de Jack. Mas mesmo assim, em alguns pontos, pode-se questionar se Kosminski era o assassino.

Dentre os inúmeros outros suspeitos, vamos nos conter em um que foi levantado recentemente e causou muita polêmica.

Walter Sickert e a Estripadora de quadros

Suspeito 3 – Walter Sickert

Sickert foi um renomado pintor inglês que estava acima de qualquer suspeita. Até que, em 2002, Patrícia Cornwell, uma escritora de romances policiais publicou suas conclusões.

Patricia desenvolveu uma obsessão tão grande pelo mistério que gastou mais de 6 milhões de dólares para fazer suas investigações, incluindo a compra de inúmeras obras de Sickert, exames forenses e de DNA nas obras e cartas do pintor comparadas com as cartas de Jack que a Scotland Yard possuía.

Ela chegou a cortar uma das telas de Sickert para fazer testes. Vários artistas e curadores a chamaram de louca, e que a estripadora no caso era ela, por ter mutilado uma importante obra de arte para tentar provar sua insana teoria.

“Insana”, na verdade, foi a palavra mais usada pelas pessoas sobre a pesquisa de Patricia, que diz estar 100% certa de que Sickert foi Jack, o Estripador.

Uma das evidências que Patricia se baseou foi uma obra do pintor em que ele retrata a cena do crime de Mary Kelly, com uma mulher deitada na cama da mesma forma que Kelly fora encontrada, mas sem as mutilações.

Patricia Cornwell não encontrou nenhuma prova nos exames forenses, mas diz que uma das cartas de Jack possuía a mesma marca d’água que uma das cartas que Sickert recebeu de seu pai.

A escritora publicou seu livro e colocou sua, até então, impecável reputação, em jogo.

Fim

Diversas evidências da época foram perdidas, deixando mais difícil ainda a solução do caso hoje, mesmo com nossa tecnologia forense avançada.

Quem foi Jack? Quais eram seus motivos? Porque começou e parou tão repentinamente? Perguntas e mais perguntas…

Encontrou um erro? | Tagged: , , , , , , , ,

Sobre o autor

Christian Gurtner Escritor, pesquisador, estuda sobre história e mistérios e é piloto comercial de aviões. Fundador e editor do Escriba Cafe (Siga o autor no Twitter).

Use o formulário abaixo para reportar um erro

Selecione o tipo de erro/problema:

Descreva com detalhes o problema:

ANTI-SPAM: Responda utilizando um numeral:

Quanto é cinco menos três? 

  • Raul Câmara

    Há muito tempo venho esperando por esse Podcast, adoro o caso sobre Jack, O Estripador, pois acho que o símbolo sobre o lado sombrio da Era Vitoriana, baixando o arquivo, ansioso para ouvir.

    • Irom

      Conheci o escribacafé há pouco tempo por intermedio de um amigo,após escutar o primeiro eu não consigo mais parar de escutar seus podcasts e eu gostaria de saber quando sairá o proximo.

    • Sakura

      nao sei comentar aqui nao achei o local entao estou indo em responder! mas estou esperando o proximo podcas o Cristian sumiu!!

  • Raul Câmara

    O podcast atendeu as minhas expectativas, com uma narração envolvente com os detalhes do caso de Jack, O Estripador. Gostei da brincadeira com Sherlock Holmes (risos), os mais detalhes sobre a teoria de Patricia Cornwell a respeito de Walter Sickert ficou a desejar, fora isso, tudo ficou muito bom, Parabéns Christian Gurtner

  • http://twitter.com/paulonmp Paulo Nunes Marinho

    Um dos casos mais impressionates e misteriosos que aconteceu, e um ótimo podcast sei que não é facil fazer podcast, mas a unica coisa que lamento é o longo intervalo entre os podcasts. Parabens.

  • http://www.facebook.com/people/Rodolfo-Gonçalves/100002140491982 Rodolfo Gonçalves

    Parabéns Christian Gurtner pelo excelente trabalho de pesquisa e trato dos fatos históricos, sobretudo pela imparcialidade no tema tratado. A qualidade do podcast é incomparável!!!
    Parabéns.

    Forte Abraço,

  • http://www.facebook.com/people/Andrew-Henrique-Pavei/100001541515855 Andrew Henrique Pavei

    Maravilhoso podcast, é otimo escuta-lo! sua voz tem o poder de nos fazer parar tudo soh para apreciar esta obra de arte nos minimos detalhes!!

  • Raul Games

    haha, “O xangô de Baker Street” do Jô Soares, aborda esse lado do Sherlock Holmes investigando o “Jack”, mas, sem nenhum sucesso também.

    Não conhecia a história do estripador, conhecia apenas o fato dele nunca ter sido pego. Ele matou “apenas” 5 mulheres? Hoje isso já não é tão surpreendente, quando são 5 vítimas apenas, podemos até comemorar

  • http://raulchan.blogspot.com Raul Chan

    haha, “O xangô de Baker Street” do Jô Soares, aborda esse lado do Sherlock Holmes investigando o “Jack”, mas, sem nenhum sucesso também.

    Não conhecia a história do estripador, conhecia apenas o fato dele nunca ter sido pego. Ele matou “apenas” 5 mulheres? Hoje isso já não é tão surpreendente, quando são 5 vítimas apenas, podemos até comemorar

  • Zarchai

    Gurtner parabéns pelo Podcast, excelente. Narração incrível. Existem diversas teorias que ainda hoje não foram totalmente exploradas, como a questão de Jack haver sido Maçom, encobrindo algumas ações do Duque de Kent, GM da Grande Loja Unida. “From Hell” trata disso com certa carga de empolgação, mas não se pode esquecer que os papéis usados por Jack eram de Linho, o que apenas alguém de posses teria.
    As ferramentas de corte, não eram facas de açougue, mas tinham precisão cirúrgicas, e tais equipamentos não eram baratos.
    Inclusive no caso dos “seis de Birminghan” (um assunto bom a ser tratado) foi usado a “Questão Jack” … Ficam as dúvidas…

  • Andre_felix

    Parabéns Christian, excelente podcast, você conhece tornar qualquer assunto, o mais interessante sempre! Meus mais sinceros parabéns!

    Uma dúvida, diariamente visito o escriba para apreciar os posts antigos e gostaria muito de ouvir os primeiros posts, é possível?!

    Um abraço, e fica com Deus!

  • Raul Câmara

    “Um dia os homens olharam para trás e dirão que eu fiz nascer o século XX.” Jack, o Estripador. Querendo ou não esse Serial Killer estava certo, apesar de ter matato 5 prostitutas Jack, fundou um método de se assassinar (Perdão ao jeito frio) e pela forma que ele fez juntando com o fato de ele nunca ter sido encontrado fez com que ele se eternizasse e é evidente que criaram um mito em torno dele. “Nada se compara a arte que criei.” Jack, o Estripador.

  • http://twitter.com/Rebecca_Agra Rebecca Agra

    Mais um ótimo podcast! Parabéns!

  • http://twitter.com/Rebecca_Agra Rebecca Agra

    Mais um ótimo podcast! Parabéns!

  • Marcos Tasca

    Ótimo cast! Parabéns

  • Luan Rubens

    Olá Christian, venho aqui bater meu ponto e dizer que sou seu mais novo ouvinte.
    Descobri seus podcasts hoje,…..e hoje mesmo já ouvi os episódios de 08 ao 12 ^^
    Como preferi começar a escutar dos mais antigos para os mais atuais…acho que vai demorar um pouquinho até chegar neste episódio!
    Pensando bem não vai demorar nada; Pois quanto mais escuto mais vontade dá de escutar!
    Parabéns!!!

    LuanR

  • http://twitter.com/hedlgar Hedigar

    MUITO BOM SEU POST PARABÉNS!!!!!

    QUERIA CONVIDA-LO A DIVULGAR SEUS LINKS NO DONDRAS CLICANDO

    AQUI

    E A FAZEREM UMA VISITA CLICANDO

    AQUI

    DONDRAS.BLOGSPOT.COM

    E AUMENTE SUAS VISITAS!!!!!!!!!!

    E SIGA O DONDRA NO TWITTER

    @D0NDRAS

  • luizmigueloni

    Muito bom !Eu não conhecia esse site , está de parabéns!
    Ganhou mais um seguidor hehe

  • Lieberty

    Parabens muito bom o pod e seu site.

  • Ze

    Legal!

    Gostei tb desse site: http://www.bobalhao.com.br

  • http://twitter.com/stulzer stulzer

    O “From Hell” do Alan Moore é um ótimo trabalho sobre o tema.

  • Lucas

    Whitechapel rules, so digo isso.

  • bernardo boeira

    muito incrível, esse até deu medo. continue assim!

  • http://www.facebook.com/people/Elber-Orlandelli/100002011002759 Elber Orlandelli

    Descobri o escriba café a pouquíssimo tempo, ouvi todos os podcasts desde o n¬∫ 8. Quando já estava conformado com a demora (totalmente justificável e necessária), vi que saiu um novo. Ora, muita sorte =D
    Já ouvi este e é incrível como você consegue deixar sempre um pouquinho melhor que o anterior. Sou fascinado por romances policiais e época Vitoriana, estou totalmente de acordo com sua afirmação sobre Sherlock Holmes xD Sei que muitos já disseram isso, mas seu trabalho é extraordinário, Christian. Ouvindo seus podcasts, posso dizer que você me ajudou a evoluir, muito obrigado, e continue com seu maravilhoso trabalho.

  • http://profiles.google.com/werelegion L. Felipe Raabe

    Sensacional, como sempre!
    Fazia tempo que queria ouvir essa história e você colocou a carga certa nela.

  • http://profiles.google.com/werelegion L. Felipe Raabe

    Sensacional, como sempre!
    Fazia tempo que queria ouvir essa história e você colocou a carga certa nela.

  • Pedro Henrique

    Não conhecia o site e agora que conheço voltarei muitas vezes! Ésensacional! Parabéns!

  • http://www.facebook.com/people/Daniel-De-Lucca-Fonseca/1156689632 Daniel De Lucca Fonseca

    Excelente podcast Cristian, cada vez mais se superando! Parabens.

  • Rodrigo Rocha

    Excelente podcast :D so que as vezes fico abismado de onde o cristian arranja tanta informacao… :s

  • http://www.facebook.com/people/Acson-Barreto/1771307295 Acson Barreto

    Christian, parabéns pelo excelente episódio. Escuto o podcast a algum tempo e já baixei e ouvi quase todos. Fico impressionado com a melhoria de qualidade do podcast com o tempo, seja em técnica como na forma que o assunto é abordado.
    Continue sempre assim e não deixe seus ouvintes e fãs na mão parando de fazer podcast algum dia. :) Parabéns!

  • http://www.facebook.com/people/Acson-Barreto/1771307295 Acson Barreto

    Christian, parabéns pelo excelente episódio. Escuto o podcast a algum tempo e já baixei e ouvi quase todos. Fico impressionado com a melhoria de qualidade do podcast com o tempo, seja em técnica como na forma que o assunto é abordado.
    Continue sempre assim e não deixe seus ouvintes e fãs na mão parando de fazer podcast algum dia. :) Parabéns!

  • Kio (Caio Cesar)

    Saudações, Christian.
    Também venho “bater ponto” e agradecê-lo por mais um excelente podcast.
    Parabéns e abraços.

  • http://www.facebook.com/joaquimfsneto Joaquim Ferreira Silva Neto

    Ótimo cast! Ouço vários podcasts brasileiros, mas sem dúvidas, o seu é o melhor disparado. As temática históricas (ou não), além de serem envolventes, contam com uma maravilhosa edição! Obrigado pelo excelente trabalho!

  • http://www.facebook.com/joaquimfsneto Joaquim Ferreira Silva Neto

    Ótimo cast! Ouço vários podcasts brasileiros, mas sem dúvidas, o seu é o melhor disparado. As temática históricas (ou não), além de serem envolventes, contam com uma maravilhosa edição! Obrigado pelo excelente trabalho!

  • Marc0

    Muito bom! Muito bom mesmo!
    Primeira vez que tive curiosidade de ouvir um podcast e agora vou continuar ouvindo.
    Esse podcast me deu inspiração para continuar escrevendo uma estória que estava parada a muito tempo.

    Parabéns pelo trabalho!

  • http://www.facebook.com/lucas.mcazelli Lucas Mischiatti Cazelli

    Muito bom o seu podcast… acompanho a pouco tempo mas ja vi varias postagem antigas,

    esse em particular gostei muito, pois alguns amigos meus sempre falam sobre a historia de Jack, o estripador, mas só tinha um conhecimento superficial sobre o assunto, agora sei porque disseram que é um mistério perpetuado.

    Continue com esses ótimos trabalhos

  • http://www.facebook.com/lucas.mcazelli Lucas Mischiatti Cazelli

    Muito bom o seu podcast… acompanho a pouco tempo mas ja vi varias postagem antigas,

    esse em particular gostei muito, pois alguns amigos meus sempre falam sobre a historia de Jack, o estripador, mas só tinha um conhecimento superficial sobre o assunto, agora sei porque disseram que é um mistério perpetuado.

    Continue com esses ótimos trabalhos

  • Guga

    Cris, beleza?

    Achei seu podcast ao acaso navegando por aqui e estou curtindo bastante. Parabéns pelo trabalho, muito bem feito e roteirizado. Até mais, retornarei em breve!

  • Pingback: [Conto] Jack, o Estripador - Folhetim Online | Folhetim Online()

  • Jovemp22

    Parabéns pelos trabalhos. Um pedido: você poderia colocar as listas das trilhas q você usa nos podcasts? Sem dúvida a composição e a seleção que você faz são ótimas.

    • http://www.escribacafe.com Christian Gurtner

      Clique em “ficha técnica” logo abaixo do player do podcast nessa página

  • http://www.facebook.com/people/Patryck-Sassaki/1277184653 Patryck Sassaki

    Sem duvidas, o melhor podcast ate agora feito, realmente me trouxe a uma historia de misterio onde me causou um bom suspense, melhor do que qualquer outro tipo de midia que ja tinha ate entao tido envolvimento com “jack”, porque mexeu ate com a minha consciencia, tive que escutar no final da tarde, porque realmente, confesso que senti medo ao tentar escutar esse podcast a noite.
    Parabens Christian pelo grande trabalho feito.

    Fiquei meio triste, pois o “meu sistema de notas” foi retirado do site/nao encontrei mais por aqui, agora só posso “curtir” via facebook, hehe, entao … voltando aos velhos tempos, mas agora de 0 a 5 (como eram as estrelas)

    Nota geral: 5
    Nota sobre a produção: 5
    Nota sobre tema e história: 5
    Nota sobre efeitos sonoros: 4
    Nota sobre a duração do podcast: 5
    Nota sobre efeitos no ouvinte: 5

  • Jorge Henrique

    Magnifico. Excelente tema.. (Nem preciso comentar a perfeição dos efeitos sonoros e o modo como consegue fazermos “viver” a historia passada)
    Parabéns Christian

  • Tayana Lenzi de Oliveira

    Um dos melhores que casts que ouvi aqui no escriba. Realmente conseguiu passar informações e envolver de um modo assustados os ouvintes, parabéns!!

  • http://twitter.com/#!/MAFIAZEREDO Marcello Azeredo

    A atmosfera criada pelo Christian em cada um dos podcasts, nos transporta ao tempo e local dos fatos, misturando uma bela aula de História a uma fascinante novela de rádio… Belíssimo trabalho e prezo pela continuidade dele e novos projetos… Me proponho a ajudar inclusive…

  • http://profiles.google.com/gusvgster Gustavo do Vale Gomes

    Excelente Podcast Christian! Além do citado Sherlock Holmes, gostaria de aproveitar e citar também o excelente Hercule Poirot – de Agatha Christie- que com certeza ajudaria na solução do caso. Excelente recurso bibiliográfico. Por acaso já assisti ao filme From Hell e sob a possível conspiração Maçom. NA sua opinião, você acreditaria que foi um médico ou um pintor? Abraços

  • http://profiles.google.com/gusvgster Gustavo do Vale Gomes

    Excelente Podcast Christian! Além do citado Sherlock Holmes, gostaria de aproveitar e citar também o excelente Hercule Poirot – de Agatha Christie- que com certeza ajudaria na solução do caso. Excelente recurso bibiliográfico. Por acaso já assisti ao filme From Hell e sob a possível conspiração Maçom. NA sua opinião, você acreditaria que foi um médico ou um pintor? Abraços

  • Anônimo

    agora que consegui logar. Só pontuar q o comentário acima é meu.

  • dayvisson thiago

    Olá christian me chamo Dayvisson e sou apaixonado por este podcast eu ouço muito podcast, mas esse é o meu preferido.Tudo isso pelos efeitos sonoros que me faz viajar para o momento da história contada.

    Tenho dois blogs http://www.cinedayvs.blogspot http://www.reflexosdaalma2011.blogspot.com e tenho vontade de fazer um podcast, mas gostaria de ter efeitos como o seu onde posso encontrar christian esse tipo de efeito ? exemplo sussuros de fantasmas e etc.
    obrigado e continue assim, pois seu trabalho é muito mas muito bem feito.

  • http://cinedayvs.blogspot.com/ dayvisson thiago

    esse cast do jack estripador me deixou muito tenso, e depois do término do programa fiquei a imaginar o que realmente aconteceu com jack ?
    talvez o seu objetivo fosse apenas matar aquele número de mulheres e assim fugir para bem longe. Contudo o que se pode concluir é que Jack foi muito cruel e me fez lembrar do Laherface o cara de couro que também dez um massacre no Texas.

  • Julio cesar brito

    show*-*
    um dos melhores podcasts do escriba café!

  • http://www.facebook.com/people/Rafael-Duarte-Silva/100001364412911 Rafael Duarte Silva

    Cara conheci agora baixei varios podcast fiquei impressionado coma qualidade de produção de tudo do site mas principalmente do podcast ….
    realmente sem palavras….

  • http://www.facebook.com/people/Rafael-Duarte-Silva/100001364412911 Rafael Duarte Silva

    Cara conheci agora baixei varios podcast fiquei impressionado coma qualidade de produção de tudo do site mas principalmente do podcast ….
    realmente sem palavras….

  • http://www.facebook.com/people/Rafael-Duarte-Silva/100001364412911 Rafael Duarte Silva

    Cara conheci agora baixei varios podcast fiquei impressionado coma qualidade de produção de tudo do site mas principalmente do podcast ….
    realmente sem palavras….

  • Marco Alves

    Descobri esse site a alguns dias, então ainda falta ouvir vários Podcast’s. Impressonante como você realmente capricha, além de ter uma dicção perfeita. Escriba Café é o melhor Podcast entre os vários que já vi! Abraço.

  • Marco Alves

    Descobri esse site a alguns dias, então ainda falta ouvir vários Podcast’s. Impressonante como você realmente capricha, além de ter uma dicção perfeita. Escriba Café é o melhor Podcast entre os vários que já vi! Abraço.

  • http://unloadtheoverloaded.blogspot.com Henrique

    Fiquei um pouco encucado com a restrição ao “conteúdo ilegal, odioso, religioso”. Não seria ali anti-religioso?

  • Marcos O genio do mal

    Não conhecia e fiquei maravilhado, parabens

  • Marcos O genio do mal

    Não conhecia e fiquei maravilhado, parabens

  • http://www.canalpiloto.com/ Alexandre Sales

    Meus parabéns, mais um ótimo episódio!

    Conheci o podcast via MRG, e estou escutando todos os episódios, a produção é impecável, tanto no modo de editá-lo quando na narração e qualidade de áudio. Estou escutando até os episódios sobre temas dos quais não tenho tanto interesse, pois mesmo assim vale a pena!

    Irei divulgá-lo sempre que possível

    Meus parabéns!

    Sales

  • http://www.canalpiloto.com/ Alexandre Sales

    Meus parabéns, mais um ótimo episódio!

    Conheci o podcast via MRG, e estou escutando todos os episódios, a produção é impecável, tanto no modo de editá-lo quando na narração e qualidade de áudio. Estou escutando até os episódios sobre temas dos quais não tenho tanto interesse, pois mesmo assim vale a pena!

    Irei divulgá-lo sempre que possível

    Meus parabéns!

    Sales

  • Marco Alves

    Alguma previsão da data do próximo Podcast? Amplexos!

    • Alisson

      Christian, ta vivo?
      1 mês sem dar sinais de vida…

  • Marco Alves

    Alguma previsão da data do próximo Podcast? Amplexos!

  • leotgawa

    Mas se foi um artista , o que esplica o fato do estripador ter sumido?

  • http://twitter.com/felipe_cafe_ Felipe Camargo

    adoro os seus trabalho…

  • Keu

    Olá christian,até há uma semana atras eu nunca tinha ouvido seus podcast então uma amigame falou deste site e me indicou dizendo que eu iria amar e realmente estou maravilhada,simplesmente perfeitos.

  • Ivan Mola

    Nunca li Patricia Cornwell mas me interessei pelo livro por conta do podcast. Parabéns pelo ótimo tema e abordagem como sempre!

  • Claudio

    Apreciei bastante. Espero que continue esse trabalho.

  • Nikopol

    Parabéns Sr. Christian Gurtner para alem de nos deixar apaixonados desperta-nos a curiosidade! Eu pessoalmente não acredito que ele tenha parado, creio que um serial nunca pára só se for parado! mas isso é outra historia! abraço

    Nikopol

  • http://www.facebook.com/iuristona Iuri André Stona

    Olá Christian, ouvi um comentário sobre o escriba café no podcast Matando Robôs Gigantes, ouvi o episódio sobre Jack o Estripador. Fiquei maravilhado, achei uma linguagem diferente e me perguntava como seriam os outros episódios, sobre outros temas. Enfim, conhecer o escriba café foi uma surpresa muito agradável, tenho recomendado a todos.

    Gostei muito das trilogias sobre Roma e sobre o Brasil, então faço aqui uma sugestão pra um tema: os Estados Unidos – seria interessante conhecer mais sobre como um país com tão pouca história se tornou a maior potência mundial.

  • iron pantoja

    Conheci o escribacafé há pouco tempo por intermedio de um amigo,após
    escutar o primeiro eu não consigo mais parar de escutar seus podcasts e
    eu gostaria de saber quando sairá o proximo.

  • Marco Alves

    Olá Christian Gurtner. Gostaria de sugerir um tema pra Podcast: “História do planeta Terra”. Creio que seja um tema que tem grande potencial pra ser contado de forma épica e emocionante, ainda mais contado por você, que tem o dom de prender a atenção do ouvinte e sabe caprichar. Abraço.

  • Diogo Souza

    Quando sai o proximo?Algo bom assim deveria sair com mais frequencia.

  • Daniel

    Excelente, muito bom mesmo!!!
    O jeito como contou os crimes, o efeito sonoro… tudo muito bacana!
    Parabéns pelo belo trabalho realizado!!!
    OBS: Eu gostaria de sugerir um tema para seus podcasts, se me permite. Poderia dizer algo relacionado à 2¬™ Guerra Mundial, ou a história de Hitler. Acho que seria muito interessante, e não só para mim, mas para todos admiradores de seu trabalho!
    Desde já, meu muito obrigado e um grande abraço!!!

  • Rtenorio88

    Caraca… tou impressionado aqui… q EDIÇÃO… q ATMOSFERA… velho… virei ouvinte fiel…
    Vim aqui por indicaçao do MRG e putz… n esperava algo tao sensacional, entrou pro seleto grupo de podcasts de boa qualidade, a saber: Nerdcast,Mrg e só.

  • Kenia Chan

    Imagino que Jack foi um cara a frente do seu tempo, uma inteligência e astúcia evoluída. Também creio que nãos eria tão dificil para um psicopata se escoder nesses tempos remotos. Os psicopatas são muito inteligentes e perspicases.

    Cristian, eu esperoq ue você ganhe muito dinheiro com sua atuação porque você é muito bom!
    Seu podcast é o melhor que já ouví. Muito bem trabalhado, torço para que uma grande agência te encontre.

    • http://unloadtheoverloaded.blogspot.com Henrique

      Não sou do tipo que reclama do mundo, mas pessoas tendo respeito e admiração por psicopatas tá foda, viu.

  • http://www.facebook.com/people/Emerson-Ribeiro/1028098852 Emerson Ribeiro

    Muito bom! Eu já ouvi todos e agora estou ouvindo novamente…Christian, quando teremos novos podcasts?

    Parabéns! Muito legal mesmo.

  • http://www.facebook.com/people/Emerson-Ribeiro/1028098852 Emerson Ribeiro

    Muito bom! Eu já ouvi todos e agora estou ouvindo novamente…Christian, quando teremos novos podcasts?

    Parabéns! Muito legal mesmo.

  • Raphael Mello

    Parabéns Christian! Mais uma vez um excelente trabalho!!!
    Me lembrou um excelente filme que vi uma vez…Do Inferno acho…
    Grande abraço

  • http://twitter.com/dwightmaster Dwight

    Olá Christian, sou ouvinte de diversos podcasts e nunca havia visto um melhor do que esse. Sinceramente, acho que esse é o melhor dentre os demais pois ele tem uma característica única: ele faz as pessoas se envolverem mais em toda história, é o único cast que eu me sinto como se estivesse assistindo a um filme, ou até mesmo vivenciando aquilo. E o que faz ele ter essa característica? O excelente trabalho realizado por Christian, um trabalho divino!

    Parabéns pelo cast! Achei muiiiito foda.

  • http://twitter.com/dwightmaster Dwight

    Olá Christian, sou ouvinte de diversos podcasts e nunca havia visto um melhor do que esse. Sinceramente, acho que esse é o melhor dentre os demais pois ele tem uma característica única: ele faz as pessoas se envolverem mais em toda história, é o único cast que eu me sinto como se estivesse assistindo a um filme, ou até mesmo vivenciando aquilo. E o que faz ele ter essa característica? O excelente trabalho realizado por Christian, um trabalho divino!

    Parabéns pelo cast! Achei muiiiito foda.

  • Antonio Jesus

    Saudações, Sir. Christian.

    Naveguei por muitos sites até encontrar o seu, e descobri valiosos tesouros em seus Pod Casts. Curto muito ouvi-los e gostaria de aproveitar e sugerir temas míticos: Fadas, elfos, gnomos, exitem realmente soemente em nossa imaginação? Em fim, parabéns.

    Aguardo o próximo pod cast.

  • http://www.facebook.com/Felipe.franco.rodrigues Felipe Franco Rodrigues

    Conheci o podcast esses dias…sensacional muito bom já estou baixando todos no itunes.

    Essa segunda viajo para machu picchu e vou lotar o ipod com o cast

    Parabéns muito foda!

  • Hrensugg Strom

    Camarada, FROM CARAIO esse podcast do Jack o Estripador… só digo isso.

  • Marcos – Montenegro/RS

    A cada podcast,uma obra prima! Se haver um podcast por mês estará ótimo! Parabéns,Christian!!Abraço!!

  • Thomeatalla

    Parabéns pelo ótimo podcast. Como eu sou novo aqui, quais são os dias de publicação?
    E parabéns novamente e continue assim… =]

  • http://twitter.com/paulonmp Paulo Nunes Marinho

    muito bom, aguardando ancioso o próximo

  • Nathália Leite

    eu realmente fiquei com medo escutando esse podcast…fiquei toda arrepiada!!!

    recomendei pra mais 3 pessoas!!!

    parabéns!

  • Maicon9

    Senhoras e Senhores
    EscribaCafé

    Eu indiquei pra três amigos que gostaram muito…
    Muito Culto seus PodCasting!

  • Maicon9

    Senhoras e Senhores
    EscribaCafé

    Eu indiquei pra três amigos que gostaram muito…
    Muito Culto seus PodCasting!

  • Maicon9

    Senhoras e Senhores
    EscribaCafé

    Eu indiquei pra três amigos que gostaram muito…
    Muito Culto seus PodCasting!

  • Ângela

    CHRISTIAN………………………….ONDE VC ESTA?????????????????
    NOS ABANDONOU PORQUE!!!!!!!

    SNIF………………SNIF…………………..SNIF

    • Marco Alves

      Ele já está preparando o próximo Podcast. Veja no Twitter dele.

      Se ele fizesse de 2 em 2 meses já estaria ótimo.

  • http://twitter.com/paulonmp Paulo Nunes Marinho

    eu já tentei fazer um podcast e é MUITO dificil, fazer sozinho, pior ainda, mas mesmo assim eu não consigo não ficar frustrado quando a previsão de lançamento do cast não é cumprida

  • http://pulse.yahoo.com/_MQUFZJHT5S7TKZ7GGFAO2TUHUM Ailton

    Ola Christian, conheço o Podcast ha uns 4 anos, embora tenha ficado sem acompanhar durante um tempo, estou de volta! O ste esta muito bom e parabens pela produção!

  • http://www.facebook.com/people/Acson-Barreto/1771307295 Acson Barreto

    Muito bom!! Demorei a comentar!! Mas a produção está impecável =)!
    Esperando ansiosamente pelo próximo, =(! Christian desistiu do blog? =(

  • Sakura

    Christian onde está você! estou esperando ansiosamente o próximo cast!

  • Matheus Oliveira

    Parabéns! Excelente podcast! Acabei de conhecer o escribas e já estou indo ouvir os outros!

  • Marco Alves

    Ele já está preparando o próximo Podcast. Veja no Twitter dele.

    Se ele fizesse de 2 em 2 meses já estaria ótimo.

  • Daniel Ribeiro

    Podcast sensacional!!! não digo somente esse, mas sim todos os outros!
    Antes de postar o meu comentário, eu escutei TODOS os podcasts que já foram postados por aqui e gostei e muito de todos. Eu o conheci através do meu irmão e dessa forma se difundiu até chegar ao meu pai. Temas bem selecionados, bem abordados e muito bem transmitidos pela sua incrível eloquência e capacitação técnica para realizar esse incrível trabalho! Abradeço muito pelo conteúdo diferenciado que trás a todos os ouvintes nesses últimos anos, pois se tornou recurso diferenciado e necessário a todos que são ávidos pelo conhecimento e tudo o que esse podcast nos trás. Obrigado Christian!!

  • Pablo Jackal 1.7

    muito bom mesmo! comecei a escutar o podcast pra valer essas ultimas semanas, to pegando os antigos pra me atualizar, ja viciei meu primo e um amigo ahsehasuehas

  • http://unloadtheoverloaded.blogspot.com Henrique

    Vixi, mas eu estava tão animado que o Christian tava postando coisas novas todo dia, e então tinha planos de lançar podcast todo mês, e agora faz meses sem nem sinal de vida :/

    Se ele desistiu por falta de patrocinadores, acredito que não vai ajudar deixando o site assim…

  • http://ascoisasdodiaadia.wordpress.com/ Luiz Paulo Migueloni

    Ele não abandonou o site , ele está desenvolvendo um novo , é só ter calma :-)

  • http://www.facebook.com/people/Rafael-Akio-Violim/1304260927 Rafael Akio Violim

    Puxa seu podcast chega a ser uma obra de arte, que edição !
    Vim indicado pelo podcast MatandoRobosGigantes, e deve agradecimentos por me apresentarem algo tão bem feito. Ganha de muitos podcasts só de liberar a lista de musicas, que geralmente nao é divulgada.
    Ganhou um ouvinte fiel.

  • FERNANDO

    VOLTA CRHISTIAN,VOLTA!! ADORO ESSE PODCAST O MELHOR MESMO.DEVO ADIANTAR QUE INDICO PRA TODO MUNDO,INCLUSIVE AQUELES QUE NEM SABEM O QUE ÉPODCAST. O QUE HOUVE MEU CARO.FAZ MESES QUE NÃO TEMOS UM NOVO PRAZER AUDITIVO COM SUAS RELÍQUIAS.ESTAMOS TODOS AGUARDANDO ANSIOSOS E OUVINDO VINTE VEZES OS EPISÓDIOS ANTERIORES.MEUS PARABÉNS E DEVO DIZER QUE EXPRESSO O PENSAMENTO DE TODOS OS MEUS AMIGOS QUANDO PEÇO PARA QUE NÃO DESISTA DO ESCRIBA CAFÉ. VC VAI CHEGAR ATÉAS ESTRELAS.

  • http://twitter.com/fatimamd Fátima Menezes

    Estava buscando no Google por “melhores podcasts”, aí achei o Escriba Café. Adorei a ideia de um podcast com temas históricos, literários e culturais. Acabei de ouvir o episódio do Jack. Muito bom, parabéns! Precisamos de mais iniciativas como esta. Tantos podcasts por aí passam mais de um hora falando besteira… Reitero: parabéns. Adorei o episódio. Baixarei todos! Continue gravando, por favor!

  • Anônimo

    Escuto podcasts regularmente. Devo dizer que o Escriba Café é um dos melhores que tive o prazer de escutar. Narração impecável, edição maravilhosa e envolvente. Pena que o banner lá em cima continua vazio… Espero muito poder escutar mais episódios.

  • Anônimo

    Escuto podcasts regularmente. Devo dizer que o Escriba Café é um dos melhores que tive o prazer de escutar. Narração impecável, edição maravilhosa e envolvente. Pena que o banner lá em cima continua vazio… Espero muito poder escutar mais episódios.

  • Gustavo

    Cara, a sua triologia sobre a história do brazil é simplemente fantástica! O seu podcast com certeza merece o título de melhor podcast, com um destaque para o tratamento de audio, trilhas sonoras e efeitos de “ambientação” utilizados que são impecáveis e revelam grande maestria nas técnicas de audio. Parabéns.

  • http://www.facebook.com/anderson7456 Anderson Oliveira

    Este foi o primeiro podcast do Escriba que eu ouvi. Fantástico! Eu ouvi hoje pela manhã indo para o trabalho e me arrepiei com os detalhes da história e ambientação. Parabéns. Estou escutando todos os outros programas.

  • Randal Glauco Bergamasco Dias

    Muito bom seu trabalho, Gurtner! Esse foi o primeiro podcast do “Escriba” que eu escutei, o que acarretou numa audição frequente! Pratico caminhadas todos os dias e tenho ouvido seus trabalhos diariamente – cada dia escuto um tema. O efeito da audição do Escriba Café é o mesmo da leitura de um livro. Ou seja, minha caminhada é feita da mesma maneira que eu tivesse portando um livro na mão, com a diferença de poder olhar onde eu piso! Meus parabéns pelo ótimo trabalho e ganhou mais um leitor assíduo!! E quando sai o próximo podcast inédito, alguma previsão? Um forte abraço e fique…. EM PAZ!

    Randal Bergamasco
    Pederneiras/SP
    http://listadoscinco.blogspot.com

  • Ângela

    Oi Christian,

    Estamos sentindo a sua falta. O pior de tudo é o seu silencio e não ter noticias. Fico pensando se vc esta doente, esta viajando ou …….. pior se abandonou o Escriba e a gente. Porfavor dê apenas um sinal de que vc esta bem! Vc passou a ser importante para todos, pois com seu livro , com seus posts, ficamos todos acostumados e ansiosos por novos momentos com o Escriba. Se estiver por ai……………fale com a gente.

    Um grande abraço de alguém que te admira muito.

    Ângela

  • Henrique_eo

    Você faz o melhor podcast que já escutei, OMG.
    Pegar essas historias interessantes e contar com esses efeitos sonoros foi uma grande sacada, parabéns. Conheci o site hoje, provavelmente virarei um frequentador do site =]
    Abraços.

  • JOSÉFALCÃO

    sou seu fã cara, é tanta porcaria que a gente vê na tv que enche o saco, ai eu lembro do escriba café e acesso, puxa é uma viagem, parabens, ah uma duvida quantos vc ja fez até hoje?

    legionariosdajustica@blogspot.com.br – vou deixar esse link do meu blog se não for muita sacanagem valeu – ah os podcasts sobre ROMA ficaram fantasticos ouvi todos eles simplesmente emocionante como vc conta. valeu………..

  • JOSÉFALCÃO

    http://legionariosbr.blogspot.com/
    DESCULPA AI PESSOAL EU COLOQUEI O LINK ERRADO

  • JOSÉFALCÃO

    Ae Christian, coloquei o link do ESCRIBA CAFÉno meu humilde blog, ele não é tão acessado mas o que vale é a boa vontade, aquele abraço.

  • Lucas Renan

    O que houve com o Escriba?

  • Moizés Mendes

    Excelente podcast. Geralmente eu prefiro o conteúdo à abientação. Mas como a proposta do podcast é a da experiência, esta tudo bem. Continue com seu ótimo trabalho.
    Um abraço

  • Irom Igor

    cristian quando é que vai sair o proximo podcast?
    será que vc está desanimado e por isso não faz mais podcast?

  • Emerson

    O que aconteceu? Não teremos novos podcasts? Já ouvi todos umas 5 vezes…

  • Emerson

    Mandei umas sugestões por e-mail no sentido de colaborar com algo, mas não tive nenhuma resposta…

  • Henrique

    Esse descaso com os ouvintes e o próprio site/projeto tá me parecendo o mesmo fim ridículo que testemunhei com o Nowloading.

  • Emerson

    Terá o Christian, sido abduzido?rsrsrs

    Ninguém responde aos apelos para a volta dos podcasts…

  • Allan médice

    descobri o escriba café a 3 dias hoje acabei a maratona de ouvi todos os podcast =D,christina vc é muito BOM no que faz !!!!

  • Rafael

    Cara, conheci agora o seu podcast e achei ele impressionante.
    Eu ouvi os de Roma e fiquei maluco, pq é muito bom.
    Valeu!

  • Ana Paula Orsi Cardoso

    Por favor christian me manda o nome das musicas e quem canta do podcast da disney
    anapaula@dfm.com.br

  • Leodaleffe

    Parabéns Cristian, estou viciado nos seus Podcasts, tem algum mais antigo que vc recomenda? Abraço.

  • Emerson

    Christian, está com depressão? Rivotril e Sertralina…
    Abraça de novo este trabalho cara, é muito bom!

  • A MARADONA

    ÉCOM GRANDE PESAR QUE INFORMO A MORTE DO ESCRIBA CAFÉ. O CHRISTIAN NÃO ESTA NEM AI PARA TODOS VOCES. POR ISTO PAREM DE POSTAR POIS DEAD IS DEAD. JACK O ESTRIPADOR ACABOU ESTRIPANDO O CHRISTIAN. REST IN PEACE.

  • Raul Chan

    5 meses sem sinal de vida…

  • Felipe Almeida

    Christian por favor não desista da sua obra, ela é magnifica, um dia vc será muito reconhecido. Por favor de-nos esperança de mais um podcast e depois outro e assim por diante.

  • Allan_medice

    chistian morreu ……….

  • http://unloadtheoverloaded.blogspot.com Henrique

    Christian, obrigado por tudo, mas você perdeu um leitor e ouvinte pelo seu descaso colossal.

  • Thehobbit

    Christian

    O que dizer?????? Achei que vc tinha consideração pelas
    pessoas que acompanhavam, ficavam esperando pelo próximo podcast, votaram no
    escriba café. Foram estas pessoas que vc decepcionou profundamente com a sua apatia,
    descaso, falta de respeito.

    Acho que se vc tivesse dado uma informação porque o escriba
    iria parar, seriamos solidários com vc, sentiríamos falta, mas entenderíamos.

    Mas o que vejo é uma total falta de respeito de sua parte.
    Vc que falou tanto em ética, no final se revela que não tem nenhuma. Uma
    vergonha de sua parte. Vc perdeu este ouvinte e outros que estão aqui pela
    minha indicação e ficaram por causa do seu trabalho.

    Uma pena terminar assim, vc sempre que falou do falta de
    continuidade, das falácias do Brasil se mostrou igualzinho àquilo que vc
    criticava. Em suma vc provou que é igual ao meio que tanto criticava, vc é
    farinha do mesmo saco.

    Estou com vergonha por vc Christian Gurtner.

  • http://twitter.com/BaixandonaFaixa Baixando na Faixa

    Baixar o Documentário – Jack, o Estripador – Dublado – http://t.co/Od4AvxUG

  • http://twitter.com/BaixandonaFaixa Baixando na Faixa

    Baixar o Documentário – Jack, o Estripador – Dublado – http://t.co/Od4AvxUG

  • Roberto Elias

    muito bom, primeira vez que eu escuto
    pena parecer que o site a tempos que nao recebe um novo podcast

    abraços

  • Carlos Tomaz

    Achei esse site procurando algo relacionado a criptografia, e achei muito mais coisa interessantes aqui (como podcasts), parabéns pelo site. Já até favoritei ele.

  • André Coutinho

    Bom, não sei se o podcast ainda vai vir a ser publicado ou se o blog acabou, o que importa é que ouvi hoje seu podcast e gostei muito mesmo. No início me irritou um pouco o fato de ser uma narração de apenas uma pessoa, muito diferente dos podcasts que estou acostumado a escutar. Aos poucos fui me acostumando e entrando no clima e no final estava completamente imerso. Parabéns. Espero sinceramente que não acabe aqui esse projeto, embora entenda o trabalho que deve dar. Grande abraço.

  • Katia Aline

    Olá, tem cerca de um ano q ouço podcast, já ouvi vários, gosto mais de podcast de humor e cultura geral, mas esse podcast é um dos melhores que já ouvi, é muito bom mesmo. Aqui não se fala da história, é contada a história, e de uma forma muito gostosa. Adorei mesmo o podcast. Parabéns!!!!!!!!

  • Maycon-vieira

    top 5 na minha lista de PODcasts =)

  • ViniciusRabelo

    Excelente podcast.
    Como faço para fazer o download?

  • Saulo Accacio de Oliveira

    Simplesmente perfeito! Acabei de conhecer o PodCast e já está entre os meus favoritos ao lado de MRG e NerdCast.
    A narração ficou tão intensa que em certas partes quase tive medo!

    • Tulio21z

      Cara, é sério que você achou isso? Eu também estou conhecendo esse podcast através do MRG. Pensei que eu fosse encontrar algo legal e divertido, na linha desses podcasts que você citou, sendo que sobre história e com mais embasamento. Mas ao contrário de você eu estou muito decepcionado. Isso aqui é muuuuuito chato. Ébasicamente um cara lendo um texto numa voz monótona. Émais chato que a narração do history channel. Lendo os comentários acima fico até achando que eles são moderados. Não é possível que só eu tenha achado isso daqui uma merda!!

      abs

    • Eduardo

      Acho que foi só você mesmo. O bom é que a internet é cheia de opções. Você vai encontrar algo do seu agrado. Eu mesmo acho o nerdcast um saco. Pouco objetivo e cheio de brincadeiras cortando o tema principal. Se eles parassem com tanta brincadeira, o cast duraria uns vinte minutos, então, pra mim, é só encheção de linguiça.

  • http://www.mochileirodigital.com.br Ubiratan

    Opa,

    Cheguei no seu podcast por indicação de um amigo. Rapaz, você está de parabéns! Eu possuo um podcast também e confesso que seu trabalho é uma aula tanto sobre o assunto em questão quanto sobre como produzir um cast TOP! Vou indicar para amigos!!!!

  • Anônimo

    Com certeza o Escriba Café é o melhor podcast que já ouvi,
    sou um ouvinte antigo e todo mundo deve imaginar que pra fazer um podcast desse de altíssima qualidade leva tempo, se cada um ouvinte colaborasse com o projeto um pouquinho acredito que teríamos um retorno muito maior, é só ir lá no topo da página, clicar no banner Contribua e Apareça, faça sua parte que com certeza vai valer cada centavo que a gente investir, link direto: http://www.escribacafe.com/fundos-lowenttur-escriba-cafe/

    Abraço

  • http://www.aldeneslopes.com Aldenes Lopes

    Ótimo podcast. Conheço o site a pouco, mas virei assinante do podcast de cara. Quando teremos mais pod’s???

  • Thiago Ferreira

    Parabéns pelo seu trabalho Cristian, continue assim!! NOTA 10!!!!

  • oiii

    como faz pra baixa e colocar no meu celular galera?

  • joao alexandre

    um dos melhores pod que ja vi aqui no escriba , agora jack se junta a ROMA , A TRILOGIA BRASIL , SEAADLER O CORSARIO E A VERDADE , COMO OS MEUS FAVORITOS ….HA TAMBEM A MAFIA !

  • Pingback: Novas Mídias 2 « acesseme()

  • Alice

    Você viu o Sherlock Holmes? Você gostou? Faz uma critica do filme ai.
    saushuahsuahsuahsua

  • Pingback: Telhacast – Telhacast #26 – Podcasts Preferidos 2()

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=1627286204 Carlos Henrique Dias

    Meu primeiro podcast da minha vida foi este. Cara, achei fantástico! A sonoplastia, o enredo, efeitos, tudo isso forma um “climax” de arrepiar os cabelos…
    Fantástico! Já esta nos favoritos! Sempre ouvindo e recomendando!

  • Giancarlo Nicola Zaccaria

    Narrativa fiel e intrigante! Conseguimos viajar no espaço e tempo ouvindo os podcasts. Grande abraço.

Informações e Contato