Podcast LXVI – Danúbio
Por Christian Gurtner - 31.08.2009
Viaje sobre o Danúbio, e inspire-se no curso de um rio que fez parte da história do velho mundo e de seu povo.
Podcast: Play in new window | Download
Ficha TécnicaTranscrição do podcast: Podcast LXVI – Danúbio
Introdução
Na escuridão do subterrâneo, cercada por trevas e solidão, a água começa a subir. Seu caminho é caótico mas calmo. Ela sobe, sobe, sobe… e finalmente é expulsa das trevas. Pelo bosque, começa a descer com o nome de Brigach.
Essa água, então, se encontra com outro rio, de nome Breg. A partir dali, no meio da Floresta Negra, se tornam um só fluxo, um só rio.
Floresta Negra
E toda a magia começa num lugar mágico. A Floresta Negra é cenário de grande parte das antigas histórias infantis, como Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e inúmeras lendas. Foi palco também de terríveis batalhas, como a de Schellenberg, onde mais de 30.000 homens lutaram durante a Guerra da Sucessão Espanhola.
Mas nada disso importa para água que, agora, depois do encontro do rio Brigach e Breg, aumentou seu volume.
Começa, então, a seguir, com sua majestosa dança, o rio Danúbio.
Viena
Depois de deixar a Alemanha, o Danúbio entra na Áustria e passa por Viena.
Viena é terra de grandes compositores, escritores e artistas. Como Johann Strauss, compositor do Danúbio Azul e Freud, o pai da psicanálise.
E foi também ali que o destino da Europa quase mudou por completo. Em 1683, na Batalha de Viena o exército de 90.000 homens do Império Otomano, tido até então como imbatível, fora derrotado, o que impediu seu avanço pela Europa.
Mas a água não para e o rio continua a correr…
Eslováquia
O rio passa pelo sul da Eslováquia, país que teve sua história moldada pelas guerras e crises vizinhas, e marcado por unificações e separações. Junto com a hoje República Tcheca, era um só país chamado Tchecoslováquia. Mas que com o fim do regime comunista, em 1989, o país se dissolveu, formando a república Tcheca e a Eslováquia.
Budapeste
É hora então de cruzar a Hungria de norte a sul, e o Danúbio chega a Budapeste.
A Hungria teve suas origens na colonização de Roma Antiga, com a fundação de Aquincun, cidade que mais tarde veio a se chamar Ôbuda. Do outro lado do Danúbio cresceu uma outra cidade que foi chamada de Peste.
Mais tarde os Magiares, povo vindo do oriente, ocupou a região e fundaram o Reino da Hungria, e nas margens do rio, criaram outra cidade chamada Buda, que se tornou a capital da Hungria.
A região foi ainda invadida pelos Otomanos e também enfrentou revoluções até que finalmente as cidades de Ôbuda, Buda e a cidade de Peste foram fundidas, formando Budapeste, que se tornou a capital da Hungria.
Mas o Danúbio continua sua dança e segue seu caminho, entrando na Sérvia e passando por Belgrado
Belgrado
Belgrado era uma região povoada pelos celtas, e em seguida foi ocupada pelos romanos. Posteriormente também foi alvo do império Otomano, que invadiu e destruiu a cidade. No total, ao longo da história, belgrado foi invadida, ocupada e destruída por mais de 40 exércitos, sendo que teve que ser reconstruída das cinzas aproximadamente 38 vezes.
O último ataque a cidade aconteceu durante a Guerra do Kosovo, pelas forças da OTAN. Essa guerra, que criou milhares de refugiados e abalou a a sociedade Sérvia, teve início quando o Exército de Libertação do Kosovo, formado por integrantes de origem albanesa, iniciou uma guerrilha objetivando a independência da região.
Mas o Danúbio não para e continua sua viagem…
Romênia
A água passa pela Romênia, lugar onde se encontra a Transilvânia, e terra que ficou famosa por um de seus governantes passados, Vlad III, o empalador. Vlad era conhecido pelos seus atos de crueldade e sadismo contra os inimigos. Também chamado de Dracule (filho do dragão), foi a inspiração de Bram Stocker para criar o Conde Drácula.
Bulgária
Em seguida o Danúbio chega à Bulgária, país que no passado guerreou contra o Império Bizantino, lutando por sua existência, mas que não resistiu, como boa parte de seus vizinhos, ao Império Otomano.
E saindo da Bulgária, o Danúbio encontra seu descanso, chegando ao Mar Negro.
Império Otomano
Mas qual a história desse império que varreu e dominou várias cidades e países ao longo no Danúbio?
O Império Otomano foi um poderoso império islâmico que existiu entre os anos 1299 e 1922, se tornando o único com poderio para desafiar a poderosa Europa Ocidental, seu perigoso avanço chegou até as portas de Viena, quando o exército otomano foi finalmente derrotado.
Seu declínio começou no Século XIX, e sua queda se teve após a derrota na primeira guerra mundial. Suas terras foram divididas e o império se tornou uma república, que conhecemos hoje como Turquia.
Finalização
O Danúbio é o segundo rio mais longo da Europa e tem aproximadamente 2.880 km de extensão. Fez parte de muitas passagens importantes da história da humanidade e inspirou muitos poetas e músicos.
Agradeço à todos que comentaram, aguardaram e principalmente apoiaram. Sem vocês esse podcast não é nada.
À todos que ouvem, um grande abraço, e fiquem em paz.
Ficha técnica do Podcast LXVI – Danúbio
Autoria
Criação, produção e roteiro: Christian GurtnerTextos: Christian Gurtner
Trilha sonora
Essa página está em constante atualização a medida que erros são encontrados. Você pode relatar erros encontrados no podcast enviando um email.















Pingback: Mania de Podcasts | Bau Pirata / Piratacast