05/04/11 Christian Gurtner

Quem inventou o avião, Dumont ou os Wright?

Em 1906, Alberto Santos Dumont decola com seu 14-Bis em Paris, voando aproximadamente 220 metros. Foi a primeira exibição pública de uma aeronave voando a essa distância de forma autônoma e, logo, Santos Dumont passou a ser conhecido na Europa como o inventor do avião.

Irmãos Wright

Contudo, algum tempo depois, os americanos Orville e Wilbur Wright provaram que tinham feito o primeiro vôo três anos antes de Dumont.

Até aí tudo bem. Todos os especialistas no assunto, até mesmo os que defendem Dumont, concordam que os irmão Wright voaram primeiro, no entanto, o que os defensores de Dumont pregam, é que a aeronave dos irmãos Wright não foi capaz de levantar vôo sozinha nem de se manter no ar por conta própria, sendo auxiliada pelos fortes ventos que sopravam na região.

É aí que começa a briga.

Os defensores dos Wright afirmam que esses argumentos dos brasileiros são um absurdo e que, antes de Dumont, os Wright já haviam executado vários vôos com sucesso.

Os brasileiros usam até filosofia: “Se uma árvore cai na floresta e não tem ninguém para observar ou ouvir, essa árvore realmente caiu?”

Enquanto a briga nacionalista continua, diferentes países contam diferentes passagens em seus livros de história. Mas fazer o quê? História nunca foi e nunca será uma ciência exata.

P.S: Se Dumont perder essa briga, pode começar sua outra cruzada: o primeiro homem a usar um relógio de pulso.

Encontrou um erro? | Tagged: , , , ,

Sobre o autor

Christian Gurtner Escritor, pesquisador, estuda sobre história e mistérios e é piloto comercial de aviões. Fundador e editor do Escriba Cafe (Siga o autor no Twitter).

Use o formulário abaixo para reportar um erro

Selecione o tipo de erro/problema:

Descreva com detalhes o problema:

ANTI-SPAM: Responda utilizando um numeral:

Quanto é cinco menos três? 

  • Brunogoodma

    Christian G.,

    Éa primeira vez que faço um comentário no Escriba Café.
    Antes de qualquer coisa gostaria de parabenizá-lo pela excelente qualidade do seu conteúdo.
    Além de escritor, dramaturgo e podcaster, considere-se também um educador, pois este é mais do que um blog, é um ambiente para a educação.
    Parabéns de novo.

    Segundo, por que a freqüência dos podcasts está menor?
    Não que esteja te cobrando de nada, mas sou produtor multimídia e tenho dificuldade em dar continuidade a meus projetos pessoais enquanto tento sobreviver(trabalhar).
    Muitas vezes é preciso cooperação e seu trabalho é maravilhoso, conte comigo para o que precisar. Meu e-mail é brunogoodma@gmail.com

    Forte abraço e vida longa à Löwenttur!

    • victoria a linda

      Em 1906, Alberto Santos Dumont decola com seu 14-Bis em Paris, voando aproximadamente 220 metros. Foi a primeira exibição pública de uma aeronave voando a essa distância de forma autônoma e, logo, Santos Dumont passou a ser conhecido na Europa como o inventor do avião. by:victoria

  • Leonardogp

    Achei que só os EUA afirmassem que não foi Dumont que inventou o avião. Mas pelo visto existem mais países que acreditam nisso.

    Brasileiros já são raros em grandes inventos e os caras ainda querem roubar o que considero mais importante vindo de um brazuca?

    • Henrique

      “Roubar”?

    • Milena M. F.

      É, roubar. Eles já estão em segundo lugar sendo o segundo pais mais rico do mundo e ainda querem que agente fique pior do que antes.

    • Shouk

      Agente? CIA, FBI?

    • lukinhas

      na minha opiniao Dumont inventou sim o aviao, mas essa invensao foi roubada mas os irmaos n sei o que nao faram capazes de *voar* direito com o aviao

    • Marcos102000

      eu acho q
      Dumont inventou o avião mas os irmãos alguma coisa lá roubaram sua idéia

    • Milena M. F.

      eu acho que eles roubaram a ideia mas não conseguiram porquê são muito burros

    • Daise Lima Ferreira

      vdd

    • Carlos Barros

      sua opinião nao tem fundamento, leia o livro do Dummont no trecho que ele fala dos irmãos e seu invento. depois venha comentar baseado em tua fertil imaginaçao.

    • Jefferson Gabriel

      Mesmo que tenha sido um brasileiro. Dumont vivia com os altos padrões da Europa, q concertesa tinha a visão que eles tem. Ainda porque o Brasil não tem uma cultura muito edificante

    • Carlos Barros

      tirar o credito dele nisso aí fácil essa geringonça do 14 bis não voava ele simplesmente se esforçava pra nao cair.

    • Paul Rock Simon

      Seu imbecil, “os irmãos bocoió Wright” inventou foi um plainador a base de uma catapulta, não merecia nem atenção um comentário tão idiota e sem um grau de conhecimento!!!

  • http://www.facebook.com/fazzane Fernando Fazzane

    Sempre haverá mais de um pai para uma mesma idéia. As idéias são livres (pulsos eletromagnéticos) e surgem nas mentes das pessoas em diversos lugares simultaneamente. A diferença é que alguns poucos as colocam em prática e obtém sucesso. A maioria desiste no caminho ou simplesmente não começa frente aos obstáculos. Basta que a necessidade seja a mesma para que hajam soluções mais ou menos parecidas.
    No caso de Dumont vs Wright, fica claro que o problema era o mesmo. Só que Dumont foi mais perspicaz e colocou mais um problema em seu projeto: Levantar vôo sozinho. Ter autonomia. Os Wright simplesmente queriam voar, e conseguiram. Seria questão de tempo para que o próximo problema (levantar vôo) fosse resolvido por eles também.
    Quem defende os Wright na minha opinião desconsidera que eles resolveram apenas parte da questão, sendo Dumont o inventor do que hoje chamamos de avião. Independente de ter alguma relação com o Brasil, até porque se dependesse do ensino, recursos, tecnologia e apoio brasileiro, os Wright teriam completado o desafio primeiro….

    • Frank

      - Perfeita sua observação, se Dumont tivesse ficado aqui no Brasil não teria tido apoio nenhum, o cara teve que ir para França com seus próprios recursos para poder realizar seus feitos… e os atuais cientistas também vão Mundo a fora para poder realizar seus inventos, é uma vergonha!, em relação a eterna disputa Dumont x Wright, é bem isso que você coloca em seu comentário, Dumont inovou decolando o 14Bis por meios próprios, e os Wrights cataputaram seu modelo, assim como é feito com as asas deltas de hoje.

    • Brasileiro

      Se eu catapultar uma pedra, ela também será um avião?

    • http://www.facebook.com/robertoramalhoproducoes Roberto Ramalho

      Não!!! Mas se vc mandar sua irmã pular de biquini na piscina, todos dirão…”Nossa….que aviãoooo !!!!

    • raça fla

      acho q os irmão wright inventaram a asa delta…

    • Frank

      Não, inventaram o planador, pois o mesmo inicia seu vôo utilizando uma força externa, no caso do planador, um avião faz o papel da catapulta.

    • cleber farias

      vc ja ouviu de julio cesa um parense.
      bem c le nao for o pai da ideia de satos dumo e o filho.
      quem nasceu primeiro.

    • Sonia Santana

      Ótima análise…

    • Jorge Pessoa

      Ótimo raciocínio e argumentação! parabéns! e você é um brasileiro! não somos inferiores a ninguém… temos mentes brilhantes em qualquer lugar do mundo.

  • Henrique

    Édifícil tirar conclusão com tantas tendenciosidades. São argumentos falaciosos sendo derrubados por argumentos mais convincentes, que logo se mostram falaciosos também.

  • http://profiles.google.com/gusvgster Gustavo do Vale Gomes

    o Fato é que os Wright usaram para lançar seu avião no ar, uma espécie de “catapulta propulsora” – as mesmas utilizadas nos portas-aviões de hoje – devido a baixa potência de seus motores 3 HP. Já o 14 Bis levantou voo sozinho pelo fato de seu motor ser forte o suficiente para propulsioná-lo. Se existiam regras da Confederação Internacional de Aviação (ou outro orgão q especionava o feito) por que os Wright foram os únicos q se eximiram delas? E por que anos mais tarde eles disputaram uma corrida na França com seu invento aprimorado (Flyer III) seguindo a regra imposta pela citada associação? Estranho isso não?!

  • Marcelo barros

    os wright concerteza são os verdadeiros páis da aviação moderna é ponto final …esse tal de DUMONT um francezinho medito a brasileiro ..que não foi …

    • RUBEM_DOBU

      ANTES DE QUALQUER COISA… VOCÉÉBRASILEIRO? NÃO PARECE, POIS ESCREVE COMO SE FOSSE UM AMERICANO QUE APRENDEU PORTUGUÊS. VÁ APRENDER A ESCREVER PRIMEIRO, Marcelo barros, cacas, areias, pedras etc.

    • LUNABELLAMBS

      Que você quiera expor sua opinião, comentário ou resposta a alguém, não tenho nada em contra, mas fazer piadinha com o sobrenome me parece ridículo. Quando começamos com insultos ou deboches ( que foi o seu caso) significa que estamos sem argumentos para discutir com seriedade um determinado tema.

    • M. BARROS

      Ah! já ia me esquecendo, meu sobrenome é BARROS!

    • Biabtos

      avião odeio avião

    • Justine

      Você é Marcelo Barros ou Luna Bella??rsrsrsrs

    • http://pulse.yahoo.com/_APJ7VO3QDHF52RGG3CRWWXJUMQ Marco

      E JUSTINE, ÉNOME DE MULHER SABIA??? TRAVECA

    • http://pulse.yahoo.com/_APJ7VO3QDHF52RGG3CRWWXJUMQ Marco

      E JUSTINE, ÉNOME DE MULHER SABIA??? TRAVECA

    • Douglas Charles Cunha

      Meu camarada, se sonhar for dar título de inventor, ou criador, então o pai da aviação é Leonardo da Vinci. Poupem-nos deste comentário ianque. O que eles sabem fazer como ninguém é enganar os outros com suas propagandas ridículas. Talvez, muito talvez, o que eles inventaram foi o avião de guerra que é lançado por catapultas.

    • Pedro

      idiota foi o Santos Dumont

    • Sonia Santana

      Muito bem, Genumano! Leonardo Da Vinci era um gênio!

    • Roni Peterson Elias

      Eles são os pais do avião de papel, pois precisaram joga-los ao ar! Agora, foi um Brasileiro que fez algo sair do chão com a própria propulsão.

      Agora os Americanos são os pais do Orgulho e Soberba! Se acham os melhores em tudo! Esse orgulho já lhes custaram muitas vidas inocentes, eles sabem disso! de 11 de setembro pra cá, muitos morreram, tando nos atentados quanto na retalhação desastrosa impostas pelo todo poderoso Presidente dos EUA!

      Boa Sorte com seu futuro!

    • http://twitter.com/jjms666 Jesse James

      Você sabe que “prova” foi essa?
      Que eu saiba a única “prova’ que eles apresentaram fora “testemunhos” de pessoas que , por sinal eram seus funcionários. Se hoje há funcionários capazes de mentir para não perder o emprego, imagine em 2006.
      Outro detalhe: Eles nunca conseguiram repetir o tal feito em público e só conseguiram voar mesmo em 1909.
      A única coisa que eles fizeram mesmo foi fazer prevalecer a sua idéia de avião com as asas posteriores maiores e seu modelo elitista de aviação, pois Santos Dumont queria que voar de avião fosse como hoje é andar de carro, ou seja todo mundo tivesse o seu avião.

    • luana

      vc e lindo eu vou te came vou te come

    • Carlos Barros

      a prova foi terem aparecido dois anos depois com um avião superior ao de Dummont.

      No livro O que eu vi, O que nós veremos, de 1918, Santos Dumont comenta a situação: “Eu não quero tirar em nada o mérito dos irmãos Wright, por quem tenho a maior admiração; mas é inegável que, só depois de nós, se apresentaram eles com um aparelho superior aos nossos, dizendo que era cópia de um que tinham construído antes dos nosso”.

    • Justine

      seu português é pessimo….realmente você não deve ser Brasileiro. e se não é e não gosta, por que acessa sites da casa? Seu nome e sobrenome devem ser somente nick. Que certeza tão grande é essa?estava lá para ver, estudar? ha…como diz o colega daqui abaixo..primeiro vai aprender a escrever!!!

    • Koalla Ro

      falou européia …….kkkkk

    • Justine

      Ha sim, Santos Dumont era brasileiro, nascido em MG. Não francesinho metido a brasileiro como sua ignorância citou aí….

    • http://pulse.yahoo.com/_APJ7VO3QDHF52RGG3CRWWXJUMQ Marco

      FALAR DESSE JEITO PARECE ATÉQUE OS FRANCESES GOSTARIAM DE SER BRASILEIROS HAHAHHAHA AMIGO POUPE-SE À SUA INSIGNIFICÂNCIA.
      QUEM REALMENTE VOOU FOI CLEMENT, UM VERDADEIRO FRANCÊS E OLHE QUE A MINHA NACIONALIDADE ÉOUTRA. JUSTO ÉJUSTO.

    • Paul Rock Simon

      Você é realmente burro ou se faz de imbecil? Vai estudar ser ignorante e desprovido de qualquer faculdade mental!!!

    • http://pulse.yahoo.com/_APJ7VO3QDHF52RGG3CRWWXJUMQ Marco

      FALAR DESSE JEITO PARECE ATÉQUE OS FRANCESES GOSTARIAM DE SER BRASILEIROS HAHAHHAHA AMIGO POUPE-SE À SUA INSIGNIFICÂNCIA.
      QUEM REALMENTE VOOU FOI CLEMENT, UM VERDADEIRO FRANCÊS E OLHE QUE A MINHA NACIONALIDADE ÉOUTRA. JUSTO ÉJUSTO.

    • Andressa

      seu babaca voce nao sabe nada vai cuidar da sua vida se dumont e francezinho metido a brasileiro voce e a besta metido a demonio otario ha ha ha ha ha ha ha

    • Marcelogomes

      ta maluco, comeu merda!

    • Douglas

      é por isso que o nosso pais não vai pra frente porque gentinha como você idolatra as pessoas dos outros países, pelo amor de deus né ! só sendo muito burro e paga pal pra dizer que os wright inventaram o avião, porque não vai dar pra um americano seu baitola.

    • America cu de burro

      vai toma no olho do teu cu americano filha da puta vai aprender a escrever brasileiro fdp nunca use o tradutor ddo google fdp e esse wright e um filha da puta que rouba o projeto de dumont,

      os americanos so sabem roubar as coisas, roubaram a siringueira, estao explorando o brasil seu dessendente de ladraoo fdppppp chupa minhas bolas de indio fdpppp americano chupa rola vai come o cu gordo da sua mae americana aquela prostituta seu motherfuck fdpppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppp

      BRASIL E O MELHOR

      americano e o PIOR

      LIXOS XUPA A BOLA DO BRASILLL SEUS LIXOS ANBULANTESSS

    • Rodrigo_garcia

      tu não sabe nem escrever direito vai querer afirmar alguma coisa

    • m4ster

      Ponto final uma pinóia,caramba eles criaram um tipo de asa delta nao um aviao que voasse com seu própio motor,entao eles nao criaram um aviao criaram uma engenhoca,e fique sabendo que o santos dumont era brasileiro e foi para a frança volta pra escola ¬¬

    • marcos

      pais é sem acento e medito a brasileiro, por um acaso vc queria dizer metido a brasileiro?????kkkkkkkk
      Óia çêu Marcelo Barrus , oçê priciza di aprendê um poco di portuguez, ki o céu ta mouito ruin, céu cabeça di bagri, dê valour a peçoas inteligentiz da soa nassão, çeu burrão e oreiudo.

    • Paul Rock Simon

      Americanos imbecis ao longo dos tempos rondam o mundo e roubam inventos e tecnologia, até o assai brasileiro tentaram patentear, são tão infantis que perdem suas guerras e para ludibriar seu povo necessita inventar Heróis fictícios, perderam a guerra para um bando de mortos de fome ( Vietnã ) E foram massacrados e depois para conter seu povo, alem muitas mentiras, inventaram Heróis de guerra como: Rambo, Braddock, etc. Vocês são mesmo infantis ou são burros. E contra o Japão em um atitude covarde soltaram bombas nuclear um povo obeso, preguiçosos e burro, Homer Simpson retrata bem como vocês são, não é mesmo meu camarada?

  • Marcelo barros

    os wright concerteza são os verdadeiros páis da aviação moderna é ponto final …esse tal de DUMONT um francezinho medito a brasileiro ..que não foi …

  • Jeferson

    oh o cara meu ta achando que brasileiro é inutil vc sabia que foi um brasileiro que inventou o radio, só que para patentear a invenção ele tinha que que ir para europa, preconceito por sulista desde aquela época então o merito ficou com Guglielmo Marconi um italiano , santos dumount fez um avião voar como eles voam hoje sem vento.

    • http://pulse.yahoo.com/_APJ7VO3QDHF52RGG3CRWWXJUMQ Marco

      DAQUI A POUCO O BRASUKA DESCOBRIU O ALCOOL, TEM A MAIOR PLANTAÇÃO DE CANA…………..RIDICULOS….

    • Marcelogomes

      o seu ridiculo sem espressão linguistica para de comentar, pois não tem nenhum conteudo nessas suas postagens, ta querendo se enturmar com os “BRASUKAS”.

    • m4ster

      Porque se não gostou fecha e não comenta pronto só fazer isso muito fácil não?
      Você e o Marcelo Barros não querem que o país evolua,e daí se eles falarem não vai levar á uma guerra entre países =P exclui o seu comentário quando poder ok?

    • Paul Rock Simon

      Quanta gente ignorante e burra neste site, os Americanos á muito tempo vem roubando invento de seus reais inventores, tentaram até patentear o nosso assai, que não existe em seu território.

      Agora vejam essa história seus ignorantes, ela tem base e sustentações:

      O paraibano que criou a primeira máquina de escrever

      Padre Francisco João de Azevedo, nascido na capital, morreu em 1880 com o desgosto de não ter o invento patenteado

      Há mais de um século um padre paraibano, Francisco João de Azevedo, inventou a máquina de escrever e morreu frustrado por não realizar o seu maior sonho: patentear a descoberta. Era uma máquina de madeira feita à mão, com auxílio de lixa e canivete. Nascido em 1814, ele morreu em 26 de junho de 1880. Há suspeitas de que o padre foi sabotado por um amigo estrangeiro, que roubou seus projetos. No dia 27 de julho de 1980, o jornal “O Estado de São Paulo” publicou reportagem assinada pelos jornalistas Pedro Zan e Paulo Morais, com a colaboração deste repórter, então correspondente do diário da família Mesquita em João Pessoa. O fato é que três americanos receberam, em 1873, autorização para produzir em escala industrial uma máquina quase igual à do brasileiro. O modelo americano era uma cópia do invento do padre, que continuou a ser apenas uma peça de artesanato.

      Escritores, jornalistas e historiadores afirmam que o modelo da máquina de escrever brasileira foi transferida para os Estados Unidos ou Inglaterra por um estrangeiro, com suposta autorização do padre Azevedo. O Brasil, depois, passou a ser o maior produtor mundial de máquinas de escrever, com seis fábricas, das quais cinco eram multinacionais, instaladas no país.

      O verdadeiro inventor, porém, continuou esquecido pela maioria dos patrícios. Padre de múltiplos talentos, originário da capital paraibana, Azevedo planejava inventar, em 1814, um veículo terrestre movimentado inteiramente pela força do vento e que se destinava a servir de transporte entre Olinda e Recife. A máquina de escrever foi apresentada em 1861 numa feira tecnológica em nosso estado. Era um móvel pequeno, de jacarandá, com um pedal. No início, sua utilização foi muita restrita. Apenas os cegos, os que escreviam mal e os que sofriam das mãos deveriam adquiri-la. Os demais teriam que continuar redigindo documentos com suas longas penas de ganso. Logo, porém, elas foram substituídas pelas máquinas de escrever que se espalharam por quase todos os locaisde trabalho.

      O professor Ataliba Nogueira, um especialista no assunto, admitiu que houve outros modelos de máquinas que antecederam ao do inventor paraibano, mas nenhum foi industrializado porque não se prestava para tanto. Com seus óculos de aros de ferro presos por um cordão, padre Francisco trabalhou com canivete e lixa durante meses, recortando letras de jornais, para colocá-las sobre as teclas, e tirando as arestas dos tipos de madeira. Antes da conclusão do projeto, ele fez confidências a Aloísio de Carvalho, médico e antigo presidente da Intendência do Rio de Janeiro: “Resolvido esse problema, não é uma grande revolução que faço no mundo, a de escrever por máquina? Mas não terei esse gosto. Não tenho dinheiro, nem quem queira me emprestar para levar meu invento à Europa e fundi-lo em aço”. As máquinas de escrever, porém, quase provocaram a extinção das escolas de caligrafia, tidas como supérfluas. O padre Azevedo chegou a participar de uma exposição nacional em dezembro de 1861, que reuniu os melhorestrabalhos de todos os estados, e o invento foi premiado com a medalha de ouro entregue por dom Pedro II ao paraibano. Os artigos de escritores e jornalistas americanos omitiram comentários sobre a vida e obra de João Azevedo, que preferiu não estimular a discussão. Esperou até 1872, onze anos depois da exposição nacional, para que a Assembleia Provincial autorizasse um empréstimo, que não chegou a ser concedido, para “aperfeiçoamento e construção das máquinas de sua invenção”. Tarde demais. Os modelos de máquinas americanas foram patenteados e colocados no mercado pela primeira vez em 1873.

      Nome de rua e de uma escola

      Francisco João de Azevedo virou apenas de nome de rua, de uma loja maçônica e de uma escola de datilografia em João Pessoa. No Recife, onde viveu a maior parte da sua vida e se ordenou padre, não há referências ao inventor. Nem mesmo a sua sepultura foi localizada na Paraíba. O então historiador Deusdedith Leitão assim explicava o mistério: “Naquela época, costumavam enterrar as pessoas em valas comuns, de difícil identificação posterior”. Além de maçon convicto, Azevedo era grande professor de matemática. Numa carta a jornais do Recife, em seis de outubro de 1875, ele fazia uma confissão:

      “O acanhamento, a timidez de minha índole, a falta de meios e o retiro em que vivo não me facilitam o acesso aos gabinetes, onde se fabricam reputações e se dá diploma de suficiência. Daí vem que minhas pobres invenções definhem, morram crestadas pela indiferença e minha falta de jeito”. Ele deixou, ainda, um repertório de músicas sacras, executadas em festas religiosas. Alguns literatas queixaram-se da falta de reconhecimento do trabalho de padre Azevedo. Pouco se sabia sobre sua infância. Apenas que perdera cedo o pai e que fora alfabetizado numa escola perto do Seminário dos antigos jesuítas. Desiludido, ele voltou à Paraíba e passou os últimos anos dando aulas de cursos técnicos de geometria e álgebra. Ainda conforme o biógrafo Ataliba Nogueira, o padre foi enganado e seus desenhos roubados. Tudo isso feito por um agente de negócios que o convenceu a não continuar o projeto da máquina e desistir de tudo. O padre teria aceito a ideia.O agente de negócios, então, roubou tudo sobre a máquina e deixou o acervo nas mãos do tipógrafo americano Cristopher Latham Sholes, que aperfeiçoou a máquina e apresentou a todos como de sua autoria. Hoje, as máquinas estão aposentadas, devido ao avanço da Informática. Mas constituíram um progresso enorme quando vieram a lume.

    • http://pulse.yahoo.com/_APJ7VO3QDHF52RGG3CRWWXJUMQ Marco

      DAQUI A POUCO O BRASUKA DESCOBRIU O ALCOOL, TEM A MAIOR PLANTAÇÃO DE CANA…………..RIDICULOS….

  • Danjedi1

    Ei ontem eu lancei uma pedra em uma catapulta, ela voou por alguns instantes e depois aterrizou, posso chamá-la de avião também ?
    O que é um avião ? Qual o conceito ?
    Resposta : Uma máquina que consegue sair do chão por ela mesma voar e pousar, quem conseguiu isso, quem ? quem ?

    • Daniel

      Os irmãos Wright.

    • Douglas Charles Cunha

      Então prova. A história até hoje não provou.

    • Anonimo

      Perfeito, acho q esse eh o verdadeiro ponto final da questao

    • http://pulse.yahoo.com/_APJ7VO3QDHF52RGG3CRWWXJUMQ Marco

      CREIO QUE EXISTEM AQUI PESSOAS QUE NÃO SABEM O SIGNIFICADO DE VOAR…NUNCA VI TANTO NACIONALISMO IGNORANTE,

    • http://pulse.yahoo.com/_APJ7VO3QDHF52RGG3CRWWXJUMQ Marco

      CREIO QUE EXISTEM AQUI PESSOAS QUE NÃO SABEM O SIGNIFICADO DE VOAR…NUNCA VI TANTO NACIONALISMO IGNORANTE,

    • Luiz Henrique

      se eu pular de um edifício e me esborrachar no chão, eu estarei voando? posso sim estar voando? ou caindo? a questão é que o avião de santos dumont decolou, voou e pousou. o avião dos irmãos wright, não decolou (foi lançado do alto de uma colina contra o vento) e não voou (pairou ao vento).

      os wright pairaram primeiro, mas dumont voou, e com meios próprios!!

    • José Rocha

      Como sou brasileiro torço pelo nosso Santos Dumont. Pelo que tenho pesquisado o avião dos irmãos Wright não conseguiu se manter no ar, ao contrário do avião do brasileiro que levantou voo sozinho. É o pai da aviação.

    • Carlos Barros

      No livro O que eu vi, O que nós veremos, de 1918, Santos Dumont comenta a situação: “Eu não quero tirar em nada o mérito dos irmãos Wright, por quem tenho a maior admiração; mas é inegável que, só depois de nós, se apresentaram eles com um aparelho superior aos nossos, dizendo que era cópia de um que tinham construído antes dos nosso”.

      Sua pesquisa foi mal feita.

    • Carlos Barros

      se a tua pedra ficar no ar por 1 hora, fazer curvas controladas e depois pousar o piloto em segurança sim é um avião.
      falhou logica na sua afirmação, nao sabe do que fala rapaz.

  • Carlos caldas

    Hey Gutner parabéns pelo site. Dumont inventou…
    Cara porquê você não faz parceria com outros blogs e sites ? Aposto que o escriba ia ter muito mais internautas…Abraços…

  • Supremux

    Cadê o podcast christian?

  • Antonio

    A verdade é simples, é simples desmascarar os Wright: eles voaram num PLANADOR, não importa se tinha um motorzinho atrás. Aliás, era um motor fraco que não poderia nunca fazer o FLYER-1 sair do chão! As recentes réplicas comprovaram isso, num fracasso total! Ao contrário do 14-bis, que qualquer réplica voa! Então, no máximo era um MOTOPLANADOR, um veículo que precisava ser lançado de uma colina, num declive, num local com ventos fortes, com ajuda de catapulta. Pombas! Quer mais o quê para ajudar a “voar”??? Na verdade ele planava, fazia um voo descendente, nunca ascendente, a própria “testemunha” confirmou isso anos mais tarde num jornal de lá, é só procurar saber. O motorzinho era só para disfarçar ou no máximo fazer o bicho ficar mais tempo planando.

    Élamentável que nenhum governo brasileiro tenha feito algo , até hoje, que esse governo Dilma também não vá fazer, que o Congresso Nacional também nada faça. Pois é muito simples acabar com essa palhaçada, essa farça, essa mentira, que é mantida até hoje pelos norte-americanos apenas por vaidade, por orgulho. Um simples filme, um belo filme, uma pequena superprodução (até junto com os franceses, que também tem interesse) mostrando a verdade e distrubuida de graça no mundo inteiro e pronto, acaba-se com essa mentira. Mas enquanto não há interesse por aqui, os norte-americanos dão todo o apoio a essa mentira, seja o governo, a mídia, o cinema e mesmo aqueles que sabem a verdade! Enfim , quem sabe algum dia…

    • Daniel

      O Flyer-1 não foi o único aparelho dos irmãos Wright a voar. Antes da conquista do francobrasileiro, eles fizeram vários vôos autopropulsados (levantar vôo, cruzeiro, pousar) e por mais tempo – e distância – do que Santos Dumont.

    • Douglas Charles Cunha

      Ah, você acredita nisso? Mais um enganado por pseudo-inventores apoiados por uma máquina de propaganda, que gosta de iludir o mundo, chamada Estados Unidos.

    • http://pulse.yahoo.com/_APJ7VO3QDHF52RGG3CRWWXJUMQ Marco

      PLANADOR NA MINHA TERRA, ÉUM OBJECTO VOADOR, MAS NO BRASIL Ã…SÓ O AVIÃO COM 4 ROLLS ROYCE DE CADA LADO ÉQUE VOA…..

    • http://pulse.yahoo.com/_APJ7VO3QDHF52RGG3CRWWXJUMQ Marco

      PLANADOR NA MINHA TERRA, ÉUM OBJECTO VOADOR, MAS NO BRASIL Ã…SÓ O AVIÃO COM 4 ROLLS ROYCE DE CADA LADO ÉQUE VOA…..

    • Douglas

      que terra ?achava que você morava no espaço, por que com cada babozeira que você diz, ou você ou sua cabeça esta no espaço

    • sardalino

      nossa marico, como voce eh ignorante

    • Messias

      Pra mim voar e planar são coisas diferentes.
      Voar é ter controle absoluto descer instavel, subir na hora que vc queira e descer tb, agora se voar pra vc é cair no chão quando não tem mais impulso e ainda sem rodas e esborachar tudo bem, então pra vc voar tb poderia ser um balão não??? ou talvez um dirigivel??? revise o seu conceito de voar amigo!!!!

    • Marcelogomes

      vejo que você está bem alienado a cultura norte-americana, demasiadamente mentirosa e hipocrita.

    • sardalino

      bravo, gostei, boto fé, eh isso mesmo irmao.

    • Douglas

      é mesmo ? da onde você tirou essa informação? me de as fontes o site ou qualquer lugar que você tenha visto porque você provavelmente esta inventando isso e pior pra defender os americanos, sabe o que você é ? um belo dum paga pal isso sim
      e mesmo que tenha as fontes elas são mais uma mentira.

    • betonedelbeto

      naõ entendo se a fisica comprova que eles naõ tinham como sair do chão e as replicas mais que confirmaram que eles não tinham como voar e isto ja esta provado, como vai ser alegado que com o flyer o pior de todos e mais pesado e com o motor mais fraco sairam voando, olhem as replicas ja provaram tudo so falta esquecer estes dois.

    • RUBEM_DOBU

      PARABÉNS! CARA, VOCÉME FAZ TER ORGULHO DE SER PENSANTE… VOCÉDISSE TUDO O QUE EU GOSTARIA DE DIZER E AINDA ME FEZ, ANTÓNIO, SENTIR VONTADE DE REAGIR: PRODUZIR UM DOCUMENTÁRIO SOBRE ESSA POLÊMICA.

    • Naoenche

      mete a boca mesmo rubem, pode cre

    • Douglas Charles Cunha

      Antônio, parabéns. O problema maior é que os ianques gostam (e vivem) de propagandas. Nisso (enganar os outros) são mestres. Tudo para eles é pensado como capital. Se alguém no mundo inventa alguma coisa, simplesmente inventa. Se um ianque inventa, eles patenteiam e pensam em como lucrar com isso. Se descobrem alguma invenção de outras pessoas que não foi patenteada, como o avião, eles correm e roubam a ideia e divulgam como se fosse deles. A respeito das provas que os Wright deram, podem muito bem (e são) documentos inventados pelo governo. Isso é fácil de fazer com apoio governamental.

    • http://pulse.yahoo.com/_APJ7VO3QDHF52RGG3CRWWXJUMQ Marco

      AMIGO, ANTES DE VC SE DECLARAR COM TODAS AS LETRAS ANTI USA, PARE DE SER IGNORANTE E ARROGANTE COMO A MAIORIA DOS BRASUKAS, E PENSE QUE PODERÁ TER HAVIDO OUTRO SUJEITO, DE OUTRO PAIS, A TER VOADO PRIMEIRO QUE WRIGHT E DUMONT.

    • Marcelogomes

      pow cara eu acho que você está de fora, aguarde o proximo debate kkkk…

    • Koalla Ro

      o Brasil tem a maior riqueza do mundo .. por isso mandará no mundo

    • Falaserio

      po tu tem a gravaçao do pink e o cerebro maluco?
      me manda por email

    • Jatorrasse

      marico, voce ignora uma coisa que todo mundo encherga, as manipulaçoes norteamericanas para dominarem o mundo.
      isso se ve em filmes, esportes e tudo o mais. espero que leia essa mensagem, assim voce nao passa mais ridiculo.
      desse jeito parece que voce esta querendo provar que o azul eh vermelho.

    • http://pulse.yahoo.com/_APJ7VO3QDHF52RGG3CRWWXJUMQ Marco

      AMIGO, ANTES DE VC SE DECLARAR COM TODAS AS LETRAS ANTI USA, PARE DE SER IGNORANTE E ARROGANTE COMO A MAIORIA DOS BRASUKAS, E PENSE QUE PODERÁ TER HAVIDO OUTRO SUJEITO, DE OUTRO PAIS, A TER VOADO PRIMEIRO QUE WRIGHT E DUMONT.

    • Naotorra

      “america para os americanos”, a america inteira pra os eua esses putos, gostei douglas gostei.

  • Daniel paulo silverio

    cara cabo esses americanos querem todas as glorias do mundo pra eles,acham que sao os melhores mais as desgraças do mundo veio de la e da ganancia por poder.

    • RUBEM_DOBU

      ÉMESMO, CARA… OS AMERICANOS SÃO CAMPEÕES DE POLUIÇÃO, DE OBESIDADE MÓRBIDA, DE TUDO O QUE NÃO PRESTA! VALEU, DANIEL!

    • http://pulse.yahoo.com/_APJ7VO3QDHF52RGG3CRWWXJUMQ Marco

      ÉMESMO, OS AMERICANOS CAGAM E A MERDA DESCE ATÉAO BRASIL, E AI FICA…

    • Naoenche

      e tu aplaude, seu porra.

    • http://www.facebook.com/fabiano.matosinhos.5 Fabiano Matosinhos

      kkkkk essa foi otima

    • http://pulse.yahoo.com/_APJ7VO3QDHF52RGG3CRWWXJUMQ Marco

      ÉMESMO, OS AMERICANOS CAGAM E A MERDA DESCE ATÉAO BRASIL, E AI FICA…

    • Naoenche

      mas o mais triste de tudo isso eh a obesidade morbida

    • Carla

      fato!

    • http://www.facebook.com/fabiano.matosinhos.5 Fabiano Matosinhos

      esqueceu de dizer que são melhores nas olimpiadas , filmes ,tv, eles tem o refrigerante coca cola, o hamburger mcdonalds, os carros ford ,chevrolet , marcas famosas como apple, hp tambem a fazem os fogões e geladeiras que nos usamos consul e brastemp e GE,tambem os vagões que estão velhos eles mandam para o brasil como os da MRS . bom e o brasil so fabrica merda politicos corruptos ,ladrões, nas olimpiadas nos ficamos la tras que dó que dó ha vejamos o brasil fundou alguma fabrica altomobilistica kkk não todas são de fora presta ,atenção vc vive e come bebe curte todos nos brasileiros vivemos e dependemos do mundo americano isso e fato
      obrigado
      ps .pode reclamar a vontade minha oinião foi dita e não pode ser disfeita

    • Victoria

      devita e murto

  • Daniel

    Os irmãos Wright fizeram vários vôos AUTOPROPULSADOS e de maior duração antes de Santos Dumont fazer a mesma coisa. Tudo muito bem documentado. Eles são os verdadeiros pais da aviação, para desespero dos antiamericanos e ufanistas-de-miolo-mole.

    • Douglas Charles Cunha

      Iguais a você que se deixam enganar.

    • http://pulse.yahoo.com/_APJ7VO3QDHF52RGG3CRWWXJUMQ Marco

      ENGANADOS DE UM LADO E ESTUPIDOS ARROGANTES DO OUTRO…HUMMMMMM

    • Naoenche

      menos marico menos

    • http://pulse.yahoo.com/_APJ7VO3QDHF52RGG3CRWWXJUMQ Marco

      ENGANADOS DE UM LADO E ESTUPIDOS ARROGANTES DO OUTRO…HUMMMMMM

    • Naoenche

      documento qualquer um faz, principalmente quando entra em jogo o interesse de grandes naçoes, tente exercitar o discernimento dentro de voce para nao aceitar a tudo que escrevem como uma puta abre a perna pra tudo que tem benga.

  • Onavesh

    Inventar um avião é uma coisa, e fazer ele voar, é outra…e quem fez um avião decolar, voar, e pousar..foi um Brasileiro !!!!!!!!!!

    • Daniel Wachholz

      “Os irmãos Wright fizeram vários vôos AUTOPROPULSADOS e de maior duração
      antes de Santos Dumont fazer a mesma coisa. Tudo muito bem documentado.” [2]

    • Douglas Charles Cunha

      Cara, estuda antes de defender um ianque. Eles criam provas com apoio do governo para sustentar mentiras.

    • Paul Rock Simon

      Muito pertinente em suas palavra, vejo que neste site existe um bando de gente burra e ignorante sem conhecimento de causa!!!

    • Marcelogomes

      só falta você falar agora que os ianques foram a lua, e que é tudo verdade, também foi documentado.

    • Naoenche

      tens certeza disso? acreditas mesmo nisso? tens prova?

    • Frank

      - Aonde você viu essas provas, indique uma fonte para comprovação, se é que elas existem…

    • darth vader

      o que importa e inventar e nao decolar.

  • papito do maul kkkk otario

    o/

  • papito do maul kkkk otario

    o/

  • valeuws papito d mauvadinho

    papitoooooooooooooooooooooooooo[iai veis de boua na na lagoua mannnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ukukukukukukukkkkkk

    • Naoenche

      papito voce nao papa nem uma velha decrepita

  • valeuws papito d mauvadinho

    papitoooooooooooooooooooooooooo[iai veis de boua na na lagoua mannnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ukukukukukukukkkkkk

  • Rodrigo Silvano de Castro

    O mundo está americanizado por isso dizem que os imãos Wright inventaram o aviao , mas se esqueceram que a catapulta que usaram para o avião deles voarem e cair sem direção foi inventada na era medieval , não sei como sobreviveram para contar essa mentira …..

    • Naoenche

      concordo com sua postagem, porem o koala parece ser um bicho afeminado

    • Frank

      - PERFEITO SEU COMENTÁRIO… um general americano na segunda guerra disse a celebre frase: “SE NÃO PODEMOS REALIZAR, FALSIFICAMOS”, eles usaram vários tanques infláveis para poder enganar os alemães com relação a quantidade de tanques que eles tinham… os americanos enganam o Mundo com várias farsas de superioridade até hoje.

  • João Pedro Dalbelo Martins

    imaginamos que os americanos estejam certos, e que ninguem inventou o avião ate agora, se eu fiser um aviãozinho de papel, então eu inventei o avião

    que besteira e obvio que Dumont inventou o avião e os Wright inventaram um brinquedo

    • Douglas Charles Cunha

      Parabéns. Concordo plenamente.

    • IyeTronic

      Engraçado, no futebol consideram os gols que o Pelé realmente fez, assim como os que o Rogério Ceni fez e desprezam os que a FIFA contabiliza….Agora porque não contam também os voos dos Wright ditos não oficiais???? E se vcs fazem tanta questão de dizer que não foram os americanos, então também não foram os brasileiros. Foi um francês de nome Clément Ader que em 1890 fez o 1¬∞ voo autopropulsionado e pelos próprios meios…
      QUEREM SER NACIONALISTAS….FAÇAM-NO COM CULTURA E RAZÃO.

    • Naoenche

      esse negocio de nao oficiais ai me cheira mal,porque nao oficializaram, num pais que se preocupa tanto em por a imagem de seu povo como uma raça superior em tudo. sera que correram da oficializaçao como o macaco corre da banana?

    • http://www.facebook.com/fabiano.matosinhos.5 Fabiano Matosinhos

      boa

    • thiago

      Vejo aqui um torcedor do time da Marginal sem número?

    • Naoenche

      bela opiniao douglas

    • Anonimo

      nesse caso entao foram os chineses, naum eram eles que soltavam pipas hehehhehe

  • Riopreto2009

    Existe um livro que pode tirar a dúvida.O livro é : guia politicamente incorreto da história do Brasil (de Leandor Narloch).Ali o autor é bem convincente em provar que Santos Dumont não inventou o avião e nem o relógio de pulso.Talvez até nos convence que ele era um pilantra.

    • Marcelogomes

      Quem é esse cara Riopreto2009, você não tem opinião formada, se ele escrever um livro especulando que merda é comestível você vai comer “coco” no almoço kkkkkk… deixa de ignorancia cara.

    • Naoenche

      entao po, vou escrever um livro provando que quem inventou o tablet foi os irmaos wright tambem e tu vai assimilar tudo isso sem utilizar qualquer discernimento. abre as pernas pros americanos vai la

  • AAA

    nossa estados unidos QUE ROUBAR

  • Victor arroyo cristianotti

    santos dumont

  • Victor arroyo

    quem inventou a merda

    • Naoenche

      merdolino wright, mas algumas fontes afirmao que foi santos cagon

  • IyeTronic

    Nem Wright nem Dumont…..quem inventou e voou como uma máquina autopropulsionada e pelos próprios meios foi Clément Ader em 09 de Outubro de 1890 (off the record) Oficialmente reconhecido pela FAI, foram os Wright….Tenho dito.

  • TheCrazyFuckSnap

    E eu com isso ? DANE-SE QUEM INVETOU O AVIÃO !

    • 96436273

      iae e u todinho

    • Naoenche

      isso mesmo irmao, agora vai la e fuma uma maconha ou um crackzinho, voce eh o cara.

  • Alvaro

    Os americanos manipulao o mundo pq tem uma brigada militar de alta tecnologia e poe medo no mundo inteiro a ontam e uma merda e paga pau pra tudo que os eua fazem, eua que o credito de tudo, quem invento o aviao foi santos mesmo, eles falaram que voaram antes mais nem provaram, a intao foi minha vo que vuo primeira em 1900 ja que as coisas e assim.

    • Naoenche

      eu lembro da sua vo nessa epoca

  • Yugagarin

    Inventar? Édifícil dizer. Por exemplo, os egípicios tinham objetos pequenos em forma de pássaro, mas era feito de uma maneira tão peculiar que não parece um pássaro, parece um avião moderno. Esse seria só um exemplo de “invenção” (mesmo que involuntário). Mas quanto a quem fez o primeiro vôo, foram os irmãos Wright, sem dúvida. Tem registros filmados disso.

    Quanto ao vôo dos Wright ter ajuda do vento ou não, não tira o mérito do vôo. Ora, o Concorde nos anos 70 não era muito a frente de aviões que vieram antes?

    Por tanto esse argumento de “teve ajuda do vento” é questão tecnológica, e isso não invalida que o primeiro vôo foi dos Wright.

    Dumont era um inventor genial, mas nessa briga aqui não tem discussão.

    Vamos nos orgulhar então do relógio de pulso (a não ser que tenham descoberto alguém que fez isso antes, rsrs).

    • http://www.facebook.com/people/Dangeloucus-Rodrigues-Silva/100000027060281 Dangeloucus Rodrigues Silva

      se for o caso entao tb nao foi os Wright que inventou pois bem antes dele ja avia o dirivel entao como fica

    • Naoenche

      o dirigivel necessitava do auxilio do vento.

    • Naoenche

      dependendo do vento ele nao saia

  • Yugagarin

    http://www.youtube.com/watch?v=T5o-fhBKf8Y

    1903! Primeiro vôo dos Wright!

  • Yugagarin

    Detalhe, esse vídeo é de uma emissor BRITÂNICA. E vocês sabem que Americanos e Britânicos não se dão bem. Eles poderiam muito bem sacanear e colocar o Santos Dumont como o primeiro vôo. Mas não, foram imparciais.

    • Naoenche

      que eu soubesse americanos e britanicos sempre mantiveram relaçoes nao eh nao? desculpe se eu estou errado.

  • http://www.renatoxavier.com/katipsoi-zunontee Katipsoi Zunontee

    De qualquer forma, Santos Dumont é o mais lembrado. Ao menos por mim.

  • http://www.facebook.com/people/Dangeloucus-Rodrigues-Silva/100000027060281 Dangeloucus Rodrigues Silva

    quem enventou ou deixou de inventar para mim não importa foi feito e o importante e ter a ideia usada para bem da humanidade, mais os americanos tinha de fazer caca e usar para destruir vidas,,,,so sei de uma coisa em qualquer pais onde vá brasileiro e bem recebido e querido o o nosso pai e sinonimo de paz e união,,,ja os americanos são arrogantes imperialistas se metem na vida dos outros destroi mata crianças, mulheres destroi vidas e tem a prepotencia e ignorancia de diser deus abençoe a america bando de arrogantes primeiramente digam deus abençoe o mundo,,,os americanos nada mais são que nazistas disfarçados,,,pergunte para qualquer pessoa de qualquer nação qual pais mais odiado mundo e a resposta vai estar na ponta da ligua estados unidos da america,,agora pq sera que eles são tanto odiados ?

    • Naoenche

      gostei

  • Paula

    sou idoida

    • Naoeche

      te interna

  • alessandra morato

    foi o santos
    Dumont e ponto final !!!
    esses americanos se acham !!

    • Naoenche

      se ninguem tem como provar nada entao porque ficam perdendo seus tempos? vcs nao sabem eh porcaria nenhuma porque a historia ja foi modificada tendenciosamente assim como muitas outras historias.
      seus porra

  • http://profile.yahoo.com/CCMSF6R2LGC6Q43NQG76DWRYHA Anna Flávia

    Eu ainda tenho dúvidas em torno deste assunto. Os irmãos americanos mal conseguiram voar direito, precisando de uma “catapulta” para que o avião subisse por alguns segundos, já o Dumont conseguiu deixar o avião no ar…
    Os irmão criaram o avião com a ideia de que conseguisse ficar no ar, que foi uma coisa que não aconteceu… e já o Dumont conseguiu. Pra mim os irmãos criaram um “avião que não voava”, mas foi primeiro avião, e o Dumont conseguiu concretizar a ideia: que seria que o avião voasse.
    Então, pra mim os irmãos americanos criaram o avião, e o Dumont apenas fez com que o avião voasse. Acho que o ‘merito’ deveria ser dividido entre os irmãos Wright e o Dumont.
    Éassim que eu penso…

    • Adriano Ferreira

      Anna Flavia, na verdade varios inventores no mundo todo estavam testando planadores com o intuito de criar um avião, por isso os irmãos Wright devem dividir com todos estes a invenção do planador. Porem quem saiu com o mais pesado que o ar do chão, não utilizando-se de nenhuma catapulta e de nenhum recurso extra….foi Alberto Santos Dumont sem sombra de dúvidas, e totalmente acompanhando de diversos expectadores no Campo de Bagateli na França, portanto os Wright entre outros foram os percursores da aviação, porem Dumont e que finalizou a invenção, portanto o inventor final.
      E como o Windows, ele foi copiado da Apple, o mouse foi roubado da Xerox, o MS-DOS foi comprando…..porem quem lançou todos esses inventos ao mercado foi a Microsoft representado pela figura de Byll Gates, portanto nem sempre quem começa e o inventor…..as vezes a invenção pode ser melhorada, aperfeiçoada, que nem mesmo quem começou teria capacidade ou genealidade para terminar…..portanto o genio o criador do avião em si, foi Santos Dumont e ponto Final.
      E por favor parem de se referir aos norte-americanos como simples americanos, pois americanos somos todos nós do continente americano….eles são norte-americanos ou estados unidenses.

    • henrique

      Concordo, acho ridículo chamar os Estados unidenses de “Americanos”, pois desmerece o nosso continente. Chamando eles de Americanos, então nós somos o que?

      Santos Dumont CRIOU o avião, os wright criaram o conceito.

    • Naoenche

      PELO MENOS O AVIAO DO SANTOS DUMONT ERA UTIL NEH?

    • Eudemar

      Soy Latino Americano e nunca me engano….

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=1344555790 Joyce Maria Feleciano Ferreira

      nos somos latino-americanos xD

  • Alexandre

    Santos Dummont não inventou o relógio de pulso, só popularizou ele entre os homens, ele já era usado por mulheres. Veja na wikipedia:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%C3%B3gio_de_pulso.

  • Alexandre

    Antes de Santos Dummont voar com o 14-bis em 1906, a patente dos irmãos Wright já estava aprovada em 1903. Eles não faziam exibições públicas, pois estavam mais interessados em ganhar dinheiro, protegendo os direitos e os detalhes do invento até a patente ser aprovada. Aí então, fazer publicidade e vender bastante, como bons capitalistas.

    • Regis

      A patente só foi aprovada em 22 de maio de 1906

  • Agorapronto

    Os americanos querem ser donos de tudo,até das invenções.O Brasil sempre teve grandes inventores,mas nunca foi reconhecido.Acredito que neste século acreditarão mais no Brasil,prova disso já tem muitos estrangeiros mudando pra cá.

  • Rob

    O avião que nós conhecemos hoje quem inventou foi Santos Dumont, ele fica parado liga o motor e depois decola. Não precisa de cataputa, vento ou trilhos para voar como dizem que faziam os irmãos Wright. Que pena mas não tiveram cobertura da imprenssa local , que pena, será que era verdade mesmo.

  • Vitoryaalbertina

    como santos domon ja morrel ele podia enventar aviao de quatro asas

  • Nadjahoandrade

    a maioria da população do mundo tem em mente que foi santos dumont que inventou o avião,os brasileiros são capazes de fazer,criar muito mais,porque não?.agora uma coisa é verdade tirando os politicos corruptos que fazem mal para nossa naçãoe só tiram do povo,os restantes dos brasileiros são sinônimos de união e alegria.

  • Mcdani

    Na realidade eu sou acho o seguinte, porra o Brasil, nunca foi inovador em nada, e quando se tem a chance de falar, ” A um Brasileiro inventou alguma coisa”, tentam nos tomar o mérito. uehuaheuaheahue

  • Jatorrasse

    voce eh um brasileiro porra que nunca inventou nada tambem seu merda, sabe da o exemplo?

  • Lazzaro

    Vou aqui comentar um ato histórico praticado pelos Estados Unidos que tenho a certeza de que nenhum outro país no mundo foi capaz de, sequer, chegar perto de atingir tamanha repercussão. Os Estados Unidos foi o primeiro e único pais do mundo a lançar duas BOMBAS ATÓMICAS sobre duas cidades, exterminando centenas de seres humanos inocentes, utilizando um aparelho voador, que segundo eles, foi inventado por dois norte americanos. Atualmente colocam-se num posicionamento de principal nação a pregar pelo desarmamento nuclear. Tal ato, com certeza, é o grande feito histórico que o Poderoso Tio San deixará para a humanidade, utilizando a maior invenção de todos os tempos, invenção que por muito tempo passou pela cabeça de vários homens que sonhavam em voar como os pássaros, entre eles também os irmãos Wright, mas que foi idealizada, dentro do conceito verdadeiro de um AVIÃO, por Alberto Santos Dumont, sendo sua criação transformada, mais tarde, em arma de guerra, utilizada para extermínio da raça humana, mas aí já foi invenção do Tio San.

  • Amanda-bicas

    isso está totalmente errado eu ñ pesquisei isso!!!!!!!!!!!!

  • bruno

    O mundo vai reconhecer os Wright como os inventores nesse caso, menos o Brasil que vai continuar sustentando sua fantasia nacionalista.

    • Symas

      Ñão se trata de fantazia. o que se discute e defendemos é a HONRA, isso não tem preço. Precisamos passar a valorizar a grandeza desta nação. Uma nação não se resume apenas ao território mas, fundamentalmente, o valor de seu povo

  • PINGCHUNLEE

    q legal d+

  • Rede Canais

    Queria estar vivo na época dos irmãos Wrights,queria matar eles,ficam roubando nossas conquistas,eles não fizeram nada só falam de ciumes,só porque são
    norte-americanos acham que inventam tudo! QUEM CONCORDA DA CURTIR.

    • darth vader

      cala a boca seu siumento farao eles que iventar tudo nao adianta ter inveja,e se voce matase os irmao wrights a pulicia de la ia te fuzila.

  • Christan_lucassfs

    todo mundo e viado

  • DeMarques, o celta

    Existe um sapo que, quando ameaçado pela cobra, inspira muito ar para ficar inflado e parecer muito grande para amedrontar a cobra. O Estados Unidos não passam de um sapo inchado, inflam-se para inspirar medo nos outros. Divulgam armas mirabolantes que não tem. Já criaram várias farsas: a bomba atômica, a ida à lua, etc… Tentam tirar o mérito de Santos Dumont. Dizem que o “feito” foi presenciado por várias pessoas e um cachorro. Certamente dentre todos o mais digno e confiável era o cachorro. Depois do pau feio que levam no Vietnã, nunca mais tiveram coragem de atacar ninguém sozinhos, chamam a quadrilha da OTAN para ajudar. E quanto ao Clément Ader, por que esperaram 16 anos para construir aviões semelhantes ao de Santos Dumont? Segredo militar? Conversa fiada! Se o avão tivesse sido inventado em 1890, 16 anos depois não teria sentido ainda estarem tentando voar. Mentirosos e ladrões. Estrangeiro, para mim, é sinônimo de ladrão. São um bando de filhos da puta.

    • Matheus

      kkkk bomba tomica ? Ida a lua kkk claro que eles foram , foi até televisionado na TV da epoca kkk

    • Frank

      - Caro Matheus se você pesquisar melhor verá que o Homem não foi a lua porque os seres vivos não sobrevivem ao passar pela atmosfera da terra (cinturão de Van Halem), é só pesquisar e não ficar acreditando no que você vê pela TV, pois tudo pode ser editado com muita facilidade… pesquise e não fique acreditando em tudo OK

    • massula

      Caro Frank, O sistema de escudos dos ônibus espaciais construidos pela nasa repele de forma COMPLETA as ameaças do cinturão de Van Halem, se não fosse verdade, a Rússia não teria uma estação espacial Internacional no espaço.
      Pesquisar não é fuçar, pesquisar é estudar sobre o assunto do TODOS os pontos de vista.

    • Mentor

      Caro massula, logo se vê que repete o que lê e não tira conclusões por si, saiba que a estação espacial não está fora do cinturão de Van Halem, assim como o ônibus espacial permanece dentro dele, assim como o avião o telefone e a lâmpada também não foram inventados pelos americanos, chegamos ao absurdo dos laboratórios Edson, um laboratório especializado em roubar patentes de outros países.

    • http://www.facebook.com/arley.marques.9 Arley Marques

      CARO massula, o homen nunca pisou na lua, naquela época a tecnologia era muito simplezinha , tudo gera em torno da logistica necessária para chegar na lua, transmissores potentes para comunicação, uma quantidade assustadora de combustivel, estoque de comida , itens de saúde e higiene, tudo isso reduzido em proporções espaciais para acomodar menos espaço, mas em uma época em que um transmissor de rádiodifusão era a valvulas e um celular pesava quase meio quilo, e um satélite nem era tão potente: fica dificil imaginar que houve uma viagem a lua de ida e volta em 1962 ,isso é uma fralde que existiu graças a corrida espacial contra a Russia , e a nasa precisou de uma ajudinha de Hollywood , mas colocar uma pedra em cima do legado que Santos Dumont deixou pra humanidade ,é aburdo, isso mostra que estados unidos não tem tanto poder quanto parece , mas tenho que adimitir que esse governo oculto tem o dom de enganar pessoas , rsrssr irmão wright… rsrsrsrsrrsrsrsr , porque não tentam isso nos dias de hoje ? seria ótimo um telescópio na lua porque poderiamos enxergar mais além, mas isso acabaria com a fralde deles? acho que sim.

    • ALAN

      A BOMBA ATÔMICA FOI CRIADA PELOS CIENTISTAS ALEMÃES MAS ELES NÃO ESTAVÃO SATISFEITO COM A ALEMANHA NA ÉPOCA E FUGIRÃO AI OS ESTADOS UNIDOS LANÇARÃO A BOMBA EM DUAS CIDADES E DISSERÃO QUE FOI ELES QUE INVENTARÃO… PROCURA SABER PARA DEPOIS COMENTAR.

    • Guest

      putz, seu português é um lixo, heim, meu camarada…porra, você fugiu da escola primária?

    • diego zonna

      procura estudar concordância para depois escrever!!!

    • http://www.facebook.com/robertoramalhoproducoes Roberto Ramalho

      E vc procure aprender um pouco de português; nossa quanto erro !

    • João Edinei

      então me explique uma coisa seu sabichão, na lua não existe gravidade, como que a bandeira do EUA foi asteada e balançava se na lua não tem gravidade, pra mim até agora ninguém pisou na lua. Apenas fizeram de conta que estiveram lá. Porque nunca mais foram até a lua com tanta técnologia nos tempos modernos?

  • felipe

    nao

  • Eudemar

    Galera, vamos melhorar, O cara é o pai da aviação moderna, é isso, é o mesmo que dizer que que Franklin inventou os óculos, ele somente pegou conceitos e os reuniu de forma diferente, é isso, o Bill não inventou nada, só montou, roubou, copiou, o Alberto, fez o mesmo, mas isto não lhes tira o mérito.

  • diana

    Eu acho que quem inventou o aviao foi o leonardo da vinci mas numca saberemos a verdade,so se aguel que viveu naquela epoca e vive ate hoje n queira contar,tenho 9 anos e quero saber o que aconteceu diverdade!!

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=1344555790 Joyce Maria Feleciano Ferreira

    desculpa, mas quem inventou o avião foi Clément Ader…
    Clement Ader,chamou o aparelho batisado ” hélice” com o qual ele decola no 09 de outubro de 1890 e atinge o chão sobre 50 metros a 20 cm sobre a pista.
    Santos Dumont foi um dos primeiros “aviadores” que conseguiu voar sobre 60 metos et desta vez com um motor a gasolina,no parque de Baguatelle em 1906.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=1344555790 Joyce Maria Feleciano Ferreira

    Procurem Alberto Santos Dumont ,na wikipedia e verão quem foi o verdadeiro “INVENTOR”.

  • Etieny

    bom achei bem interesante essa historia aorei tudo isso muito bom

  • paulo

    AGORA TENHO CERTEZA QUE QUEM INVENTOU O AVIAO FORAM OS DOIS IRMAOS AMERICANOS, PROVANDO QUE O BRASILEIRO COMO SEMPRE DESDE AQUELES TEMPOS NAO PASSA DE CORRUPTOS APROVEITADORES E MENTIROSOS E QUE SO PENSA EM LEVAR VANTAGEM EM TUDO, DESDE DE CRIANÇA SEI QUE O PAI DA AVIAÇAO E UM BRASILEIRO MAS AGORA SEI A VERDADE, E CERTAMENTE ELE ROUBOU A IDEIA E APERFEIÇOOU. E COMO NAO EXISTIA COMUNICAÇAO NA EPOCA SE TORNOU O FAMOSO INVENTOR DO AVIAO. SO PODIA SER BRASILEIRO MESMO.

  • izabella cunha

    Santos Dumont foi quem inventou.Apesar de eu ser muito nova,tenho um conhecimento enorme sobre isso.

  • Roberto

    Na minha opinião foi Santos Dumount. Podem falar o que quizer. O sonho dele era ter uma máquina voadora. Quando ele viu o avião sendo usado como arma, caiu em depressão. Émuito facil falar de uma pessoa morta que não pode se defender. Ele rouba a idéa dos outros e depois se mata? Isso não tem sentido nenhum!

  • Symas

    ALBERTO SANTOS DUMONT sempre será reconhecido como o “PAI DA AVIAÇÃO”, quem sabe se o irmão norte-americanos não deveriam tabém serem reconhecidos como os “PADRATOS DA AVIAÇÃO”? Seria a solução pausível, creio!

  • Jack Schmitt

    Da onde surgem esse loucos e ignorantes como esse Frank? Que disse isso:”Caro Matheus se você pesquisar melhor verá que o Homem não foi a lua porque os seres vivos não sobrevivem ao passar pela atmosfera da terra (cinturão de Van Halem), é só pesquisar e não ficar acreditando no que você vê pela TV, pois tudo pode ser editado com muita facilidade… pesquise e não fique acreditando em tudo OK”

    Tem que ser um ignorante mesmo e que acredita que tudo é conspiração. É você que não devia acreditar em qualquer merda escrita por teóricos da conspiração.

  • http://www.facebook.com/csfreitas Cicera Maria S Freitas

    FOI SANTOS DUMONT E NÃO IMPORTA O QUE OS AMERICANOS DIZEM! ALIÁS, NÃO IMPORTA NINGUÉM. FOI SANTOS DUMONT QUEM INVENTOU UMA AERONAVE QUE LEVANTAVA VOO SOZINHA APENAS COM O MOTOR PRÓPRIO E NINGUÉM PODE CONTESTAR ISSO. E ALÉM DISSO, O RELÓGIO DE PULSO FOI INVENTADO POR ELE, E PRONTO!!!

  • Matheus

    Não adianta. A história nunca irá favorecer a obra de alguém de uma país subdesenvolvido, ainda mais nessa época, em que o Brasil era nada. Dumont pode até ter voado antes, mas os Estados Unidos pregam que foram os Wrights, quem irá contesta-los? Somente nós, brasileiros.

  • João Marcos Cadina Vaz

    de acordo com isto ai acho o Drumont inventou o avião..
    e Orville e Wilbur Wright simplesmente fez um tipo de planador…. ja que precisou de correntes de ar da região para ser sustentado no ar….

  • halyne

    queria estar nessa época seria muito legal e obrigado pela informação

  • YASMIN

    EU NÃO QUERO SABER ISSO SÓ QUERO SABER QUEM INVENTOU O AVIÃO!!!!!!ASSESAMOS ESSE SITE PARA SABER QUEM INVENTOU O AVIÃO.QUEM ESCREVEU ISSO FOI UMA CRIANÇA DE 6 ANOS

  • lorraynebagatini@hotmail.com

    eu acho que a historia de Lampiãõ e muito mais interessante

  • CHAVES

    Um avião não pode depender de vento ou outra intervenção para voar.Os irmãos fizeram algo q voou, porém como não atendeu característica de avião não era avião.

  • http://www.facebook.com/lucas.fonseca.7393264 Lucas Fonseca

    galera é claro q santos drumond fez o aviao se pesquisarem veram q os wright não fizeram um ´´aviao ´´ fizeram na verdade um planador mais eles tem a sua gloria por exemplo; primeiras pessoas a voar (se um homen das cavernas nao ter voado antes em um piperodatico ) e o maximo q eles talvez tenhao feito é inventar a asa delta mais não tenho certeza é so um comentario

  • Xinanes

    Só falta aparecer um argentino querendo créditos pela invenção do avião!

  • pedrinho

    Quem invento o aviao foi a boeing

  • nathalha

    nossa que confusão que fizeram ai que o 14-bis nao era o primeiro aviao …..

  • oscar

    isoria meio grande mas valeu apena por que acabeide copiar tudoisso do meu tema kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001110439584 Vitor Hugo

    Se apenas pensar, sem colocar em prática, conta, então quem inventou foi DaVinci, no século XV. Agora, se houver necessidade de prática, foi Dumont. Dumont não pensou o avião, ele apenas criou uma ideia que já havia sido pensada séculos antes, e assim funciona com todos os inventores. A ciência consiste em aprimorar ideias de inventores/pensadores de tempos antigos.

  • sofia

    vcs só fala bobagem

  • lmascarenhas

    A pesquisa sobre o vôo era feita em vários lugares e certamente houveram vários inventores independentes, o que não tira o mérito de nenhum deles. Nessa mesma época Clément Adler e Otto Lienthal estavam voando também.
    O avião de Dumont só tem esse nome por que é brasileiro: não tinha controles, não podia levar uma carga maior e era feito de bambu e seda: era quase uma pipa. O dos irmãos Wright já fazia isso tudo: Possuia manete, flaps, empenagem vertical, hélice bi-pá com passo variável… era uma avião com as mesmas estruturas que temos hoje. Por isso faltava motores com potência para eles.
    Não foi o Dumont que inventou o avião, foram os Wright.
    Mas ele inventou a aviação, que é uma coisa bem diferente e talvez mais importante…..

  • ODEIO A AMERICA

    CARALHO ESSES ESTADUNIDENSES DE MERDA TENTANDO ROUBAR NOSSAS INVEÇOES QUE VIADOS

  • flavia

    e ainda sim ele fala que esta serto ……..

    • jussara

      ?????

  • Dudu

    É, ele também não foi o primeiro a usar o relógio de pulso. Santos Dumont era um picareta de mão cheia …

  • xxxzzztttxp

    Esses malditos americanos! Sempre querendo dá uma de os Bonzões.Odeio Nortes americanos! E Sou Xenofóbico mesmo! Ninguém aguenta tanta mentira assim!
    O Brasil era pra ter ganhado milhos de Reais Com essa invenção e hoje o que vemos é os EUA mostrando seus melhores caças aéreos e helicópteros de guerra num Leilão dizendo: E ai? Quem quer comprar? E quando você toca no assunto de quem inventou o avião eles viram a cara e ficam emburrados.
    Fala sério. Roubaram a nossa ideia. Eu moro em Teresópolis, vizinha de Petrópoles, onde Santos Dumont nasceu, e parece que a cidade nunca teve nada ninguém que fosse fazer algo assim. Era pra ser muito desenvolvida, mas não é.

  • Felipe

    >>>>irmãos Wright É O CARALHO<<<>>>>>>>>Diferente do 14 Bis, o avião dos irmãos Wright tinha dois motores de 12HP (cavalo de força), sem trem de pouso, pois usava um tipo de esqui, além de um sistema de catapulta para poder ser alçado aos ares. “Santos Dumont fez seu voo diante de uma comissão científica do Aeroclube da França, primeiro órgão aviatório do mundo, jornalistas e um público de curiosos, perfazendo quase mil assistentes. O 14 Bis tinha trem de pouso, um motor de 50HP e decolava e pousava por meios próprios, requisito necessário de acordo com a definição de um avião, segundo o Aeroclube da França. Em suma, os irmãos americanos tinham um planador com motor e catapulta, e não um avião”e tanto é q os aviões de hoje em dia todos tem a mesma característica do 14 bis.
    “Há algumas exceções, como Portugal e França, além de alguns países da América Latina, que dão a Santos Dumont os créditos da invenção do avião. A partir de 1942, em função da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos passaram a investir na propaganda nacionalista de que os Wright eram o inventores do avião. E se há de convir que a mídia americana sempre foi poderosa”<<<<<<<<<<

    Por isso q eu digo q eles é cheio de inventar historinha, e é cheio de falar q eles q fizeram e fazem tudo ,q eles q salvam todo mundo e os otários q acreditam.
    Em todo história sempre foi eles foderam todo mundo e tanto é q eles é o q mais escondem as coisas, tudo q é bom é mostrado ainda mais eles q são patriotas.

    E eu concordo com o DeMarques

  • marcilio

    tem alguem awee

  • darth vader

    Cala a boca o seu indio ignorante e burro é claro que foram os americanos que inventaram o avião seu burro,voce tem ciume porque brasil é um lixo que nunca vao conseguir inventar merda nenhuma e estados unidos sempre vai ficar na frente,seu pais nunca vai inventar nada.

  • Lucas

    Santos Dumont inventou o avião, porem os irmãos norte americanos voaram primeiro. “Os irmãos Wright inventaram um planador, Santos Dumont inventou o avião.”

  • Claudia

    Falando a verdade nua e crua: os Estados Unidos só quer levar a gloria porque não admite que um pais subdesenvolvido como o Brasil foi capaz de inventar uma das maiores invenções do mundo. Se dependesse mesmo dos Irmãos Wright pra inventar o avião, nós nunca conseguiríamos sair do chão e muito menos atravessar continentes; O que eles fizeram realmente foi literalmente uma máquina idêntica a um aviãozinho de papel, ele não voa, apenas plana, ou seja apenas cai. Sem falar que o “vôo” NÃO foi testemunhado por centenas de franceses e foi muito conveniente os Irmãos Wright afirmarem que foram eles logo depois da apresentação de Santos Dummont, não?

  • http://www.felideo.com.br/ Felideo Desittale Paravimnce

    Talvez eu seja apedrejado aqui. Existem tentativas de e invenções de maquinas voadoras a centenas de anos e em parte da teoria muitos inventores anteriores a dumont estavam certos!!! Da Vinci foi um deles!!!

    Então se foi apenas juntar os estudos passados e grudar diversos materiais a fim de fazer estes estudos e teorias virarem pratica, não importa quem fez!!!

    Mas minha opnião particular e conceito formado é que: na historia da ciência existem milhares e milhares de safados malditos que se aproveita da invenção dos outros e dão uma melhorada, fazem mais publicidade, registram patente primeiro ou compram a invenção e não dão créditos ao inventores e saem com a gloria, a fama e a riquesa!!!

    E o avião quem foi que inventou!!! Foi os irmãos Wright!!! Fizeram primeiro, voou e pronto e acabou, fim de papo!!!

    “A mais o da Dumont voou mais e blablabla!!!” Idai??? Depois que inventam uma coisa elas passam a ser reinventadas e melhorarem!!! É o curso natural da ciência!!! Os Wright inventaram, Dumont melhorou um pouquinho e hoje estamos como estamos, com infinitas melhoras, de infinitos engenheiros e conseguimos fabricar um boing!!!

    Agora me fala, porque o povo fica com essa PUTARIA de defender o Dumont que foi o Segundo a criar o avião, mas não dar a mínima atenção para Roberto Landell de Moura contra Gugliemo Marconi??? Gugliemo Marconi sim foi um brasileiro que foi o primeiro a inventar o que inventou!!!

    Ah!!! A maioria das pessoas não sabem quem é e o que inventou Roberto Landell de Moura né!!! Parabéns brasileiro defensor de Dumont!!!

  • Lucas D’angel

    Tantas coisas neste planeta sabem voar, mas à humanidade isso só foi permitido graças a inteligência e engenhosidade de um BRASILEIRO. Parabéns Santos Dumont.

  • PauloQ

    Quem primeiro voou foi o alemão Otto Lilientnal com um planador, que inclusive inspirou os irmãos Wrigth no desenho do seu modelo que para decolar era catapultado, mas Santos Dumont foi o primeiro a fazer uma decolagem sem auxilio externo.

  • Alexandre Couceiro

    Entre tantas outras coisas Santos Dumont foi quem inventou a palavra Aeroporto… e sim foi o 1 homem a voar em uma aeronave de forma autonoma … sei que ele teve um encontro com Tomas Edson e o próprio o alertou sobre a questão da patente… e reflitam como seria dificil um brasileiro ser inventor do avião em uma europa onde alemães ingleses franceses e outros europeus estavam nesta mesma corrida… sei que o coração de Santos dumont esta numa base da aeronautica em São Paulo…

  • Moisés

    Diferente do 14 Bis, o avião dos irmãos Wright tinha dois motores de 12HP (cavalo de força), sem trem de pouso, pois usava um tipo de esqui, além de um sistema de catapulta para poder ser alçado aos ares. “Santos Dumont fez seu voo diante de uma comissão científica do Aeroclube da França, primeiro órgão aviatório do mundo, jornalistas e um público de curiosos, perfazendo quase mil assistentes. O 14 Bis tinha trem de pouso, um motor de 50HP e decolava e pousava por meios próprios, requisito necessário de acordo com a definição de um avião, segundo o Aeroclube da França. Em suma, os irmãos americanos tinham um planador com motor, e não um avião”, defende Gustavo. tirem suas conclusões

  • diego cavalcanti

    eles podem ter inventado mais como sempre nós aperfeiçoamos a obra kkkkkkkk conversa afiada claro que não além do avião o relogio de pulso tb existe rumores que o chuveiro todo furadinho como é visto hoje tb foi obra de nosso querido pai da aviação.

  • guilhermewanser

    é legal essa estoria

  • niltin alves

    os americanos se vangloria de tudo mas olha só santos dumont tem filme provando o feito certo – agora o primeiro avião a jato foram os alemães o primeiro foguete tambem os alemães na verdade em todos os filmes eles dizem que foram os irmãos Wright recentemente fizeram a reconstituição do voo do 14 bis e novamente deu certo agora quanto ao voo dos Wright foi o maior mico até o presidente Busch ficou sem graça mas isso eles não colocaram na net, ora que eles mostrem o video

  • Baiana

    Invenção é criação !!!! criação é por em prática !!!E o único que criou o avião de fato foi o nosso brasileiro !!! Eu não preciso que ninguém me fale de idéias ou conceitos ou tente me provar o improvável.

  • Baiana

    Invenção é criação !!!! Criação é por em prática !!! E o único que criou o avião de fato foi o nosso brasileiro !!! Eu não preciso que ninguém me fale de ideias ou conceitos(afinal qualquer um pode ter o seu rsrsr por mais medíocre que seja !!!) ou tente me provar o improvável.

  • Braulio Campos

    A questão a ser levada em conta é que o 14-bis tinha potencial de voar o quanto quisesse. O avião dos irmãos Wright, porém, dependiam do impulso inicial. É como afirmar que um avião de papel, lançado por uma criança, foi o pioneiro na história da aviação.

  • Gab Landi

    D-a-o-r-a seu site

  • beatriz

    se uma arvore caiu na floresta e nao tem ninguem para observar ou
    ouvir essa arvore realmente caiu

  • iolanda

    Puxa vocês me ajudaram bastante pois eu e minhas primas gostamos de fazes quiz* e entrei nesse site pra achar curiosidades e me dei bem acertei muitas perguntas relacionadas á criaçao do avião bjj .Iolanda Martin Rodrigues.12 anos 25/06/2013.

  • Carlos Gardel

    Isso é uma mentira deslavada, os irmãos Wrigth só usaram catapulta para ganhar tempo e economizar espaço, eles já tinham o dominio do invento. O avião de Dumont não voava, só saltitava. Em 1906 eles já vendiam seu invento comercialmente, pesquisem e comprovem. Defender uma mentira só por ser brasileiro, eu não!

  • Eduardo Mrack

    Pensem comigo, séculos antes de Dumont ou dos Wright houveram equipamentos com o intuito de voar. Ok, quem não concorda que vá pesquisar. O que os Wright fizeram, nada mais foi do que lançar um objeto ao ar e usar do vento para planar. É impossível discordar disto, e fizeram antes de Dumont. Convenhamos, um VÔO, sim em maiúsculo, na minha concepção de engenheiro, é quando um objeto pode se auto sustentar no ar e ( é aqui que se defini vôo ) ADQUIRIR IMPULSO estando sustentado apenas pelo ar, sendo auxiliado por algum tipo de propulsão, seja com hélice, ar comprimido, foguetes, etc. E definitivamente Santos Dumont foi o primeiro ser humano a conseguir tal fato. Ele foi um gênio, sim existiram e existem alguns raros gênios brasileiros. Os Wright nunca passaram de malandros norte americanos. Uma mentira contada mais de mil vezes se torna uma verdade, o que é uma pena.

    Sobre a pergunta do título : ” quem inventou o avião ? ”
    A minha resposta seria : o que é um avião ?

  • MONALISA

    NOSSA MUITO BOM TIREI MINHA DUVIDA OBG

  • Pingback: MCM 03 – X TUDO |

  • Ebatista

    Só não ve, quem não quer. Esta foto aí, de cima, já diz tudo!!!
    Eles dizem q pisaram, andaram e pularam na lua, e retornaram seguramente, tem gente que acredita. Até eu já acreditei, hoje tenho mais dúvidas que certeza.

  • gustavo

    isso me ajudou muito presisava para fazer um trabalho de escola

  • gustavo

    ;D

  • Gabriel Vilela

    e,Dumont inventou o avião a motor pois naquela epoca o motor estava em muitas coisas então ele decidiu colocar no avião tambem mais quem realmente criou o avião foram os irmãos Wright

  • Antonio Gomes

    É preciso procurar (e encontrar) a VERDADE, seja pela internet ou outro meio…. Os Wright JAMAIS provaram ter voado três anos antes de Dumont, com o Flyer 1. A “”FOTO”” que eles apresentaram, por exemplo, não prova NADA , pois pode ser voo de planador. Foto naquela época e nesse caso não poderia provar NADA. MAS, podemos FACILMENTE chegar a VERDADE, bastando colocarmos para voar uma réplica do Flyer 1, veículo dos Wright àquela época (1903) e uma réplica do 14-Bis (1906), de Santos Dumont. QUALQUER réplica (exata) do “”avião”” dos Wright, o Flyer 1, NÃO voa!, como nos 100 anos do “primeiro voo” , comemoração com a presença de GEORGE BUSH, presidente dos EUA à época, e que todos presenciaram o fiasco, ou seja, a réplica não saiu do chão !!! Mas QUALQUER réplica exata do 14-Bis voa tranquilamente, saindo do chão !!! Contra FATOS não há ARGUMENTOS!!! Não há melhor prova da VERDADE do que essa!!! DUVIDO que QUALQUER réplica (EXATA!) do Flyer1 voe ! Naqueles tempos não era possível fazer essa simples prova. Então a mentira perdurou por muito tempo. Mas hoje é possível fazer esse teste e constatar a VERDADE, ou seja, o “”avião”” dos Wright era apenas um planador (com fraco motorzinho atrás, para enganar), que precisava dos fortes ventos da praia de KITTY HAWK, onde faziam seus testes, além de uma colina, um plano inclinado e ainda uma catapulta (!!!) para “”voar”””. Assim também dá pra fazer qualquer coisa voar, né ??? Quando Santos Dumont fez o primeiro voo, os irmãos espertos gritaram que voaram antes, MAS, a Federação Internacional de Aeronáutica convidou os irmãos para mostrarem ou provarem o que diziam e eles se negaram a fazer a prova !!! Só foram voar na Europa muito tempo depois, quando aí sim já tinham um verdadeiro avião, capaz de levantar voo por seus próprios meios….. Então, não é questão de nacionalismo, patriotismo, é questão de justiça e de não ser ingênuo, caindo nesse “Conto dos Irmãos Wright”………

    Vejam TODA a VERDADE sobre os farsantes, enganadores, ladrões irmãos Wright no ótimo LINK abaixo:

    http://www.horadopovo.com.br/2003/dezembro/16-12-03/pag8a.htm

    E que os ingênuos NÃO MAIS o sejam !!! E que alguém neste País tome uma providência para que a VERDADE prevaleça (no Brasil e no mundo) e não mais essa MENTIRA dos irmãos picaretas……

  • lucas

    q fera

  • A. Ferreira

    Mesma coisa do radio, quem o inventou? Padre Landell de Moura(brasileiro) ou Guglielmo Marconi (italiano) ?

  • rivaldo moura

    esses americanos quer ser dono do mundo eles sao uma porcaria

  • rebeca

    e a primeira que faço um comentario e entro no site e amei o site beijoss rebeca

  • agnes

    aqui diz que os wright voaram primeiro e q provaram…. por mim foram eles q fizeram sucesso…. defendo essa ideia…

    • betonedel

      provaram como, as fotos comprobatorias só apareceram em 1908, filmagens e dados técnicos tambem, ou seja comprovado mesmo algo sobre eles foi só depois de SANTOS DUMONT, tiveram 03 anos antes de DUMONT PARA PROVAREM TUDO E NUNCA PROVARAM NADA. Leia os comentarios de betonedel onde o mesmo mostra a parte histórica disto tudo e voce verá a contradição enorme do trabalho destes dois. Nenhum orgão publico da época, e alguns ao lado deles, jamais declarou que viu estes dois voando. Naquela volta eles declararam que voaram, 03 km, 16 km e mais de 35 km em 1905, impossivel que um quartel a poucos quilometros deles e uma estação ferroviaria a 350 metros não viram nada destes voos, a máquina deles fazia um barulhão que se escutava longe.

  • sergio

    olha,é melhor observar que quem inventou o avião foram os tres,pois melhor que começar outra briga

  • gleison

    kkkk o que os irmãos Wright fizeram foi mesmo que um avião de papel que até uma criança fás kkk e dizem que inventaram alguma coisa kkkkk

  • rubens

    mas os Wright nao filmaram o aviao voado pela primeira vez eles so dizem que voaram e umas pessoas viram .ja dumont voou pra um monte de pessoas e filmou . as pessoas q dizen ter fisto o aviao dos wright voando primeiro podem ser apenas fofoqueiros mentirozos

  • Augusto

    Patente 821.393 quem acha que foi Santos Dumont da uma olhada nisso

    • betonedel

      se voce se refere a patente dos wright, eles foram em 1904 na Inglaterra tentar registrar o primeiro avião com a planta de um planador simples sem hélices, sem motor, nada. Foi solicitado a eles uma demonstração de era o primeiro mais pesado que o ar que saia do chão por meios próprios e os mesmos disseram que voavam, mas dependiam de vento. Observação, esta patente se lermos atentamente em um dos itens, refere-se a um sistema de controle para planador sem motor e não um mais pesado que o ar que decola por meios próprios, ou avião, ou primeiro aeroplano, ou seja eles não deram uma comprovação perante o marcas e patentes da Inglaterra de que era um avião, por isto, conseguiram apenas o registro para o sistema de controle, brigaram na justiça por pelo menos dois anos exigindo a patente para o primeiro avião e não levaram, ou seja, não provavam que a máquina era o aeroplano para fazerem jus ao registro do mesmo. Resumindo não conseguiram registrar o primeiro avão, porque não provavam nada. Olhem atentamente o registro e verificaram que a patente não se refere ao avião.

  • Dyéverson Silva

    Se planar fosse voar, se chamaria “voar”!.

  • Gabi Copque

    Não intedir

  • Sergio Toledo

    Esse americanos são um bando de palhaços,sempre querem estar por cima da carne seca. O negócio é o seguinte: foi o Dumont e não se fala mais no assunto.

  • Sergio Toledo

    Esses americanos são um bando de palhaços,o negócio é o seguinte: Foi o Dumont que inventou e não se fala mais nisso.

  • Romulo Rodrigues

    Gilberto Gil diz que a musica Sampa é dele , na verdade quem é o compositor foi Caetano Veloso…

  • Modest Viva Recato

    Nenhum dos 2 aqui na Alemanha ninguem sabe quem foi Santos Dumont eles sao convictos de que Otto Lilienthal

  • Klinsman

    Eu acredito que foi Alberto S. Dumont que criou o Avião e os irmãos Wright roubaram a ideia… É igual aquela história da Rapadura, Capoeira e o Cupuaçu que os gringos vieram para roubar nossas iguarias por patente… Eu fico me perguntado se Dumont tive-se patenteado essa ideia o Brasil seria país de primeiro mundo mas depois eu pensei bem e ele continuaria a mesma coisa, só encheria mais o bolso do governo Dilma…

    • betonedel

      Dumont se tivesse patenteado o avião matava os Irmãos wright

  • betonedel

    primeiro lugar se voassem antes, antes teriam aparecido voando e comprovando, tambem teriam encaminhado a patente do primeiro avião, não fizeram nada. Quartel a poucos quilometros deles não viu voo algum, livros diarios dos periodos todos verificados,nada. Tem apenas um memorando pedindo cautela, pois os dois não eram muito confiaveis. Isto pra começar já é uma situação chata. Fisica comprova que nenhum dos flyers tinha condições fisicas de realmente sair do chão muito peso e muito pouco motor, precisavam de motores entre 70 e 140 hp, sairam voando com 12, 15 e 20 hps, nem com uma aeronave moderna voce não sairia do chão com aqueles motores e o peso dos flyers. ESTAÇÃO FERROVIARIA ao lado deles 350 metros ou menos, jamais viram os dois voando. Incrivel uma maquina barulhenta, superinovadora, diferente em tudo e um orgão do governo ao lado jamais fez uma observação sobre voos desta tal máquina kmali teriam voado 03 km em 1904, 16 km em 1904 e um longo voo de mais 35 km em 1905 iniciando por aquela area ali e ninguem ve nada. Policia tambem não declarou nada, Cartorios não receberam uma declaração do zeloso povo americano pois os cartorios existentes no periodo ja foram verificados e não se constatou declarações. Unica tentativa de voo entre 1903 e 1906, em uma feira nos estados unidos, perante a imprensa, eles não voaram está declarado no proprio diario deles.As filmaens e fotos que mostram o flyer voando só apareceram em 1908, estranho, pois se eles tivesse apresentado as fotos e filmagens que disseram tambem que já tinham, para o marcas e patentes da Inglaterra em 1904, fariam uma demonstração simples de poucos metros e teriam a patente do primeiro avião na mão, Reis e rainhas aos pés deles, reporteres aos pes deles sempre, riqueza aos pés deles tambem. mas……….

  • betonedel

    ALPHEUS DRINKWATER,telegrafista que viu os dois em 1903 fazendo em kitty devil hill seus experimentos declarou para o new york times nos anos 50 que não viu eles fazerem nenhum voo motorizado; na data de 17 de dezembro de 1903, declarou; eles não tinham um aviao naquela data era somente um planador simples, sem motor, sem hélices. So vi estes dois aparecerem naquela praia com algo que lembrava um avião somente em 1908 dia 06 de maio. Eles juraram que o voo motorizado, ou seja, semelhante ao .de DUMONT já havia sido feito em 1903. Infelizmente mais uma testemunha que poderia corroborar a historia deles não tem o que dizer. Quem dizia que eles voavam, eles mesmos e tudo no papel, editores da época que publicaram que eles estariam voando e sem nenhuma foto sequer, quem não conhecia eles, não publicou nada. aLEM DOS AMIGOS DELES E ELES PRÓPRIOS SABE QUEM TAMBEM DISSE QUE ELES VOAVAM, OS FUNCIONÁRIOS DELES.

  • betonedel

    A carta mandada para o capital Ferber, a qual esta exposta em um museu na França ficou anos escondia, relata naquele texto um trecho muito estranho, pois eles pedem a planta do 14 Bis, mas eles não tinham voado quilometros nos estados unidos…. Mais estranho ainda embarcaram para a França,compraram um motor identico ao de Dumont, fizeram anotações técnicas em volta do 14 Bis, olhavam FRAMAN,BLERIOT, VOISIN todos voando na cara deles com os primeiros aviões é importante salientar que estes dois ultimos itens a imprensa parisiense notificou, ou seja, é historico estavam lá em volta do 14 Bis, voltam para os estados undos com todo este aparato e um ano e meio depois em abril ou maio de 1907 finalmente aparecem voando e provando que eram capazes de voar. Aí apareceram fotos, dados técnicos, fotos e filmagens que comprovavam tudo. Ou seja, não é dificil de deduzir que os dois não voavam, obviamente se voassem teriam feito tudo antes, não esperaram alguem descobrir tudo, foram atras do conhecimento deste cara, e depois apareceram realmente voando.

  • betonedel

    Porque a fisica prova que eles não tinham como voar, isto é fato cientifico, réplicas que sairam do chão, nenhuma, se não modernizar, não sai do chão, juraram que voaram 03 km 16 km, mais de 35 km e quatro voos curtos motorizados em 1903 com os flyers Construa réplicas para voce ver o que ocorre, não sai do chão, no máximo um voo curto planado. o planador não era o exigido, pois testes já haviam sido feitos anteriors aos flyers inclusive com motor no planador exemplo; Otto Lillienthal 1896 Alemanha, Gustave Weisskopff alemão 1901 nos EUA, Richard Pearce Nova Zelandia 1903, todos testaram planadores com motores. Incluve os anteriores citados antes se voce tambem construir uma réplica do que eles tinham naquela época e perfeita não voa só plana. Réplicas já foram construidas.

  • betonedel

    Ou seja, é só botar em pauta a física e as réplicas que não voam para terminar com esta dúvida, os americanos nunca explicam nada só fazem a propaganda. Fiz contato com Leandro Narloch autor do Livro Guia politicamente incorreto da historia do Brasil via facebook e apresente os dados físicos e réplicas até hoje não deu resposta nenhuma, e em todos os vídeos do youtube onde apresento a parte física e réplicas ninguem que começou discussão continua. Para podermos dizer que os wright inventaram o aviao eles precisariam ter apresentado tudo antes de DUMONT, foram apresentar tudo depois, aí não dá. Será que faltou tempo de terem provado tudo antes, foram só tres anos. Pior é que até o México ao lado deles teria dado a patente do primeiro avião para eles, e com um voo curto.

  • betonedel

    Vamos lá, comprovação fiísica de que os wright voavam e réplicas construidas nas condiçoes de época deles e que saem voando e voando como Dumont, cadê. As poucas que voaram, tiveram que ser modernizadas e bastante, senão não voavam. Mas construa uma réplica de DUMONT daquela época SHOW

  • assasi`s screed

    GTA 5

  • Antonio

    A verdade é simples, é simples desmascarar os Wright: eles voaram num PLANADOR, não importa se tinha um motorzinho atrás. Aliás, era um motor fraco que não poderia nunca fazer o FLYER-1 sair do chão! As recentes réplicas comprovaram isso, num fracasso total! O último fracasso foi diante do (ex)presidente George Bush, quando novamente uma réplica não voou! Ao contrário do 14-bis, que qualquer réplica voa! Então, era um veículo que precisava ser lançado de uma colina, num declive, num local com ventos fortes, com ajuda de catapulta…… Pombas! Quer mais o quê para ajudar a “voar”??? Na verdade ele PLANAVA, fazia um voo descendente, nunca ascendente, uma “testemunha” confirmou isso anos mais tarde num jornal de lá, é só procurar saber. O motorzinho era só para disfarçar ou no máximo fazer o bicho ficar mais tempo planando.

    É lamentável que nenhum governo brasileiro tenha feito algo , até hoje, que esse governo Dilma também não vá fazer, que o Congresso Nacional também nada faça. Pois é muito simples acabar com essa palhaçada, essa farça, essa mentira, que é mantida até hoje pelos norte-americanos apenas por vaidade, por orgulho. Um simples filme, um belo filme, uma pequena superprodução (até junto com os franceses, que também tem interesse) mostrando a verdade e distrubuida de graça no mundo inteiro e pronto, acaba-se com essa mentira. Mas enquanto não há interesse por aqui, os norte-americanos dão todo o apoio a essa mentira, seja o governo, a mídia, o cinema e mesmo aqueles que sabem a verdade! Enfim , quem sabe algum dia…

  • isabela

    oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  • Carlos Barros

    Mentira, os outros paises do mundo dão crédito aos Wright em sua maioria, ninguem sabe que existiu um tal de Dummont isso é tudo conversa fiada. Leia ai o que ele mesmo falou em seu livro:

    No livro O que eu vi, O que nós veremos, de 1918, Santos Dumont comenta a situação: “Eu não quero tirar em nada o mérito dos irmãos Wright, por quem tenho a maior admiração; mas é inegável que, só depois de nós, se apresentaram eles com um aparelho superior aos nossos, dizendo que era cópia de um que tinham construído antes dos nosso”.

    Isto quem disse foi ele que o aviao dos Wright era SUPERIOR podia nao ter trem de pouso e o cacete porém ele voava por 40 minutos, fazia CURVAS e era controlavel
    nacionalismo nao muda a Historia, nenhum pais do mundo dá credito pra esse cara.
    NENHUM só o Brasil pois nao tem outra coisa pra se orgulhar.

  • picaso

    uma piroca dura muito grosa

  • André Coelho Torres

    De fato os Wright foram os primeiros a levantar voo com uma aeronave. Santos Dummont era um gênio e melhorou a invenção, talvez fosse até mais genial que os Wright. Mas os primeiros a voar foram os irmãos Wright sim, Dummont foi o primeiro a realizar um voo completo. Se a pergunta for: Qual foi o inventor do primeiro avião a voar (sem considerar se teve influência esterna ou não, simplesmente “levantar voo”) a resposta é: Os irmãos Wright inventaram o avião e fim da história. Não estou endo anti-patriota, só estou afirmando o que se sabe com base nos dados existentes, caso fosse o contrário afirmaria ter sido Santos Dummont.

  • Carlos Barros

    esses caras sao muito ignorantes, nunca viram os videos do flyer III

    https://www.youtube.com/watch?v=OWNy31ofFkE

    Nenhum aviao da epoca fazia isso, ele fazia curvas de 45 graus, nenhum aviao do Dummont fazia isso, ficava 45 minutos no ar como fez em Franca naquele tempo, nenhum outro aviao no mundo fazia isso.
    Por isso mesmo que os caras sao os verdadeiros pais da aviacao.
    Por ultimo devo agregar que na epoca que Dummont brincava com baloes e dirigiveis eles já tentavam vender a patente para o Exercito dos EUA!
    É por isso que o mundo inteiro, exceto o Brasil, reconhece os irmaos Wright como inventores do primeiro aviao.

    O resto destes comentarios abaixo é papo de ufanistas ignorantes.

  • matheus

    Acho q os irmaos inventaram sim, uma coisa que nao é um aviao e mais uma asa delta; Porque para ser um aviao precisa de um motor potente para sustentar o aviao e se manter no ar, tirando isso é quase nao ter motor algum

Informações e Contato