Christian Gurtner

17 de mai de 20202 min

A história vista de cima

Atualizado: 5 de dez de 2020

Por mais que esse admirável mundo novo pareça já ter sido explorado, estudado e fotografado, basta um pequeno avanço tecnológico e boas ideias para revermos tudo, mas de uma nova forma, de uma nova perspectiva, como uma grande analogia às nossas opiniões e conceitos auto formulados.

É assim que Cihancan Sezgin, piloto de drone turco, está captando o mundo em suas viagens: de cima. O mais interessante é que, mesmo com as fotos aéreas do passado, uma fotografia tirada exatamente acima de algo num ângulo reto, traz algo, até então, desconhecido: uma beleza geométrica que nem sequer imaginávamos.

Abaixo está uma seleção de fotos de Sezgin, de cunho histórico com uma breve apresentação nossa sobre os lugares, porém em sua conta no Instagram, ele publica várias outras fotos e vídeos aéreos fantásticos.


Teatro de Hierápolis

Localizado onde hoje é a Turquia, foi erguido pelo imperador romano Adriano no século II d.C. Foi renovado várias vezes e pode acomodar mais de 15.000 espectadores.

O teatro foi escavado no final do século XIX pelo alemão Carl Humann e mostrou uma das mais bem preservadas decorações de teatros antigos dos dias de hoje.


Hagia Sofia

Nessa incomum perspectiva noturna está a Hagia Sofia, uma das mais magníficas construções antigas, que já foi muçulmana, católica e, finalmente, transformada em museu secular.

Ela foi erguida pelos bizantinos no século VI d.C. para ser a catedral de Constantinopla (hoje Istambul).

O nome Hagia Sofia significa “Sagrada Sabedoria”.


Mesquita Azul

Erguida no século XVII em frente a Hagia Sofia, a Mesquita do Sultão Amade (como também é conhecida), é fruto do desejo do Sultão otomano de construir algo mais imponente que a Hagia Sofia.

Se a Mesquita Azul impressiona por fora, o seu interior é ainda mais fascinante, deixando a disputa acirrada com sua vizinha.


Cidade de Budapeste

Resultado da união das cidades de Buda e Peste, a capital húngara é considerada uma das mais belas cidades europeias.

O rio Danúbio cruza a cidade, aumentando ainda mais sua beleza.


Templo de Apolo

As ruínas do Templo estão localizadas no santuário de Dídimas, na região onde hoje é a Turquia. Além do Templo, há também um Oráculo, considerado o segundo mais importante oráculo de Apolo, depois de Delfos.


Todas as fotos desse post são de autoria de Cihancan Sezgin e protegidas por direitos autorais. O autor nos cedeu gentilmente o direito de publicação.

    1210
    3