Os heróis brasileiros! Esse era o tema da conversa com um amigo outro dia. Não temos muitos no Brasil. Estamos falidos de cultura, de história e de memória. O pouco que conseguiu sobreviver até aqui é destruído pelo identitarismo.
Mas um "herói" se destacou nessa conversa: Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Foi o símbolo da Inconfidência Mineira e acabou sendo enforcado e desmembrado. Suas partes foram exibidas em várias cidades como forma de mostrar ao povo o que acontecia com quem desafiava a Coroa. A cabeça dele foi exibida na então importante cidade de Vila Rica (hoje Ouro Preto), em Minas. No local onde ela foi colocada, hoje se encontra uma estátua em homenagem ao "herói".
É interessante notar não só que a estátua está no mesmo lugar onde antes foi exibida sua cabeça, mas também que representa um Tiradentes acorrentado, com a corda no pescoço, prestes a sofrer seu terrível destino.
O mesmo se repete com boa parte das representações do herói em exibição. Veja esta no meio da capital mineira, com seus seis metros de altura e uma tonelada e meia de pura condenação à morte:
E lá está a corda no pescoço e as mãos acorrentadas, pronto para receber o destino daqueles que desafiam a Coroa.
Entendeu o recado? Por que representar um herói em seu momento de derrota? Pode-se pensar na relação com a mitologia cristã, mas, ironicamente, pode-se dizer que essas estátuas parecem ter o mesmo objetivo das partes do corpo do herói espalhadas pelas cidades: Vejam o que acontece com quem desafia a Coroa.