Você acorda, acompanha as notícias (eu dei um tempo nessa atividade-fonte-de-ansiedade) e repara que os jornais, há muito tempo, abandonaram a imparcialidade como pilar. Se há algum que noticia sem tendências militantes, é difícil saber qual é.
O mundo está estranho. Você se pergunta como as pessoas acreditam nisso ou naquilo; por que políticos fazer tal absurdo ou falam tal asneira repetidamente.
Na verdade, o mundo não está estranho. Ele está como sempre foi: intrigas, manipulação, projetos de poder, idealismo e conflitos sociopolíticos.
É a falta de compreensão desse mecanismo que faz tudo parecer tão absurdo. E é a falta de instrução e educação que tornam um povo a massa perfeita para manter a máquina rodando. É como diz um ditado taoísta:
“Quanto mais instruído o povo, tanto mais difícil de governar”
Mas nada tema, nunca é tarde para entender tudo isso e, também, referenciar a realidade.
Você ouve termos que remetem à literatura e até anedotas que servem como ataque ou tentativa de explicar alguma situação. Já notou?
O fato é que tanto a literatura ficcional como a dissertativa já explicaram e até previram, de certa forma, os eventos que vivemos hoje. Por trás de toda essa confusão que você, ser pensante, julga absurda e sem sentido, há método e há lógica (e muita imbecilidade).
Selecionei alguns livros para você começar. Dessa lista, somente “A Espiral do Silêncio” é uma obra de não-ficção, os demais vêm como referências a termos que costumamos ouvir bastante por aí e ilustram bem os dias atuais. E, é claro, são excelentes leituras que fizeram parte, inclusive, da Sociedade Literária do Escriba Cafe
Não pretendo falar muito sobre os livros aqui para não dar spoiler e, se te interessar, você pode ouvir os episódios do podcast exclusivo “O Bar”, onde, em cada episódio, falo de um livro e uma bebida.
O título de cada livro já está linkado para a página de compra pelo menor preço (e uma possível versão kindle), mas todos curados com a melhor tradução/edição.
A Espiral do Silêncio - Nessa obra você vai entender como uma minoria que grita é capaz de dar a impressão que é a maioria e mudar, inclusive, o resultado de uma eleição. Conceitos como “opinião pública” e “tecido social” também são estabelecidos e explicados através de muitos anos de estudo e números coletados pela autora.
1984 - Fantástica obra de George Orwell que vai te trazer diversas referências que você ouve por aí nas discussões e comentários sociopolíticos.
Fahrenheit 451 - Um livro sobre livros. E fogo. E como o conhecimento pode ser uma ameaça para o Establishment.
A Revolução dos Bichos - Mais uma de George Orwell com uma das mais famosas fábulas sociais.
A Revolta de Atlas - uma leitura realmente longa, porém com uma distopia cheia de referências.