2. Me dê motivos para ir embora

Atualizado: 4 de Dez de 2020


Como era a vida dos alemães antes de emigrarem para o Brasil e o que os fez tomar essa difícil decisão? Segundo episódio da série em podcast sobre a história da imigração alemão para o Brasil (sugerimos ouvir na ordem, caso ainda não tenha ouvido o primeiro episódio).

Batalha de Waterloo

Ficha Técnica

Roteiro, produção e narração: Christian Gurtner Pesquisa: Dr. Marcos Meinerz Participação especial: Felipe Braun

Podcast criado em parceria com a Nordweg

São Leopoldo

BIBLIOGRAFIA

  1. DREHER, Martin Norberto. A igreja e germanidade: estudo crítico da história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Caxias do Sul: Editora Sinodal, 1984.

  2. FOUQUET, Carlos. O imigrante alemão e seus descendentes no Brasil. São Leopoldo: Instituto Hans Staden, 1974.

  3. MAGALHÃES, Marion Brepohl. Pangermanismo e nazismo: a trajetória alemã rumo ao Brasil. Curitiba : SAMP, 2014.

  4. Mühlen, Carolina. Da exclusão à inclusão social: trajetórias de ex-prisioneiros de Mecklenburg-Scwerin no Rio Grande de São Pedro Oitocentista. Dissertação (mestrado), Universidade do Vale dos Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em História, São Leopoldo, RS, 2010.

  5. SEYFERTH, Giralda. A ideia de cultura teuto-brasileira: literatura, identidade e os significados da etnicidade. Horizontes Antropológicos, 22: 249-297, 2004.

  6. SEYFERTH, Giralda. Imigrantes, colonos: ocupação territorial e formação camponesa no sul do Brasil”, in Delma P. Neves (org.). Processos de constituição e reprodução do campesinato no Brasil . Brasília/São Paulo, Nead/Editora da Unesp, vol. 2. 2009.

  7. WILLEMS, Emilio. A aculturação dos alemães no Brasil: Estudo antropológico dos imigrantes e seus descendentes. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1980.

#Alemanha #História #Imigração #Napoleão

93 visualizações0 comentário
  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter

© Copyright 2004 -2020 Escriba Cafe