top of page
  • Foto do escritorChristian Gurtner

O Triângulo das Bermudas

Atualizado: 3 de dez. de 2020


Conheça o mitológico Triângulo das Bermudas, uma região do Caribe onde vários desaparecimentos misteriosos ocorreram. Mas será que são tão inexplicáveis assim?

Tripulação do Vôo 19

FICHA TÉCNICA

Pesquisa, roteiro e produção: Christian Gurtner

 

PATRONOS

Esse episódio foi possível graças ao apoio de Filipe Rios , Tiago de Assis Gonçalves, Wilson Harada, Luiz, Bianca Portes, Rafael de Carvalho, Pacífico Fernandes, Murilo Rebouças Aranha, Daniel Arruda, Elsino Silva, Roberto Potenza, Francisco Menezes

 

U.S.S. Cyclops

LINKS CITADOS

 

TRILHA SONORA

  1. Dangerous — Kevin MacLeod

  2. Dreamlike — Kevin Macleod

  3. Curse of the Scarab — Kevin Macleod

  4. Sneaky Snitch — Kevin Macleod

  5. Cortosis — Kevin Macleod

  6. The Escalation — Kevin Macleod

  7. In Your Arms — Kevin Macleod

  8. Rapture — Ross Bugden

 

BIBLIOGRAFIA

HISTORY.COM. Aircraft squadron lost in the Bermuda triangle. history.com, 2009.

NATIONAL GEOGRAPHIC. Verdade ou Mito: Triângulo das Bermudas, 24 abr. 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Aw1hqTljcF0>. Acesso em: 23 out. 2016

RADFORD, B. Bermuda Triangle: Where Facts Disappear. Disponível em: <http://www.livescience.com/23435-bermuda-triangle.html>. Acesso em: 20 out. 2016.

T, R. Bermuda triangle — the skeptic’s dictionary. Disponível em: <http://skepdic.com/bermuda.html>. Acesso em: 20 out. 2016.

TRANSCRIÇÃO DO EPISÓDIO

(As transcrições dos episódios são publicadas diretamente do roteiro, sem revisão, podendo haver ainda erros ortográficos/gramaticais e, assim, pedimos que marquem os erros e deixem uma nota para que possamos corrigí-los)


Ler a transcrição completa do episódio


Vôo 19

5 de dezembro de 1945, 14:10

Uma esquadrilha de 5 aviões torpedeiros da Marinha americana, tripulados por 14 homens, decolam de Fort Lauderdale, na Flórida, para uma missão de treinamento.

Após duas horas de vôo, o líder do esquadrão reporta via rádio que suas bússolas falharam e que eles estavam perdidos. Por volta das 18h, o pessoal da base ouve uma transmissão distorcida de rádio que parecia ser o líder do esquadrão ordenando às demais aeronaves que se preparassem para um pouso forçado na água.

Uma missão de resgate foi imediatamente iniciada, e uma aeronave foi enviada para fazer buscas pela área. Porém, pouco depois de decolar e informar que estava se aproximando da área de buscas a aeronave e seus 13 tripulantes, também desaparece.

O dia termina com 6 aeronaves e 27 tripulantes perdidos.

O Triângulo das Bermudas

A área em que as aeronaves sumiram, ficava dentro de um triângulo formado por Miami, San Juan em Puerto Rico e as Ilhas Bermudas, e mesmo com inúmeras buscas pela região, nunca nenhum vestígio dos homens ou das aeronaves fora encontrado.

Senhoras e senhores, bem vindos à bordo do navio de pesquisa Carl Randi. Acabamos de Zarpar de San Juan e navegaremos até a área do desaparecimento para investigar um pouco mais esse mistério, que, na verdade não é o único desaparecimento estranho que aconteceu nessa mesma região.

Bem antes do Vôo 19, já havia um desaparecimento estranho na área.

USS Cyclops

4 de março de 1918.

O U.S.S. Cyclops, um dos maiores navios de carga da marinha americana aporta brevemente nas Bahamas para logo continuar sua viagem do Brasil com destino a Baltimore. O navio carregava 10.800 toneladas de manganês e 300 pessoas.

Depois de zarpar das Bahamas o navio nunca mais fora visto.

O que faz com que a história se torne um completo mistério é que nunca houve um pedido de socorro pelo rádio. Nenhum dos inúmeros navios que navegavam pelas redondezas viu ou ouviu nenhum sinal ou pedido de socorro. O Cyclops simplesmente desaparecera e, assim como o Vôo 19, não deixou nenhum vestígio.

Triangulo Pop

Com dois grandes mistérios como esse, somados aos vários acidentes, incidentes e desaparecimentos que ocorreram nessa região em todos esses anos, bastou alguns artigos sensacionalistas em alguns periódicos nos anos 60 para cunhar o termo “Triângulo das Bermudas” e romantizar seus mistérios.

Nos anos 70 um livro sobre o tema escrito por Charles Berlitz, se tornou best-seller e atraiu curiosos, esotéricos e caçadores de mistérios. E todo tipo de teoria foi criado.

Com essa popularidade e sensacionalismo, começou a ficar difícil separar os fatos das lendas. Inúmeros falsos desaparecimentos passaram a ser contados e mentiras envolvendo a ciência para provar a existência de extra-terrestres e coisas do gênero se tornaram mais populares do que os fatos.

Mas quais são os fatos?

Que mistério?

Antes de mais nada, é preciso analisar o dito Triângulo das Bermudas. Essa área nem sequer existe oficialmente.

E a quantidade de desaparecimentos e acidentes aqui não é diferente de outras áreas com o mesmo fluxo de embarcações.

Ou seja, não há triângulo das bermudas e não há mistério. Pelo menos não o mistério de uma área específica onde barcos e aviões desaparecem de forma fora do comum.

Mas talvez ainda existam pequenos mistérios isolados, como o vôo 19 e o desaparecimento do U.S.S Cyclops.

Em ambos os casos, não há certeza sobre o que aconteceu, porém, algumas teorias são plausíveis.

Teorias

O líder do esquadrão do vôo 19 não era um piloto muito experiente e aquele era seu primeiro vôo na área. Em determinado momento ele se perdeu, porém ele não pensava isso, e assim jogou a culpa nas bússolas, que por sinal, estavam funcionando perfeitamente, só não indicavam o que o piloto erroneamente pensava.

Uma gravação reforça essa teoria. Um dos pilotos do esquadrão reclama que estão seguindo o rumo errado. Porém, o esquadrão deve sempre seguir o seu líder.

Uma tempestade piora a situação do Vôo 19, que perdido, acaba ficando sem combustível e tentam inutilmente pousar na água. A equipe de resgate não encontra nada pois a última localização dada pelo piloto era errada, não sendo possível saber, até hoje, onde exatamente caíram os aviões do vôo 19.

O avião de resgate que também desapareceu, inflamou ainda mais a imaginação daqueles que acreditam haver algo estranho na região. Porém, o caso pode ter sido nada menos do que uma curiosa coincidência e, dessa vez, com algumas testemunhas que vira uma explosão na área.

Já o Cyclops, a situação é um pouco mais desconcertante. Não há uma teoria sólida sobre que fim levou o enorme navio, mas há algumas pistas. Engenheiros afirmavam que o Cyclops não era seguro e que podia facilmente tombar com ondas. Outra pista vem de um mergulhador que afirma ter visto um navio naufragado com as mesmas características do Cyclops anos antes de conhecer a história. E esse navio se encontrava muito longe do Triângulo das Bermudas. Estava quase em Baltimore.

Mas o grande mistério é como um enorme navio com 300 pessoas some sem deixar vestígio ou sequer enviar um sinal de emergência?

Apesar de teorias e explicações mais céticas sobre o Vôo 19 e o Cyclops, a verdade é que não sabemos o que aconteceu e, ao contrário do mito do Triângulo das Bermudas, esses dois casos ainda permanecem um mistério.

Em busca da verdade

Nesse momento, de acordo com as coordenadas do capitão, estamos mais ou menos no centro do triângulo das bermudas.

A viagem ocorreu sem problemas e nenhum disco voador ou nuvem magnética nos atacou.

Mas ninguém está livre das forças destruidoras da natureza e nem do erro humano que são os dois fatores que mais causam acidentes na aviação e no meio náutico.

E assim podemos explicar a esmagadora maioria de acidentes e desaparecimentos ocorridos por aqui.

Alguns casos, como os dois citados nesse episódio, definitivamente possuem um grau de mistério mais elevado e, provavelmente, ainda irão alegrar a mente dos mais criativos por um bom tempo e, quem sabe, ainda não renderão, futuramente, mais um podcast?

Conclusão

Assim como esses ouvintes do Escriba Cafe, vamos todos parar com a crendice e as bobagens que surgem através da ignorância. Todos gostam de mistérios, mas não podemos simplesmente acreditar em qualquer coisa.

E não sei por que tanta fascinação pelo Triângulo das Bermudas por parte dos supersticiosos. Os mistérios que envolvem aquela região, são poucos.

Existem outros lugares bem mais misteriosos, como certas regiões da Ucrânia, onde aviões civis são atacados por forças desconhecidas…

Temos também algumas regiões árabes onde vilas inteiras desaparecem quando OVNIS sobrevoam a área.

Há também as místicas comunidades no Rio, onde pessoas somem ou misteriosamente morrem passando ali.

Há também o sumiço em massa de incontáveis crianças pelo mundo diariamente.

Não precisamos de criar seres de outros planetas para virem nos destruir ou matar.. Já estamos fazendo um bom trabalho sozinhos.

974 visualizações0 comentário
bottom of page